A Arca de Noé: A Porta está Aberta

Uma das passagens mais bonitas da Bíblia Sagrada e também uma das mais conhecidas, quem nunca ouviu falar da arca de Noé.

Qual é o seu significado hoje para as nossas vidas?

O versículo da Bíblia Sagrada que servirá de base para esta mensagem se encontra no Novo testamento no evangelho segundo Lucas cap. 17 vers. 26-27 que diz: “Do mesmo modo como foi nos dias de Noé, também será nos dias do Filho do Homem: comiam, bebiam, casavam e davam se em casamento, até o dia que Noé entrou na arca. “Então veio o diluvio e destruiu a todos.”

Voltemos agora na historia, Quando O Senhor Deus Jeová viu que a maldade da humanidade havia se multiplicado, o toda raça humana estava corrompida e que só havia violência, A Bíblia Sagrada nos fala que Deus neste momento da criação, devida tanta ruindade maldade se arrependeu de ter criado o homem, e Deus ficou tão triste com está decadência do homem, por se tratar de sua criação que tinha a sua imagem e semelhança, que o Próprio Deus Jeová resolveu colocar um fim na humanidade.

Mas Deus como não é injusto, conhecia um homem que se chamava Noé, este homem era Justo sem macula (maldade) E este homem Noé andava com Deus, e a graça de Deus estava sobre ele, ou seja, o favor de Deus Jeová estava sobre a sua Vida. Então Noé recebeu a revelação de Deus, que a vida da humanidade estava terminando sobre a face da terra, e as instruções para ele construir uma Arca.

Eu abro um parêntese nesta mensagem para lhe dizer: A Bíblia Sagrada no diz no livro do profeta Amós, no cap. 3 no vers. 7 “ O Senhor Deus não fará nada sem que Ele tenha revelado o seu segredo aos seus servos os profetas.” aquele que tem uma vida com Deus , intimidade com Deus é sempre avisado e instruído nos planos de Deus e tudo o que Deus tem para a sua vida. Ele revela os servos do senhor nunca ficam desavisados, quando coisas ruins acontecem ao povo de Deus , saiba que Deus avisou antes de acontecer, e que muita das vezes Deus nos avisa nos mostra que não devemos tomar certas atitudes, mas nós por causa da nossa rebeldia não damos ouvido a palavra de Deus, e aí sofremos as conseqüências.

Voltando para o contexto da mensagem, Deus então fala com Noé que traria as águas do dilúvio sobre a terra e que somente ele, juntamente com a sua família, e com as três noras sobreviveria e todos os animais que tivessem com ele na arca, um casal de cada espécie. A Arca ou pode-se dizer o barco media, aproximadamente cento e trinta e cinco metros de comprimento, vinte e dois metros de largura e treze metros de altura, era um barco bem grande, revestido por dentro e por fora com betume, A arca tinha três andares. E com uma única janela no teto da arca medindo um côvado de altura, mais ou menos quarenta e cinco centímetros.

O versículo 26-27 do cap.,17 como já lemos nos diz; “do mesmo modo como foi nos dias de Noé, assim será nos dias do Filho do Homem, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca. Então veio o dilúvio e destruiu a todos.” Muitas pessoas no dia de hoje estão desapercebidas , como nos dias de Noé, só estão preocupadas em viver uma vida tranqüila regalada, prospera financeiramente,estão preocupadas em ser felizes materialmente e sentimentalmente, ter uma família, trabalhar, trabalhar e uns trabalham em dois e até em três empregos ,vivem uma vida tão ocupadas tão atarefadas que não sobra tempo para mais nada, sem contar os cursos paralelos que fazem, os passeios as viagens uma vida secular tão apertadas no seu tempo que o dia para estas pessoas deveria ser de quarenta e oito horas e não vinte quatro.

Não que trabalhar ou estudar ou casar ter uma família e errado, Deus manda o homem trabalhar e ao homem preguiçoso Ele manda ir ter com a formiga. E é melhor o homem se casar do que viver abrasado foi Deus que instituiu o casamento a família, Mas esta busca sem medida sem limite faz com que o homem se afaste de Deus , porque está tão ocupado na sua vida secular que não sobra tempo para as coisas de Deus. Noé era casado tinha esposa o três filhos, Sem. Cão e Jafé. Ele tinha as suas obrigações como qualquer pai de família, mas isto não o afastava de Deus, ele sabia administrar o seu tempo, a própria Bíblia Sagrada nos fala que Noé andava com Deus, Gêneses cap. 6 vers.9.

Mas já no tempo de Noé as pessoas já estavam afastadas de Deus, por causa de suas vidas matérias, e uma pessoa afastada de Deus, ela é um instrumento de satanás para uma vida de pecado de iniqüidade, nos vemos isto já naquela época, o pecado multiplicou a maldade a corrupção a violência. E este foi o motivo que Deus terminou com a vida na terra naquela época.

Mas Noé não estava despercebido, ele andava com Deus e no dia que Deus o mandou construir a arca e entrar nela, ele obedeceu ao Senhor e recebeu um grande livramento, juntamente com sua família.

