No Caminho da Salvação

Muitas pessoas tem se justificado perante Deus e perante os homens que com as suas ações pessoais de Justiça, que somente com suas boas obras, já estão salvas, que é isto que importa para Deus e por pensarem assim afirmam que irão morar no céu depois do término de sua vidas aqui na terra. Será que estes pensamentos, estas afirmações, estão devidamente corretas conforme a palavra de Deus? Será que se eu for uma pessoa boa, e não fizer o mal para ninguém, isto é suficiente para eu me livrar da condenação no dia do Juízo? Estas atitudes isoladas de bondade me garantem a salvação?

Nesta mensagem, vamos examinar na Bíblia Sagrada e aprender um pouco mais sobre o Caminho da salvação, que Deus tem preparado para aqueles que o amam, O Senhor Jesus Cristo certa vez disse: “Quem tem os meus mandamentos e os obedece esse é o que me ama e aquele que me ama será amado por meu Pai , Eu também o amarei e me revelarei a ele”.(Jo 14. 21)

O tema desta mensagem, “O caminho da salvação” e o texto que servirá de base para esta mensagem se encontram na carta do apostolo Paulo aos Efésios no cap. 2 vers.8-10 que diz: “Pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não é vosso, é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie. Pois somos obra sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou antes, para que andássemos nelas.” e para entendermos o porque o apostolo Paulo começa estes versículos com a palavra “Graça” nós devemos voltar lá no antigo testamento no Jardim do Edém. Sabemos que quando Adão e Eva desobedeceram a Deus, comendo o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, eles foram banidos do Jardim e se, antes no jardim o homem tinha a vida eterna, agora devido a sua desobediência recebeu de Deus uma vida passageira fora do jardim, e deste ponto em diante tirando a vida de dois homens “Enoque e Elias” que não provaram a morte, todos os homens depois de Adão foram sentenciados a morte, e até nos dias atuais, nem com todo o avanço da ciência, o homem tem o poder sobre o dia da sua morte.

E o próprio Apóstolo Paulo nos fala na sua carta aos Romanos no cap.6 vers.23 “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna passar pela morte, mais dias ou menos dias, ela virá”. Talvez você esteja pensando ou falando: “Mas o que eu tenho a ver com o pecado de Adão”? Afinal foi ele que pecou e não nós, é verdade, no Jardim no Edém foi Adão, mas hoje em dia fora do jardim nós também pecamos contra Deus. Nesta mesma carta no cap. 3 no vers.23 está escrito: “Pois todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus.” Se o pecado começou lá no jardim através de um homem e prossegue pelos tempos através dos homens com a mesma sentença de Deus, a morte Espiritual e a morte física, Deus Jeová movido pelo seu Amor nos traz uma viva esperança de uma nova vida: a vida eterna, que é concedida pela sua “graça”( favor imerecido da parte de Deus Jeová) antes mesmos de nós aceitarmos o Senhor Jesus Cristo como o nosso Senhor e Salvador, o favor de Deus, a sua graça estava sobre nós para nos dar a oportunidade da salvação, por meio da fé , e isto não é vosso, é dom de Deus, em Cristo Jesus. A Bíblia nos diz no Evangelho segundo João no cap.3 vers.16 que: “ Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito para que todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.” Saiba que este favor que nós recebemos de Deus Pai, custou um preço muito alto A graça de Deus em nossas vidas custou o sangue de seu Filho, que derramou na Cruz do calvário para a remição(perdão), dos nossos pecados, então entendemos que a graça de Deus e o começo do caminho, para alcançarmos a salvação e o preço desta salvação já foi pago e não há nada que o homem possa fazer nesta terra de bom, capaz de superar o sacrifício do Senhor na Cruz. Somente por meio da fé, e isto não é vosso, é dom de Deus, somente pela fé no nome de Jesus o homem pode ser salvo. Na carta universal de Tiago no cap. 1 no vers. 17 está escrito: “Toda boa dádiva e todo dom perfeito vem lá do alto descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança ou sombra de variação.” A fé vem de Deus e é revelada na Bíblia Sagrada, por isso a palavra de Deus é uma Fonte de Fé.

