ENGANAR A SI PRÓPRIO

"TORNAI-VOS, POIS, PRATICANTES DA PALAVRA E NÃO SOMENTE OUVINTES, ENGANANDO-VOS A VÓS MESMOS"

(Tia. 1:22)

___________________________________________________________

ENGANAR A SI PRÓPRIO

Ouvir e praticar edifica na pessoa um firme alicerce, que não pode ser abalado; porque se trata, realmente, do ESPÍRITO em nós, criando a imagem e a natureza de CRISTO. Assim, todas as virtudes que possuimos, que podemos expressar para outros, são fruto do ESPÍRITO (Gal. 5:22-23). Parece, pois, que o segredo da prática e do ser aquilo que professamos, se acha na busca e na submissão do ESPÍRITO, incluindo-se nisso o uso dos dons espirituais, mediante os quais a igreja será levada à maturidade e à perfeição. (Ef. 4:7-10). Ninguém pode ser praticante bem sucedido da Palavra a menos que, primeiramente, seja algo em CRISTO; e a pessoa se torna algo através do poder residente e transformador do ESPÍRITO SANTO.

A expressão "PATICANTE DA PALAVRA" significa por em prática o que lhes é ordenado, mostrando que tais pessoas são sensíveis para com a Palavra de DEUS, devendo ser transformadas por ela, tanto em seu ser como em suas ações. A piedosa ausência aos ensinamentos de JESUS, seguida por ações contraditórias, é uma cópia imperfeita da vida cristã, algo que os profetas condenaram sem reservas.

"POIS NÃO ME ENVERGONHO DO EVANGELHO, PORQUE É O PODER DE DEUS PARA A SALVAÇÃO DE TODO AQUELE QUE CRÊ, PRIMEIRO DO JUDEU E TAMBÉM DO GRECO" (Rm.1:16).

O evangelho exige fé, ou seja, temos de entregar nossas almas aos cuidados de CRISTO, a fim de sermos transformados segundo a sua imagem. Essa transformação dá início ao ser moral, pois deveremos assumir a natureza moral de CRISTO, e, desse modo, chegaremos a participar da mesma santidade que DEUS tem.

"SEGUI A PAZ COM TODOS E A SANTIFICAÇÃO, SEM A QUAL NINGUÉM VERÁ O SENHOR". (Hebreus, 12:14).

Tudo isso está envolvido na prática da Palavra, o que faz a mensagem cristã tornar-se eficaz em nossas vidas. Segundo se lê em Lucas, 11:28: "ANTES BEM-AVENTURADO SÃO OS QUE OUVEM A PALAVRA DE DEUS E A GUARDAM"

Sabemos que na época do A.T. poucas pessoas possuiam cópias manuscritas, e menor número ainda sabia ler. Quase todo o aprendizado da Bíblia era efetuado pelo ouvir a leitura das escrituras. Hoje em dia, quase todos sabem ler, podendo fazê-lo durante a semana, e não apenas durante os serviços religiosos.

Por isso mesmo, nossa responsabilidade aumentou extraordinariamente. Os judeus tomavam sua Torah (as Escrituras o A.T. e seus comentários) a sério. Criam que DEUS lhes fizera tal revelação, tornando-os privilegiados acima de outros povos. Portanto, a leitura da Torah, na sinagoga, era uma prática solene, que se esperava servir de fator transformador das vidas dos ouvintes. O próprio JESUS se ocupou dessa prática, na sinagoga.

"RESPONDEU-LHES JESUS: POR QUE ME PERGUNTAS ACERCA DO QUE É BOM! BOM SÓ EXISTE UM, SE QUERES, PORÉM, ENTRAR NA VIDA, GUARDA OS MANDAMENTOS".

(Mateus, 19:17).

CRISTO sempre mostrou ter as Escrituras Sagradas no mais alto conceito:

"PORQUE MOISÉS TEM, EM CADA CIDADE, DESDE TEMPOS ANTIGOS, OS QUE O PREGAM NAS SINAGOGAS, ONDE É LIDO TODOS OS SÁBADOS". (Atos, 15:21).

Assim sendo, o indivíduo colhe aquilo que tiver semeado, e isso determinará o seu estado eterno. Aquele que ouve mais não pratica, assim age porque está cheio de si mesmo, e desconhece o que é a dedicação a CRISTO e qual é seu poder residente. O homem que pensa que pode haver substituição para a prática da Palavra, engana a sí próprio com uma idéia falsa, e assim, só prejudica espiritualmente a si mesmo.

"NÃO VOS ENGANEIS: DE DEUS NÃO SE ZOMBA; POIS AQUILO QUE O HOMEM SEMEAR, ISSO TAMBÉM CEIFARÁ, PORQUE O QUE SEMEIA PARA SUA PRÓPRIA CARNE DA CARNE COLHERÁ CORRUPÇÃO; MAS O QUE SEMEIA PARA O ESPÍRITO DO ESPÍRITO COLHERÁ VIDA ETERNA". (Gálatas, 6:7-8).

FONTES: Bíblia Sagrada

Livro:N.T. Interpretado.

Wilson de Oliveira Carvalho

Wil
Enviado por Wil em 17/08/2006
Código do texto: T218511