Do mesmo modo como foi nos dias de Noé, também será nos dias do Filho do Homem, hoje é o dia que a arca está com a porta aberta para você , a Igreja do Senhor Jesus Cristo, representa hoje a arca. Hoje é o tempo que Deus preparou para você receber um grande livramento como Noé recebeu.

O senhor Jesus Cristo disse no evangelho segundo Mateus cap. 7 ver 13-14 “Entrai pela porta estreita, pois larga é a porta e espaçoso é o caminho que conduz a perdição e muitos entram por ela, mais estreita é a porta e apertado é o caminho que conduz a vida e são poucos os que a encontrão.” você pensa que foi fácil a convivência de Noé e sua família juntamente com aqueles animais dentro da arca até no tempo determinado por Deus?

Imagina você num lugar confinado com sua família convivendo com animais de varias espécies. A única ventilação entrando por uma única janela de quarenta e cinco centímetros, porque a arca era toda impermeabilizada com betume,e ela era enorme cento e trinta e cinco metros de comprimento , o ar e o cheiro de todos aqueles animais juntos deveria ser bastante forte, imagina o trabalho que dava para recolher as fezes daqueles animais, e lançá-los para fora através desta única Janela. Ou você pensa que tinha um vaso sanitário que após o uso era só dar a descarga? No cap. 8 no ver. 5 de Gêneses diz que as águas foram diminuído até o décimo mês , aproximadamente eles ficaram dentro da arca um ano. No mínimo. E o cheiro da urina? E o trabalho que eles tiveram para Alimentar aqueles bichos todos os dias, e manter a ordem no interior da arca? Noé juntamente com a sua família administrava aquela arca, eu creio que cada um tinha a sua função, cada um fazia a sua parte a sua tarefa, Noé sabia que tinha que fazer todo trabalho juntamente com sua família e manter a ordem, Já pensou como ficaria esta arca sem ordem, a bicharada toda solta lá dentro, hem, já pensou dois Leões soltos lá dentro com toda a bicharada mais a família de Noé durante um ano. Eu tenho certeza que ia ser um corre, corre sem fim.

O que o apostolo Paulo escreveu na primeira carta aos Coríntios no cap. 14 vers. 40 “Faça-se tudo com ordem e decentemente.” E não foi a toa que Deus Mandou que se fizesse três andares.

Mas com toda a dificuldade com todos os trabalhos, com todo aquele confinamento, todos naquela arca eram agradecidos a Deus por terem recebido um grande livramento. Agradeciam por estar dentro daquela arca. Porque apesar de tudo, a arca proporcionava para eles um lugar seguro, e os livrava da morte que assolava o mundo todo do lado fora.

E na Igreja do Senhor Jesus Cristo não é diferente, lidamos com pessoas diferentes, que pensam diferentes, e quase sempre estas diferenças são causas de discussões desentendimentos, e muitos ficam aborrecidos e se afastam da igreja por causa destes atritos, A Igreja do Senhor Jesus Cristo tem gente de todo tipo, o sério e o risonho, o calmo e o bravo, o liberal e o avarento, o espiritual e o carnal, o calado e o falador, o otimista e o pessimista, o rico e o pobre, o honesto e o ladrão, o reservado e o fofoqueiro. Gente de todo o tipo.

O que temos que aprender é que a igreja é a escola de Deus, e que através da sua Palavra, a Bíblia Sagrada, as pessoas são ensinadas a serem Verdadeiros homens de Deus e verdadeiras mulheres de Deus. E que está em processo de a aprendizagem.

Hoje a igreja que simboliza a arca ela é um lugar seguro, e está com a sua porta aberta, para aquele que quer se salvar, para aquele que quer ter a sua vida transformada, mas vai chegar um dia que esta porta vai ser fechada e aqueles que estiverem do lado de dentro não ponderam abrir e nem os que estiverem do lado de fora, da mesma forma que a arca foi fechada pelo lado de fora pelo próprio Deus, será como nos dias de Noé, Também a igreja vai ter as sua porta fechada, e irá se encontrar nos ares com o senhor Jesus Cristo, a você que está lendo está mensagem saiba que a tua passagem neste barco já foi paga, você não precisa pagar nada, é de graça, basta tomar posse desta passagem e embarcar na arca. Basta aceitar o Senhor Jesus Cristo como seu único e suficiente salvador da sua vida, entrar na Arca.

E você que já fez parte desta tripulação, saiba que o teu lugar está vazio, O Capitão manda te chamar, porque em breve esta embarcação vai partir. Amém. Toda aquela geração, do tempo de Noé não deu credito e não se preocuparam no mau que estava para acontecer, e continuarão as suas vidas normalmente, vivendo no pecado na violência totalmente afastados do caminho do senhor, pagaram um preço muito alto.

Na carta do apostolo Paulo aos efésios no cap.5 vers. 14 está escrito “Desperta tu que dormes, levanta-te dentre os mortos e Cristo te iluminará.”

Que Deus Jeová te abençoe em nome de Jesus Cristo, Amém.

Romanos cap.8 ver. 28 “Sabemos que tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus, Daquele que são chamados segundo o seu propósito.”

Graças a Deus em nome de Jesus.