Evangelho e cultura

“Surgiu toda uma geração de cristãos que acreditam ser possível “aceitar” a Cristo sem renunciar o mundo.”

A. W. Tozer

Cristianismo cultural

•Significa buscar o Deus que queremos em vez do Deus que é. Sl 90.2

•É a tendência a superficialidade em nossa compreensão de deus, desejando que ele seja mais do tipo vovô bonzinho que nos mima e nos deixa fazer o que queremos.

•É sentir uma necessidade de deus, mas dentro das condições por nós estabelecidas.

•É desejar o deus que sublinhamos em nossas bíblicas sem querer também o restante dele.

•É o deus relativo, ajustável aos nossos caprichos, um deus mandado, em vez do Deus absoluto.

•Cristianismo cultural requer que Deus nos conceda paz pessoal e riqueza para provar que ele nos ama. É o Deus amor, mas não o Deus Santo.

Cristão bíblico x cristão cultural

•cristão cultural vive pelas suas próprias idéias e dos outros. O cristão bíblico vive segundo a palavra de Deus e a instrução do Espírito Santo.

•cristão cultural freqüentemente acham que a verdade é relativa. Que ela muda com o tempo à medida as circunstancias mudam. O cristão bíblico aceita afirmativa de Jesus: “Eu sou, o caminho a verdade e a vida...(Jo 14.6).

•cristão bíblico está persuadido de que a Bíblia , embora freqüentemente cheia de mistérios , revela um Deus pessoal que tem princípios e preceitos imutáveis e absolutos.

Mc 8.34-35 - E chamando a si a multidão, com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me. Porque qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, mas, qualquer que perder a sua vida por amor de mim e do evangelho, esse a salvará.