Na barriga do grande peixe

Nesta mensagem, aprenderemos um pouco mais, como é importante obedecer aos mandamentos do Senhor através da sua palavra, a Bíblia Sagrada, e que muitas situações ruins em nossas vidas poderiam ter sido evitadas, se nós escutássemos um pouco mais a sua palavra.

Quantas vezes nós ficamos em aperto, por tomar atitudes contrárias a vontade de Deus, a Bíblia nós fala no livro de provérbios no cap.19 no vers21 “Muitas são as intenções no coração do homem, mas os designio do Senhor prevalecerá.” Muita das vezes, fazemos coisas seguindo a nossa própria vontade, os nossos desejos e que para nós a nosso ver, não tem nada de mais, e nos afastamos daquilo que Deus tem designado, preparado para fazermos, e é ai que começamos a sofrer as conseqüências e diante destas conseqüências, só Deus para ter misericórdia , e nos conceder o livramento, a solução, o refrigério.

Com a ajuda do Espírito Santo de Deus, nesta mensagem falarei um pouco da Vida de um Profeta de Deus, chamado Jonas, e da experiência que teve diante de uma grande obra missionária. Uma das histórias mais conhecidas na Bíblia Sagrada, eu creio que são poucas as pessoas que não conhecem ou não ouviram a historia de um homem chamado Jonas, que ficou vivo dentro da barriga de uma baleia, está historia eu escutei ainda quando criança na escolinha.

A quem pense que a vida deste homem e a sua experiência é apenas uma historinha um conto, mas eu te digo: não é. A Bíblia nos fala da sua existência e da sua experiência que teve com Deus, no Antigo testamento.

O Próprio Senhor Jesus Cristo testificou que o Profeta Jonas existiu e que a sua experiência foi verdadeira. Ele declarou no evangelho segundo Mateus no cap. 12 vers. 40. “Pois, como Jonas esteve no ventre do grande peixe, também estará o Filho do homem três dias e três noites no seio da terra.” com esta declaração do Senhor nós podemos ter a certeza que o Profeta Jonas existiu e que passou por uma grande experiência. O Senhor Jesus não mente.

Voltamos então um pouco no tempo, nas Santas Escrituras, No Antigo Testamento, no livro do Profeta Jonas, a Bíblia nos diz que certo dia, Deus se revelou para um Profeta chamado Jonas, e lhe disse: ”Jonas levanta-te e vai a cidade de Nínive e clame contra ela, porque a sua iniqüidade, o seu pecado chegou até a mim, e o profeta Jonas se levantou e fugiu da face do senhor , e em vez de ir para Nínive conforme o mandamento do Senhor foi para Társis, Jonas foi até um porto e encontro um navio que ia para Társis, pagou a sua passagem e embarcou para a viajem, para longe do Senhor. A Bíblia nos fala que o próprio Senhor lançou um vendaval sobre o barco e que todos os que estavam na embarcação acharam que o barco iria afundar, e a tripulação começou a clamar para os seu deuses, e Jonas se encontrava tranqüilo dormindo profundamente no porão do navio, a tripulação, pensando que o barco fosse afundar, começaram a jogar carga do navio ao mar, o capitão chegou ate Jonas e o despertou e lhe disse: estamos para sermos destruídos por esta tempestade e você esta ai dormindo? Levanta e clame também ao seu Deus, quem sabe Ele nós dê o livramento,e a tempestade só ia aumentando, então lançaram sorte para ver qual seria a causa daquele mal, e a sorte caiu sobre Jonas, e Jonas pressionado revelou que ele era servo do Deus Altíssimo, criador do céu e da terra e que estava fugindo do Senhor e a tripulação temeram muito e perguntaram e agora o que faremos? Jonas respondeu: lancem me ao mar , eu sou a causa desta tempestade , os homens o lançaram no mar e a tempestade cessou, e um grande Peixe engoliu Jonas e ele permaneceu no ventre do grande peixe três dias e três noites, e após orar ao senhor , Deus deu ordem ao Grande peixe e este o vomitou na terra seca”. Esta história real, aconteceu com um homem que disse não para os planos de Deus e serve como alerta para nós. Quando lemos a palavra de Deus, estamos diante de sua vontade, de seus planos e aquilo que entendemos, aquele versículo que fala dentro do nosso coração, esta é a palavra revelada para nós, Jonas recebeu uma Palavra de Deus para sua vida, mas Jonas não acatou a ordem do Senhor, muitas das vezes , Deus também fala com a gente e nós não percebemos ou fingimos não perceber e como Jonas ao invés de irmos para Nínive, nós corremos para Társis e começamos a nós distanciar da presença do Senhor.

Társis representa para nós hoje nesta mensagem os nossos Planos que estão contra a palavra do Senhor, contra a sua vontade a desobediência, Nínive representa a obediência a sua Palavra.

