GUARDAMOS O SÁBADO PORQUE OBEDECEMOS A DEUS

Deus é mais importante para nós do que o Sábado, por isto dedicamos esse dia inteiro a Ele, exatamente como Ele pediu.

Guardamos o Sábado justamente porque Deus é mais importante que o Sábado. Se a ordem de Deus para descansarmos nesse dia, meditando em Suas obras durante suas sagradas horas, estando em comunhão mais íntima com Ele e com Seus filhos não fosse importante não guardaríamos o Sábado, pois o guardarmos é em honra a Deus, bem como tudo o que fazemos é para a glorificação de Seu nome e reconhecimento de Sua autoridade sobre nós expressa em todas as Sua Leis. – Salmos 118:8.

Quem não reconhece a importância e soberania de seu rei também não reconhece e não se submete a lei desse rei.

Não se pode alcançar salvação através do cumprimento de qualquer mandamento. Passa-se a guardá-los, porém, após ser-se salvo, pois obedecer é a atitude natural de quem foi salvo, pois ao ser salvo passa-se a agir como salvo e salvos não agem como os porcos que, depois de limpos, voltam para a lama. – João 5:14. Depois de banhado e tendo vestido roupas novas que o Pai o deu, o filho pródigo não retornou para o chiqueiro a comer as bolotas dos porcos, como fazia antes de voltar para o Pai. Ao contrário, voltou a ser obediente, limpo e a comportar-se como o filho do dono da fazenda, como ele era antes de ter se afastado da casa paterna. – Lucas 15.

Imagine então como será viver no Reino e na Casa do Pai celeste exatamente como se vivia na imundícia do mundo, cometendo os mesmos pecados que as pessoas do mundo cometem, não obedecendo a Lei do Pai (que é a única forma que Ele nos purifica) e se alimentando com carnes e doutrinas contaminadas e imundas, que contaminam o corpo e a mente. – Mateus 11:28. Se esse fosse o caso do filho pródigo, o continuar fazendo na casa do Pai o que fazia no chiqueiro resultaria em contaminar essa casa e levar todos ali a viver igualmente como em chiqueiro. Logo se veria que ele não foi limpo ao chegar e tampouco lhe foram mudadas as suas vestes.

Pessoas dizem que conheceram Jesus, que foram transformadas por Ele, mas continuam ouvindo as músicas do mundo com letras que falam em Deus, comendo alimentos imundos, desprezando a Lei de Deus e fazendo basicamente tudo o que faziam quando ainda não tinham sido transformadas. João 2:4. Em que foram transformados, se ainda não se submetem àquEle que chamam de seu Senhor? Ora, um súdito obedece ao seu Senhor, não aos servos do Senhor quando eles estão em desacordo com a ordem desse Senhor. João 8:44.

Irmãos de outras denominações, especialmente da Assembléia de Deus, dizem que não precisam dedicar um dia santificado para Deus porque dedicam-se a Ele todos os Dias. Quanto de verdade há nessas afirmações; quanto dedicam de seus dias a Deus? Ou tais argumentos são utilizados por um ou outro apenas na hora de combater os argumentos dos adventistas em defesa da santificação do Sábado bíblico?

O Sábado não foi inventado pelos adventistas do sétimo dia, foi estabelecido por Deus para toda humanidade ao final do sexto dia da Criação, como Deus bem expressou no livro de Gênesis 2:3?

A maioria dos adventistas não sai da cama diariamente sem antes estar intimamente com Deus na oração individual de joelhos junto a cabeceira, tampouco ingere qualquer alimento antes de fazer breve meditação, cantar louvores e orar em família. Muitos deles oram mais uma vez ainda antes de deixar seu lar para agradecer pelo trabalho e tudo o mais e pedir a guia e proteção do Criador pelo caminho. Também oram ao chegar no trabalho, orando durante o dia também em toda refeição, agradecendo por todas as bênçãos e pedindo a guia de Deus para qualquer lugar onde for e propósito a tomar. Muitos pela manhã, outros a noite, estudam a Lição da Escola Sabatina com a Bíblia em família, pois este é o segredo do fortalecimento adventista no estudo e doutrina da Bíblia, porque é um estudo sistemático que utiliza a metodologia científica e didática para bem consolidar os estudiosos no conhecimento da Palavra de Deus. Não é por pouco que os adventistas são mais bem versados nas Escrituras que muitos outros cristãos. Todavia, esses são os guardadores do sábado, dia que os que menos estudam a Bíblia dizem que não tem importância, embora quem estuda saiba que os que o guardam o fazem em honra e glória ao Deus Supremo.

