O Sermão da Montanha

Certa vez, uma grande multidão seguia o Senhor Jesus Cristo pelo caminho e o Senhor subiu ao monte com eles e aproximando dele os seus discípulos, começou a ensiná-los as coisas referentes ao reino dos céus.

Nesta mensagem você irá ter uma palavra de fé ,uma palavra de esperança e irá ver que existe hoje um grande motivo de você se alegrar neste dia da sua vida , independente das tristezas, dos problemas,das dificuldades, das tribulações que tem tirado sua paz, sua alegria de viver. Nesta mensagem o próprio Deus Jeová estará renovando a sua esperança. E para você ser renovado, não basta somente você ler está mensagem ,você também precisa confiar nela, e tenho certeza que pela verdade, que é a palavra de Deus: a Bíblia Sagrada, hoje, no momento que você terminar de ler está mensagem ,fluirá de dentro do seu coração, um sentimento de Paz , de Alegria e de refrigério na sua alma, para sua vida.

Quando lemos a Bíblia Sagrada , no Novo Testamento,no evangelho segundo Mateus no cap. 5 no vers. 3 ao 12. Observamos que os problemas ,as tribulações, as aflições, as angústias, já existiam muito antes de nós termos nascido, já nos dias que o Senhor Jesus estava encarnado no mundo, pregando o evangelho do reino de Deus, e para ser mais exato nós vemos na Bíblia Sagrada que os problemas da humanidade começaram lá no jardim do Edém, quando Adão e Eva pecaram contra Deus Jeová, desobedecendo a sua palavra.

O Senhor Jesus Cristo cheio do Espírito Santo de Deus, conhecedor de todas as coisas, de todos os problemas, vendo que uma grande multidão o seguia pelo caminho, subiu ao monte, quando os seus discípulos se aproximaram dele, começou a ensiná-los e começou a dizer: “Bem aventurados os pobres de espírito, porque o reino do céu é deles. Bem aventurados os que choram, porque serão consolados, Bem aventurados os mansos, porque herdaram a terra, Bem aventurados os que tem sede e fome de justiça ,porque serão saciados. Bem aventurados os misericordiosos, porque alcançaram misericórdia, Bem aventurados os puros de coração, porque verão a Deus Jeová. Bem aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus, Bem aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque o reino do céus é deles. E por fim o senhor Jesus disse: Bem aventurados sois vós que quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo mal contra vós por minha causa , alegrai-vos e regozijai-vos, porque será grande a vossa recompensa nós céus, pois assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós. “

O Homem que falou todas estas palavras ele é verdadeiro, e provou para todos os que o buscavam , que as suas palavras eram verdadeiras. Não conheço nas Santas Escrituras, na Bíblia Sagrada, uma única passagem que fale de uma pessoa que não teve uma resposta para a sua vida quando se aproximou do Senhor Jesus Cristo, todos os que se aproximaram de Deus através do Senhor Jesus Cristo tiveram a oportunidade de conhecer a verdade e de receber um milagre para as vossas vidas, se o milagre não foi visível, exemplo: uma cura divina ou uma solução para o problema, tiveram a oportunidade do milagre da salvação, porque diante deles estava o Autor e Aperfeiçoador da fé. E foi o Apostolo João que escreveu no seu evangelho, no cap. 8 ver.32 “Conhecereis a verdade (Jesus Cristo) e a verdade vós libertará.” o Apóstolo João andava com o Senhor Jesus e o conhecia o suficiente para saber que Ele era poderoso para libertar, para salvar, nós vemos isto nesta sua declaração.

E O Senhor Jesus Cristo, conhecedor dos problemas que surgem nas vidas daqueles que buscam a Deus, que querem receber a sua verdade, começa a nos consolar , a criar dentro de nós uma esperança de um dia melhor . O seu ensinamento começa com a palavra:” Bem aventurados” ou seja:” felizes sejam” : os pobres de espírito,o humilde de coração, aquele que está na presença do senhor na posição de servo .O pobre de espírito sabe que tudo o que ele é na presença do senhor e tudo o que ele tem, veio do Senhor, ele sabe que se não fosse o senhor, ele não teria conseguido nada na sua vida espiritual e na sua vida material. O Senhor Jesus chega a declarar no evangelho segundo Mateus no cap. 24 vers.13 “ porque aquele que se humilhar , será exaltado e aquele que se exaltar será humilhado.”O pobre de espírito reconhece que é pecador e que precisa do Senhor Jesus Cristo para ser salvo, e a promessa para ele e : o reino de Deus. Diferentemente do rico de espírito, que acha que ele é o tal, e que não precisa aceitar o Senhor Jesus Cristo como salvador.