Se Jonas tivesse ido direto para Nínive, ele teria evitado aflições não só para ele, mas também para aqueles que estavam com ele naquele barco, a bíblia nos diz que Jonas encontrou um navio que ia para Társis, pagou a sua passagem e embarcou, e quantos tem pago também esta passagem optando pela desobediência: a voz do senhor e tem recebido em suas vidas aflições, lutas sem fim nas suas casas, nas sua famílias, nos seus trabalhos, por conseqüências de uma atitude errada, que está fora da palavra de Deus. Vou te dar alguns exemplos: Uma Pessoa vai a igreja, e na hora da mensagem esta pessoa escuta o pregador dizer: “ Quem crer e for batizado será Salvo, quem não crer será condenado.” ou escuta : “O salário do pecado e a morte e o dom gratuito de Deus é a vida eterna.” ou “ Conhecereis a verdade e a verdade vós libertará.” e quando sai da igreja não da crédito a palavra que escutou, não se arrepende de seus pecados, não busca o batismo ,não se interessa pela Bíblia e mesmo sabendo que a pratica do pecado o está conduzindo a morte, a condenação, esta pessoa não toma uma atitude para obedecer a palavra de Deus. O seu ato de não obedecer a Deus é o mesmo ato que Jonas teve quando comprou uma passagem para ir até a cidade de Társis.

Mas, se os seus atos estão conforme a palavra de Deus, que ela ouviu e que deu crédito, ela está sendo obediente e está seguindo o caminho para Nínive.

Muitos como Jonas, afastados do Senhor pela desobediência, ficam dormindo, totalmente desligados da realidade, o barco estava quase afundando, sendo açoitado pelas ondas, pelos ventos e Jonas dormindo no porão, toda a tripulação clamando, cada um para o seu deus. Muitos estão dormindo na presença de Deus estão esquecendo que o Senhor Jesus está voltando e que cada um prestará conta de si mesmo a Deus, que o tempo está passando, estão despercebidos, já nem buscam mais o Senhor, não oram mais, não lêem mais a Palavra de Deus, não se santificam mais, estão dormindo, aqueles que estão ao seu lado tem sofrido as aflições, por causa de sua desobediência. Enquanto não se despertarem e tomarem uma atitude de fé, a sua situação não irá mudar, o barco será açoitado, o barco ou o navio aqui nesta mensagem pode ser a sua casa, a sua família, o seu emprego, ou a sua empresa. Saiba de uma coisa: a obra que Deus tem para a sua vida, ele não irá abrir mão , a obra é sua e o negocio é com você não adianta. No livro de provérbios, no cap.16 no vers.9 está escrito: “O coração do homem propõem o seu caminho, mas é o Senhor que dirige os seus passos.” Não adianta lutar contra a vontade de Deus, se você tem um chamado na obra de Deus, ele não vai abrir mão. Jonas foi lançado no mar, a partir daí houve tranqüilidade para aquela embarcação, quem sabe hoje você que está lendo esta mensagem está sendo lançado no mar e agora você vai ficar por conta de Deus. Jonas foi engolido vivo por um grande peixe, quem sabe uma Baleia. Durante o tempo que permaneceu dentro deste peixe, ficou em oração, Três dias e Três noites, eu creio que, uma das piores coisas que Jonas sentiu enquanto estava ali no interior daquele peixe, foi a escuridão, o silêncio, mas Jonas ficou em oração, reconheceu o seu erro , recebeu de Deus o perdão e uma nova oportunidade de obedecer a sua palavra.

Quem sabe você já foi uma benção na presença de Deus? Mas você, por causa da sua rebeldia se afastou do Senhor e hoje não consegue mais sentir a sua presença, já perdeu até a esperança da sua salvação, eu quero te dizer uma coisa: ainda há esperança, a Bíblia nós diz no livro de Eclesiastes no cap. 9 no vers. 4 “Pois aquele que está entre os vivos, ainda há esperança.” Embora você esteja dormindo você ainda não está morto, há esperança para você creia nesta mensagem e desperta tu que dormes, levanta-te entre os mortos e Cristo te iluminará”.(Ef. Cap.5 ver.14.). Volte para os caminhos do Senhor, se você hoje orar, clamar ao senhor com fé, este vazio, o silêncio de Deus na sua vida, vai acabar. Deus vai te restaurar. Jonas esperou três dias e três noites e recebeu a resposta de Deus, eu tenho certeza pela palavra de Deus , que Deus Jeová em nome de Jesus irá responder a sua oração e mudará a sua vida.

A Bíblia nos fala que Jonas após ter sido vomitado pelo Peixe a mando de Deus, escutou novamente a voz do Senhor e obedeceu , foi para Nínive pregar a palavra de Deus e cento e vinte mil pessoas se converteram ao Senhor e foram salvas da destruição.

Seja você também um homem de Deus, um ganhador de almas para o seu reino. Aceite o Senhor Jesus Cristo como o seu único e suficiente salvador e a sua vida nunca mais será a mesma coisa, Deus quer te usar nesta terra.

Se você observar nesta mensagem ate o grande peixe entendeu a voz do Senhor e obedeceu a sua palavra.

Que Deus Jeová te abençoe e te guarde em nome do Senhor Jesus Cristo. Amém.

Romanos cap.8 vers. 28 “Sabemos que tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” Passe esta mensagem para frente e seja também um instrumento de evangelização na obra de Deus.

Graças a Deus, em nome do Senhor Jesus Cristo, amém.