A LINGUAGEM POPULAR DA BÍBLIA

A Bíblia possui linguagem altamente popular. As profecias são transformadas em símbolos através da linguagem popular e ditados usados pelas pessoas de todos os tempos, culturas e lugares. Entretanto, porque dizem que ela tem que ser interpretada por “sábios”? Há quem diga que é impossível a pessoas de pouco estudo compreender a linguagem da Bíblia. Todavia, é notório que para compreender a Bíblia basta começar a lê-la.

Uma amiga, que cursava Direito, não compreendia os livros de filosofia que os professores recomendavam para seu curso. Então solicitava que eu, que até então não tinha tanto estudo, lesse, compreendesse e lhe explicasse. E assim ela levava sua faculdade adiante, passando nas seis cadeiras que fazia todos os semestres.

Há pessoas que não compreendem uma receita de bolo. Muitos há na universidade que não compreendem uma frase filosófica sequer. Por outro lado, muitos seres humanos imensamente cultos morreram sem ter feito mais do que a quinta série, mas tendo muita leitura e mais retórica que muitos catedráticos.

Certa vez, estando em uma reunião promovida na sala de um cliente que era corretor de imóveis, um professor universitário de português presente foi indagado se procedia a explicação que dei sobre os impérios imporem suas línguas sobre as províncias, a exemplo dos Impérios Grego, Romano, etc., que impuseram suas línguas sobre os países por eles conquistados e por isso a língua de todas as nações hoje sofrem influência do Latim e do Grego, por exemplo. Com isso justificava o ser meu nome Wilson derivado do Inglês e do Alemão, mas que na verdade é saxônico.

Em sua escrivaninha, ao repetir-lhe meu nome, o cliente tinha dito: “Que mania essa de 'americanizar' os nomes!” Ao ser consultado sobre se a explicação que dei procedia, o, já idoso, professor universitário esquivou-se de dar a resposta dizendo que sua disciplina era língua portuguesa e não história. Ora, um ano depois é que eu fui prestar vestibular para o curso de História na universidade que ele trabalhava. Meu conhecimento sobre o assunto se devia, principalmente ao fato de ser estudante da Bíblia e da Lição da Escola Sabatina, um bom guia para o estudo da Bíblia.

Portanto, essa máxima de que pessoas de linguagem simples não podem compreender a Bíblia é completamente incompatível com a realidade e para ver-se isso basta mesmo começar a ler a Bíblia.

Por exemplo, Apocalipse, que dá calafrios na maioria, usa linguagem simbólica, seja da própria Bíblia, seja do vernáculo popular. Entretanto, não tem o propósito de ser exótico (obscuro), mas de ser claro, revelação para qualquer um que esteja preparado para compreendê-lo e tal preparo é a simples familiaridade com a linguagem da Bíblia.

A maioria dos símbolos são comparações feitas através de figuras de linguagem usadas na fala popular em todos os tempos. Outros símbolos são explicados ao longo da própria Bíblia, como “as duas testemunhas que testemunhariam vestidas de pano de saco, as duas oliveiras”, de Apocalipse 11, “os dois candelabros”. Davi diz no Salmo 119:105: “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz para o meu caminho”. Quem conhece a Bíblia e a história sabe que da oliveira se extrai o azeite e o óleo para as lamparinas. Portanto, as duas testemunhas de Apocalipse 11, as duas oliveiras e os dois candelabros são a Palavra de Deus e a Bíblia é essa Palavra. Logo, as duas testemunhas são os dois testamentos da Bíblia, o Velho e o Novo Testamento.

Outro símbolo é o tempo que essas duas testemunhas levariam profetizando, 1.260 dias. Ora, a passagem está em contexto profético, portanto os dias são simbólicos. Sendo assim, cada dia vele um ano, como está em Números 14:32, Ezequiel 4:7 e 46:13. Sendo assim, o período de tempo em que as duas testemunhas de Apocalipse 11 testemunhariam vestidas de pano de saco (que significa vexadas) seria 1260 anos. E o capítulo segue com uma lista de símbolos como chuva, que se refere ao Espírito Santo, colheita, que se refere a conversão de pessoas ao cristianismo, etc..

Exemplos de símbolos utilizados na linguagem popular são: Ventos, que aparecem em Apocalipse 4:1, significam guerras e conflitos violentos. Comumente, quando nos vemos atordoadas pelos conflitos da vida agitada, dissemos que estamos vivendo num turbilhão. Quando nos vemos arrasados, dissemos que passou um tufão por nós, que uma tempestade nos arrasou. Outro exemplo são estrelas, que aparecem em Judas 1:13, significando gente, e Apocalipse 1:20, significando anjos. Deus mandou Abraão contar as estrelas do céu e disse que sua descendência seria assim inumerável. Comumente dissemos dos artistas famosos do cinema e da TV que são astros e estrelas. Águas, que aparecem em Apocalipse 17:1, representam pessoas, multidões, dependendo da quantidade de água. Em geral nos referimos as tendências como ondas e essas ondas são produzidas pelas pessoas, que, figuradamente, são águas, sendo-o também literalmente, pois nosso corpo é composto em 75% de água. Ondas bravas, em Judas 1:13 e bramido das ondas, por exemplo, que aparece em passagem profética de Lucas: 21:25, representam as tensões sociais e os conflitos entre os povos. Quantas vezes usamos essa mesma linguagem quando dissemos que estamos numa “maré baixa ou alta”.

Portanto, a Bíblia é muito simples de ser entendida e nada metafórica, descrevendo Cristo em linguagem popular, onde Ele mesmo se valia de ditados e expressões populares para dar-se a entender. Logo, qualquer um pode conhecer a Cristo pessoalmente, bastando começar a lera Bíblia, porém, solicitando ao Pai espírito de paz e não de contenda, espírito de aprendiz e não de crítico.

Wilson do Amaral