Felizes sejam, os que choram, na caminhada muitas das vezes choramos, problemas familiares, palavras ditas para nos entristecer, desanimar, palavras de derrotas, enfermidades que nos preocupa, quando não é conosco é com um ente querido da família ou com um amigo, um conhecido, desemprego, e muitos por amor de Deus e do evangelho de Cristo, se separam se suas famílias e viajam para longe para fazerem a obra de Deus, e a solidão os fazem chorar. Quem nunca chorou nesta vida? Até o próprio Senhor Jesus Cristo chorou.

Para você que tem chorado, saiba de uma coisa: o Senhor Jesus Cristo fala para você agora, você vai ser consolado. Alegre se o seu coração ,Deus Jeová vai te consolar,creia nesta palavra e fique firme na presença de Deus, a tua vitória vai chegar, ela virá até você . Creia.

Felizes sejam os mansos, pessoas que evitam confrontos, brigas, discussões, sempre baixam a cabeça para evitarem o pior. Muitas das vezes os mansos são humilhados, prejudicados, mas mesmo assim não reagem com a força de seus braços ou com a força de suas palavras , em meio aos problemas ficam diante de Deus em oração, colocando as suas causas na mão do Senhor. Jesus disse que os mansos herdaram a terra.

Felizes sejam os que tem sede e fome de justiça, quem sabe você já foi injustiçado, te culparam por algo que você não cometeu ou falou, e com isso você foi penalizado e não aceita esta injustiça. Saiba que no Salmo cap.75 no vers. 7 está escrito: “Pois Deus Jeová é o Juiz, a um abate e a outro levanta.” o Senhor Jesus diz que: “serão saciados” fique feliz, descansa no Senhor. Deus irá julgar a tua causa e você vai ser saciado, a Justiça na sua vida será feita.

Felizes sejam os misericordiosos, porque alcançaram misericórdia. A misericórdia é um sentimento doloroso, causado pela miséria do outro. Eu vou dar um exemplo de misericórdia que o próprio Deus Jeová deu para o mundo. Deus Jeová sabendo que nós éramos falhos e pecadores , que estávamos afastados Dele, sem salvação, teve misericórdia de nós e enviou o seu filho Amado na missão de nós resgatar do pecado e nós dar a vida eterna. Esta atitude foi por Amor, misericórdia. Da mesma forma que Deus teve misericórdia de nós ,entregando o seu filho lá na cruz do calvário para que eu e você tivesse o direito da salvação, o profeta Jeremias declara no cap. 3 no vers.22 no livro de lamentações: “ Por causa da misericórdia do senhor , não seremos consumidos e as suas misericórdias não se esgotam.” E Ele, Deus Jeová, requer de nós, através do seu Filho Jesus Cristo, que sejamos também cristãos misericordiosos, talvez você pergunte com quem eu deva ser misericordioso? Eu te respondo : com todos.

Sabe aquela pessoa que bate na porta de sua casa lhe pedindo algo para a sua necessidade? Sabe ? Temos que ter misericórdia dela. Claro, segundo as nossas condições, uma vez uma pessoa bateu na porta da minha casa , e me pediu algo que ela estava precisando, e nós demos, ai alguém no meu lar disse: você vai dar isto para aquela pessoa? E se ela estiver falando mentira? Me lembro que respondi: cabe a mim ajudar e não julgar.Agora, se esta pessoa está falando mentira, o problema é dela com Deus. Na carta universal de Tiago no cap. 2 vers.13 está escrito: “ Porque o juízo será sem misericórdia para aquele que não usou de misericórdia, a misericórdia triunfa no juízo.” Entendeu ? E tendo misericórdia do próximo é que recebemos a misericórdia de quem estamos tão próximo. Eu usei este ocorrido para servir de exemplo, temos que usar a misericórdia também na pregação do evangelho, não ficar julgando as pessoas com palavras de condenação. Eu costumo dizer: enquanto a vida, a esperança.

