Lições da Mãe Sunamita

No Segundo Livro dos Reis, capítulo 4, versículos 18 ao 27, é contada a história da mulher Sunamita, que é assim chamada por ser oriunda das terras de Suném, que ficava ao norte de Canaã. Ela era uma mulher muito rica e, de certa forma, tinha tudo o que o dinheiro poderia compra à época.

Foi esta mulher que um dia insistiu para que o profeta Eliseu, o homem de Deus, como era conhecido naqueles tempos, comesse um pouco de pão em sua casa. Daí em diante, todas as vezes que o profeta passava por ali, hospedava-se na casa da sunamita; que lhe dava de comer e de beber. Para recompensá-la, Eliseu, usado por Deus faz uma profecia, afirmando que da próxima vez que por ali passasse, a veria com um filho no colo. E ela, se enchendo de alegria disse: ""Não mintas à tua serva, Senhor!" Que alegria! Aquela casa agora ia ser um pouco mais alegre... Afinal, um bebê alegra qualquer ambiente!

Como o menino já estava um pouco crescido, foi ajudar seu pai na lavoura; de repente, passou mal e foi levado para casa, onde morreu nos braços de sua mãe. Que desgraça! A casa da sunamita foi abatida por uma terrível tragédia!

É daqui, desta história trágica da mulher sunamita, que podemos extrair as seguintes lições:

1) Não nos desesperarmos - (20-24)

A sunamita não se desesperou;

Tomou seu filho nos braços, colocando-o no colo.

Ao perceber que o menino estava morto, levou-o até o quarto do profeta colocando-o na cama do homem de Deus.

Nesta primeira lição aprendemos que não devemos nos desesperar, por maiores que sejam as diversidades.

Devemos investir todo nosso potencial para tentar resolver nossas dificuldades; mas, devemos reconhecer que, por sermos limitados, há coisas que não podemos realizar.

2) Buscar a solução no Senhor (25)

Quando não havia mais nada a fazer por seu filho, a sunamita foi procurar o homem de Deus.

Independente das tentativas para impedí-la, tanto de seu marido quanto de Geazi, a mulher não se deteve e perseverou em seu objetivo de apresentar sua dificuldade ao homem de Deus.

Quando percebemos que não há nada mais a fazer, devemos recorrer a Deus reconhecendo que o impossível só ele pode realizar e de que nada deve nos desviar de nossos propósitos.

3) Clamar prostrados aos pés do Senhor (27,28)

Quando a sunamita chega diante do profeta Eliseu, se lança aos seus pés e começa a colocar seu dilema diante do homem de Deus, sem omitir suas verdadeiras intenções.

Aprendemos, ainda, que devemos clamar aos pés do Senhor... Não devemos desperdiçar tempo com lamúrias e murmurações; mas, aproveitar a oportunidade de estar diante do Senhor e apresentar nossos desejos com sinceridade de coração.

A família da mulher sunamita foi abatida por uma tragédia...

Mas, apesar de enfrentar tão grande adversidade, ela alcançou a vitória.

Ainda que nossos sonhos estejam mortos, Deus pode ressuscitá-los.

Ainda que estejamos atravessando um grande dificultade ou enfrentando barreiras intransponíveis, aos nossos olhos, Deus pode realizar milagres.

Por isso, devemos alimentar nossa esperança sem nos desesperarmos, e buscar a solução clamando ao Senhor que pode solucionar qualquer problema.

Tenha fé! Busque ao Senhor! Ele tem bençãos para nos dar!

Graça e Paz!

PaPeL
Enviado por PaPeL em 07/05/2010
Código do texto: T2242389
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.