O Espírito Santo

Citado várias vezes na Bíblia Sagrada, Ele é o nosso: Consolador, Bendito, Professor, Companheiro, Amigo intimo, Auxiliador, promessa enviada por Deus a todos que aceitam o Senhor Jesus Cristo como salvador, uma Pessoa presente e real, que sempre está nos ensinando e nos alertando a vontade de Deus. E só através do Espírito Santo nós temos a condição de compreender e entender a Palavra de Deus, e de discernimos o bem e o mal em nossas vidas.

Vejamos o que a Bíblia Sagrada nos fala sobre o Espírito Santo no Evangelho segundo João no cap. 14 vers.26 “Mas o Consolador, o Espírito Santo a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar tudo o que tenho dito”. Foi o Senhor Jesus Cristo que disse estas palavras, e sabemos que o Senhor Jesus é verdadeiro Ele nunca mente, na sua boca só se encontrou o sim e o não, meditemos um pouco neste versículo da Palavra de Deus. Jesus disse: “Mas o consolador, O Espírito Santo” a primeira qualidade que o Senhor nos revela da Pessoa do Espírito Santo é de consolador, na caminhada de nossas vidas, quando estamos na presença de Deus há dificuldades, tribulações, provações, decepções, lutas com pessoas que estão ao nosso lado e com inimigos invisíveis da nossa alma e muita das vezes nós ficamos desanimamos e pensamos em desistir, e começamos a recuar na obra de Deus, as dúvidas começam a surgir e muita das vezes ficamos estagnados, parados na presença do Senhor. E é aí que entra o poder do Espírito Santo, sabe aquela voz que fica falando no seu coração: ‘’Não para. Continua. Vá em frente, eu estou contigo. Não desanima, prossiga, levanta. Você tem muito valor para Deus, não fique assim, anima-te, tenha ânimo. Eu estou contigo’’. Você já escutou esta voz dentro de você, dentro do teu coração? Esta voz é a voz do Espírito Santo de Deus.

Este é o poder do Espírito Santo, consolar os servos do Senhor Jesus Cristo e sempre trabalhar em prol daqueles que estão desanimados, abatidos, tristes. Sem o consolador, O Espírito Santo, dificilmente alguém conseguirá terminar a trajetória da sua vida na presença de Deus.

O Espírito Santo é enviado por Deus Pai em nome de Jesus Cristo, seu Filho, e se alguém não acredita na trindade é só meditar no começo deste versículo, Deus Jeová (O Pai), Jesus Cristo (O Filho), e o Espírito Santo (Um Ser distinto).

O Espírito Santo é enviado também para ensinar todas as coisas referentes ao reino de Deus, o que devemos fazer e o que não devemos, aqui nesta vida. E nos faz lembrar sempre das palavras que o senhor Jesus Cristo falou quando estava aqui entre nós. Ele é o nosso professor real na pessoa do Senhor Jesus Cristo, tudo o que você quiser saber, referente ao reino de Deus revelado na Bíblia Sagrada quem te dá à compreensão é o Espírito Santo de Deus. Basta você acreditar nele e lhe pedir. Ele te dará.

Quando agente erra com Deus cometendo algum tipo de pecado, é Ele, o Espírito Santo de Deus que fica nos alertando e nos mostrando o nosso erro, Ele é que nos convence do pecado, Ele fica falando no nosso coração’’ você não podia ter feito isto, você não devia falar assim, ou praticar aquilo’’ e quando entristecemos alguém, é Ele que fica falando dentro de nós ’’você podia pedir perdão para ela você agiu errado ‘’a todo o instante está nos aperfeiçoando conforme a vontade revelada de Deus na Bíblia Sagrada.

Quando lemos a Bíblia Sagrada, somente conseguimos compreender as passagens e os versículos citados nas Santas Escrituras, quando o Espírito Santo está presente.

O Espírito Santo hoje em nossos dias é o contato direto entre nós e Deus Jeová no Céu. A Bíblia nos diz na carta do Apóstolo Paulo aos Romanos no cap. 8 no vers.26 “Da mesma forma o Espírito nos ajuda em nossas fraquezas, porque não sabemos como orar, mas o Espírito mesmo intercede por nós com gemidos inexprimíveis”. Apesar de o Espírito Santo estar aqui na terra enviado por Deus, Ele também tem o acesso no céu e Ele nos ajuda em nossas fraquezas, porque não sabemos como orar, todos nos temos fraquezas, e quando estamos diante de Deus através da oração muitas das vezes não sabemos o que falar, e pedimos coisa que não deveríamos pedir. Buscamos coisas para as nossas vidas que aos nossos olhos parecem ser boas, mas não são, mas neste momento o Espírito de Deus está intercedendo por nós, como um Filtro: tudo o que falamos na oração, o Espírito Santo está escutando e Ele sabe o que é bom e o que não é Bom. O que é verdadeiro que vem do nosso coração e o que é falso, que falamos da boca para fora e aquilo que é bom ele está intercedendo por nós, Ele toma a frente da oração e leva as petições até Deus Jeová em nome de Jesus Cristo.