Felizes sejam,os puros de coração, os puros de coração são aquelas pessoas que não carregam a maldade dentro delas, podem até errarem na sua caminhada, mas sem a maldade, não vivem maquinando o mal contra o seu próximo, e nem dando rasteira em ninguém ,estes verão a Deus .São pessoas que estão sempre em comunhão com a palavra de Deus, sempre lendo a Bíblia Sagrada, vivem o processo da santificação, o Apóstolo Paulo escreveu na sua carta aos Hebreus no cap.12 vers.14: “Procurai a paz com todos e a Santificação , sem a qual ninguém verá o Senhor . O Senhor Jesus Cristo disse também no evangelho segundo João no cap.15 no vers. 3 “Vós já estais limpos pela palavra que eu vós tenho falado.” Pela palavra de Deus e pelo sangue de Jesus Cristo , nós estamos limpos de todos os pecados e temos o nosso coração purificado, temos a promessa de um dia vermos a Deus Jeová.

Bem aventurado os pacificadores,ou seja, felizes sejam os homens que promovem a paz, porque serão chamados de filhos de Deus. Eu te pergunto: se os pacificadores são chamados de filhos de Deus, como serão chamados os que promovem as guerras? Responda para você mesmo, Deus não chama o homem para ser um guerreiro ,um amotinador, um contendeiro , uma pessoa brigona e vingativa. Deus nos chama para sermos pacificadores, embora nós estejamos em guerra contra o inferno. Mas para com homens, Deus nos chama para sermos ministros do evangelho, pacificadores na obra de Deus e o Apóstolo Paulo sabia disto tanto que na carta que escreveu aos Efésios no cap. 6 no vers.12 ele fala: “A nossa luta não é contra o sangue ou a contra a carne, mas contra os principados, contra as potestades, contra os dominadores deste mundo de trevas ,contra as hostes espirituais da maldade nos lugares celestiais.” A nossa luta não e com armas de fogo, bombas, granadas de mão ou pedaços de pau, de forma nenhuma ,mas a nossa luta é travada com orações, com a fé na palavra de Deus: a Bíblia Sagrada ,que é a espada do Espírito Santo. Ser um pacificador é ter o privilégio de ser chamado Filho de Deus.

Felizes sejam os perseguidos,os caluniados, e você que tem trabalhado na obra do Senhor, com temor, com a alegria com satisfação, você que tem feito o seu melhor ,saiba que, também o reino dos céus é teu e se você tem sofrido com calúnias, existe uma grande recompensa te esperando lá no céu , não importa o que estão falando de você ,Deus conhece os teus caminhos, agora se o que estão falando de você for verdade ,você está tendo a oportunidade se ser um cristão melhor, é Deus que está trabalhando na sua vida, aceite a correção de Deus, Deus corrige os seus, assim como um pai que ama seu filho e lhe corrige porque o quer bem, esta é a prova pessoal que Deus está te dando que Ele é contigo e que quer te abençoar.

E, se estão te perseguindo, saiba que todos os profetas verdadeiros da Bíblia Sagrada que tiveram compromisso com Deus, com a sua palavra, foram perseguidos .Não se assuste. Perseguição é coisa antiga, só se joga pedra em árvore que dá fruto.

E você que leu esta mensagem, que está na posição daquela grande multidão, precisando de um milagre das mãos de Jesus Cristo, hoje é o dia para você receber o seu milagre, há milagres, consolos e promessas para você, creia na Palavra do Senhor Jesus e lembre-se sempre que o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, ele é o mesmo ontem, hoje e será para sempre, Amém.

Que Deus te abençoe e te guarde em nome de Jesus Cristo.

Romanos cap.8 vers.28 “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus,daqueles que são chamados segundo o seu propósito”. Passe esta mensagem para frente e seja um instrumento de evangelização na obra de Deus Jeová. Amém.

Graças a Deus em nome de Jesus Cristo.