Portanto, os adventistas, que dedicam um dia inteirinho para a comunhão com o Senhor e com Seus filhos, não dedicam somente esse dia ao Senhor, mas dedicam mesmo todos os dias ao seu Soberano “Criador do Céu, da Terra e das fontes das águas (Êxodo 20: 8 à 11)”, que deixou Sua Lei Moral (Êxodo 20: 1 à 17) para bem governar Seus filhos, mantendo-os assim salvos.

Logo, NÃO GUARDAR O SÁBADO É QUE É FAZÊ-LO MAIS IMPORTANTE QUE DEUS (Isaías 58:13 e 14), é reverenciá-lo e pô-lo acima de Deus, pois as pessoas que assim fazem não podem abrir mão por um dia (o dia determinado por Deus) de seus ganhos materiais para submeter-se a ordem do Criador e repousar de suas tarefas como Ele repousou também nesse dia. Tais pessoas não dão demonstração de que possuem fé e confiam que se deixarem de cuidar de seus ganhos durante um dia “o resto tudo Deus fará”, como foi prometido, dando-lhes o suficiente para suas vidas, pois Jesus mesmo disse que o Pai sabe muito antes que nós que precisamos de coisas materiais. Lucas 12: 16 à 31. Todavia, temos que submeter nossa vontade a Ele e entregar nossa vida nas Suas mãos (também no sentido material) ao menos um dia inteiro (porque nos outros dias trabalhamos por nós), o dia que Ele ordenou e o fez para a nossa saúde e felicidade. As pessoas que não se submetem a Lei de Deus são donas de suas vidas e na verdade Deus não é seu Senhor, elas é que são os senhores de si mesmas. – Salmos 40:8.

Há irmãos que concordam que a Lei de Deus não foi abolida, cumprindo todos os outros mandamentos, mas desenhando do sábado, que faz parte do Decálogo e é a identificação do Legislador na Lei. Êxodo 31: 13 e 17; Ezequiel 20: 12 e 20. Há também os que deturparam o segundo e o décimo mandamento, além de mudar o quarto, que se refere ao dia de descanso e comunhão. Entretanto, uns ou outros mandamentos todo mundo concorda que não foram abolidos. Em quê esses irmãos são diferentes das pessoas do mundo? No ir a igreja e cumprir as leis dos pastores e líderes espirituais? Isaías 29:13; Marcos 7:8. Bilhões de pessoas não cristãs guardam os mandamentos de não matar, não adulterar, não dar falso testemunho contra o próximo, etc., e muitas não adoram imagens, não se curvam a deuses de pedra, de madeira, de barro e de ferro, sendo que muitas nem mesmo usam o nome de Deus em vão.

Portanto, quem não guarda o sábado usando-o para comungar com Deus e seus irmãos, para fazer a obra de Deus de assistir aos enfermos, levar recursos aos necessitados, a Luz aos que estão em trevas, etc., em que é melhor que as pessoas do mundo, se os outros mandamentos essas pessoas também guardam? Atos 17: 2; Lucas 4:16. No que foram transformados esses que não guardam o Sábado em obediência a Deus, se em nada agem melhor que as pessoas do mundo? Porque vão às suas igrejas se continuam iguais as pessoas que não vão à igreja alguma? Vão para serem transformados espiritualmente, submetendo-se então ao poder transformador e a autoridade daquEle que transforma pela obediência a Sua Lei ou para investir com seu dízimo em prosperidade material?

Pessoas salvas são pessoas transformadas e pessoas que foram transformadas não têm mais a mente voltada especificamente para as preocupações cotidianas, tampouco para o ganho e prosperidade financeira, pois confiam que ao “buscarem em primeiro lugar as coisas do alto o resto tudo lhes será acrescentado”. – Salmos 37:5.

Portanto, embora que guardar a Lei de Deus não salve, só demonstram que foram salvas as pessoas que a guardam, pois em sua transformação aprenderam a confiar no Senhor e a submeter-se a Ele guardando a Sua Lei para serem melhoradas. E na Lei Moral de Êxodo 20 é onde Deus expressa a Sua vontade para toda a humanidade. Tiago 2:16.

Logo, os adventistas não põem o Sábado acima de Deus ao guardá-lo. O guardam justamente porque se submetem a Deus e põem a Sua vontade acima de qualquer coisa.

Sendo assim, a máxima é: “GUARDAR O SÁBADO É PÔR A VONTADE DE DEUS ACIMA DE TUDO”. – Salmos 118:8.