Então nós vemos que o Espírito Santo de Deus não é somente uma força de Deus ou um poder de Deus, como muitos falam por aí. Ele tem sentimentos como nós vimos neste versículo de João cap. 8 vers.26. Ele tem reações próprias, Ele intercede por nós com Gemidos inexprimíveis, há quem compare o Espírito Santo de Deus com a energia elétrica da tomada, como se não tivesse vida própria sentimentos ou reações próprias. O que está escrito na primeira carta do Apostolo Paulo aos Tessalonicenses no cap. 5 vers. 19 “Não extingais o Espírito” e na carta do apostolo Paulo aos Efésios cap. 4 vers. 30 “E não entristeçais o Espírito Santo de Deus no qual foste selado para o dia da redenção”. O Espírito Santo se entristece todas as vezes que praticamos aquilo que está contra a palavra de Deus, toda vez que cometemos pecado, seja ele qual for, por palavras, atitudes erradas, e até mesmo por pensamentos, saiba de uma coisa, não tem como alguém mentir para o Espírito Santo nem por pensamento. A Bíblia chega a nos dizer que o Espírito Santo sonda todos os corações até mesmo as profundezas de Deus Jeová. Tudo está revelado exposto ao Espírito Santo.

Quando nos arrependemos de nossos pecados e deixamos de praticar o erro, o Espírito Santo de Deus se alegra e ele testifica a sua alegria dentro de Nós.

Na carta do apostolo Paulo aos Romanos no cap.8 vers.1. Está escrito: “Portanto agora já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito”. Quando a pessoa aceita o Senhor Jesus Cristo como seu Salvador e entrega a sua vida para Ele e é batizada, em nome do Pai em nome do Filho e do Espírito Santo, o próprio Espírito Santo entra nesta pessoa e passa a morar dentro dela, ela passa a ser morada de Deus, templo do Espírito Santo, e agora tem que vigiar e se esforçar para não perder o seu novo Amigo, que a cada dia proporciona: Justiça ( salvação através de Jesus), Paz ( perdão dos pecados), Alegria ( a certeza da vida eterna ). E para manter uma comunhão com o Espírito Santo e sempre ter Ele dentro de nós, precisamos sempre, estar consagrando as nossas vidas para Deus Jeová, meditando sempre na Bíblia Sagrada, vigiando e orando sem cessar desviando de toda aparência do mau.

E Eu te pergunto é fácil? Claro que não é fácil, mas não é impossível. A verdade é que só consegue aqueles que amam a Deus sobre todas as coisas e estão dispostos a agradar a Deus, e não a si mesmos, os verdadeiros adoradores. O senhor Jesus disse ‘’O que nasce da carne é carne e o que nasce do Espírito é Espírito’’. Entendeu?

Deus Jeová através da sua palavra, limpa a casa (cada um de nós). O senhor Jesus Cristo nos disse: “Vós já estais limpos pela palavra que eu vos tenho falado” está escrito no evangelho segundo João cap.15 vers.3.

Depois de nós estarmos limpos pela palavra de Deus, cabe a nós manter a casa limpa, perseverando até o fim na santificação do nosso espírito, alma e corpo. 1 tessalonicenses cap.5 vers. 23.

E é o Espírito Santo de Deus que vai edificar a casa, na carta do apóstolo Paulo aos Coríntios no cap. 12 no vers.8-10, está escrito: “Pois para um, pelo Espírito, é dada a Palavra da sabedoria para outro, a palavra do conhecimento, a outro pelo mesmo Espírito a fé, a outro pelo mesmo Espírito os dons de curar, a outro, operação de milagres, a outro, profecia, a outro o discernimento de espíritos, a outro, variedade de línguas e a outro a interpretação de línguas”. Os dons espirituais são dados por Deus através do Espírito Santo de Deus. Não pode ser comprado e nem emprestado, e só é usado para a edificação da igreja do Senhor. Você tem algum dom do Espírito Santo? Não? Peça a Deus. Busque os seus dons, eu tenho certeza que ele te dará segundo a sua vontade para aproveito de todos. E você que tem, lembre se: sempre os dons e a vocação de Deus são irrevogáveis. Uma vez dado depois é cobrado.

O Senhor Jesus Cristo disse: Se me amais, guardareis os meus mandamentos e pedirei ao Pai, e Ele vos dará outro consolador, a fim de que esteja com você para sempre. E promessa do Senhor nunca falha, Ele vela sobre a sua palavra para cumpri-la. Aceite hoje o Senhor Jesus Cristo e guarde os seus mandamentos e receba a promessa em sua vida: O Espírito Santo de Deus, conhecido também como o Espírito Santo da Verdade. Amém.

Que Deus Jeová te Abençoe em nome do Senhor Jesus Cristo, Amém

Romanos cap. 8 vers. 28 “Sabemos que tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus daqueles que são chamados segundo o seu propósito”. Passe esta mensagem para frente e seja um instrumento de evangelização na obra de Deus.

Graças a Deus.