Como exemplo que nós somos salvos pela graça de Deus, que há no seu Filho, o Senhor Jesus Cristo e não pelas nossas próprias obras de justiça, eu quero falar um pouco sobre a vida de um homem chamado Cornélio. A Bíblia nós fala no livro de Atos dos apóstolos no cap.10 que: No tempo dos apóstolos havia um homem chamado Cornélio e que este homem era rico, importante, que era piedoso e temente a Deus juntamente com toda a sua família e dava muitas esmolas (obras) ao povo e que constantemente orava a Deus. A Bíblia nos fala que certa vez quando Cornélio orava Deus lhe deu uma visão, e durante esta visão um Anjo do Senhor lhe apareceu e lhe disse: Cornélio as suas orações e as suas esmolas subiram para a memória de Deus, agora envia mensageiros a Jope e manda chamar Pedro, ele dirá o que deves fazer. Pedro escutando a voz do Espírito Santo, atendeu o chamado de Cornélio, veio a sua casa, pregou a salvação que há em Cristo Jesus, o Espírito Santo foi derramado e os que estavam naquela casa foram em seguida batizados. Através da vida de Cornélio nós observamos que, ainda que Deus aprovava as atitudes dele, elas não eram suficientes para salvá-lo.Eu creio que Cornélio buscava a salvação não só dele mas também da sua família e com a resposta que o Anjo lhe deu, nós compreendemos que era isto que ele pedia a Deus. Deus agora manda o Anjo lhe dizer: “Manda os seus servos chamarem o apóstolo Pedro, ele lhe dirá o que deves fazer. Embora Cornélio praticasse boas obras, lhe faltava aceitar o senhor Jesus Cristo como o seu único e suficiente salvador. A esmola que Cornélio doava, não tinha o poder de apagar os seus pecados, mas somente pelo Sangue de Jesus e Deus dava agora esta oportunidade de salvação para Cornélio, e não só a ele, mas a todos os que estavam com ele em sua casa.

Quem sabe você se encontra hoje na mesma posição que estava Cornélio, você tem tido boas intenções, tem ajudado o seu próximo, tem orado ao Senhor , você tem até falado que não faz mal a ninguém, que é uma pessoa boa, Eu quero te dizer uma coisa: Cornélio teve a oportunidade da salvação, ele e sua casa creram na pregação de Pedro e aceitaram o Senhor Jesus e foram batizados, da mesma forma você leitor desta mensagem, Deus está te dando a oportunidade da salvação, basta aceitar o Senhor Jesus Cristo como seu salvador e pedir para ele o perdão dos seus pecados e escrever o seu nome lá no céu, no livro da Vida. Pois somos obra sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou antes, para que andássemos nelas.

As boas obras para os salvos são, frutos da salvação. Certa vez o Senhor Jesus disse: “De fato, o que adianta o homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou o que dará o homem em troca da sua alma?” Não há nada nesta terra, nem outro caminho paralelo e nenhum ato de justiça, que nos pode garantir a salvação, ainda que fôssemos dono do mundo inteiro, não existe nenhuma atitude própria de justiça separada de Jesus, que pode superar o seu sacrifício.

O Caminho da salvação começa na graça de Deus Jeová, no seu Amor e termina numa aceitação pessoal de seu filho o Senhor Jesus, prossegue numa comunhão com o Espírito Santo de Deus e se por uma atitude de um homem ( Adão) nós somos condenados, também por uma única atitude de um só homem, o Senhor Jesus Cristo, nós somos salvos. Esta é a graça salvadora de Deus Jeová. Na carta do apóstolo Paulo a Tito no cap. 3 no vers.4-7 está escrito: “Mas quando se manifestou a benignidade e o Amor pela humanidade da parte de Deus nosso Salvador, não por causa de atos de Justiça praticados por nós, mas por sua misericórdia. Ele nós salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo de Deus, que Ele derramou sobre nós ricamente, por meio de Jesus Cristo nosso salvador, para que sendo justificados por sua graça, nos tornemos seus herdeiros , conforme a esperança da vida eterna. A única atitude que Deus Jeová aceita de nós para o perdão de nossos pecados é a nossa aceitação pessoal de seu Filho e só esta aceitação pode garantir a vida eterna, não a outra forma o próprio Senhor Jesus Cristo disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai a não ser por mim.” Não existe outra forma de se chegar a Deus. Muitos estão enganados, pensando que o fato de serem pessoas bondosas estão salvas, mas se estas pessoas não encontrarem a porta do céu, que é Jesus, não podaram entrar para terem uma vida eterna. Foi o senhor Jesus Cristo que disse: “Eu sou a porta, quem entra por mim será salvo, entrará e sairá e encontrará pastagem.”(Jo 10.9 ).

Agora sim, uma vez salvos em Cristo, nós temos a obrigação de praticarmos as boas obras, porque sabemos que a fé sem as obras está morta, e todas as nossas obras que fazemos é para que o nome de Jesus seja Glorificado, o apóstolo Paulo nos diz na sua primeira carta aos Coríntios no cap.10 vers.31 “Quer comais, quer bebais, quer façais qualquer coisa, fazei tudo para a Glória de Deus.” Praticamos as boas obras para a exaltação de nosso Deus e não para trocarmos por uma salvação, lembre-se sempre que o preço da nossa redenção já foi pago lá na cruz do Calvário, através do Sangue do cordeiro que tira todo o pecado do Mundo, se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar de todos os pecados e nos purificar de toda injustiça, amém.

Graças a Deus em nome do Senhor Jesus Cristo.

Romanos: 8,28: “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que foram chamados segundo o seu propósito.”

Que Deus te abençoe em nome do Senhor Jesus Cristo, Amém.