Crônicas: a oração, o arrependimento e o amor de Deus

“E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra” (II Crônicas 07:14)

Essa á uma das promessas bíblicas que eu mais gosto, pois, se prestarmos atenção, Deus nos dá aí toda a receita para sermos salvos e andarmos sob a cobertura Dele.

Muita gente bate de porta em porta, está perdida. Fracassados, derrotados, tristes, amedrontados, abatidos, sem ver solução para seus problemas, sem ver saída, sem ver uma luz no fim do túnel e tantas outras reclamações. Diante dessa situação, qual é uma das mais populares reações humanas perante esses obstáculos? Nos revoltarmos. E o repertório da revolta é bem vasto:

- Deus não me ouve.

-Deus não liga para mim.

-Deus não me atende.

-Deus me esqueceu.

E a mais grave, em minha opinião:

-Deus não existe.

-Ponto. Ponto final. Deus não existe. Se existisse e se me amasse como tanta gente diz por ai, Ele não me deixaria passar por uma situação dessas. Imagina! Deus não existe. E, se Ele existir, com certeza não me ama, por que não é possível! Tudo dá errado! Tudo sai de uma maneira equivocada!

Muito mais equivocada é essa maneira de pensar, de agir.

Eu acho muito engraçado (na verdade, trágico) quando as pessoas têm esse tipo de mentalidade. Ora, pense comigo: se você faz uma receita de bolo e coloca sal ao invés de açúcar, o seu bolo sairá da maneira correta? Obviamente não. E a culpa é do bolo? Menos ainda, a culpa é sua, que fez o que não devia.

Portanto, é culpa de Deus se a sua vida está um fracasso? Claro que não!

Se você anda por caminhos tortos, errados, faz o que não deve, se mete com quem não deve, não segue as leis Dele, não está nem aí, como pode cobrar Dele o fracasso da sua vida?

Claro: ir á Igreja dá trabalho. Fazer caridade, assistir os que precisam, dá trabalho. Seguir os estatutos que Deus nos deu justamente pensando no nosso bem, na nossa prosperidade, na nossa abundância, por que Deus não iria fazer 12 mandamentos por puro capricho, dá trabalho. É muito mais fácil fazer o errado, o gostoso, e depois pôr a culpa em Deus. “Ora, se Deus é tão bom assim, ele deveria nos dar o que pedimos, resolver os nossos problemas, mesmo nós errando. Afinal, ele não é todo amor e misericórdia? Todo perdão? Toda benevolência?”.

Irmãos, não tentemos enganar a Deus. Grande parte das vezes, essas pessoas pedem perdão e mudam, mas APENAS até conseguir o que queriam. Depois, afastam-se novamente, pois já não lhes é conveniente permanecer. Deus tudo sabe, tudo vê. Ele sabe o que se passa no seu coração, na sua mente, no seu espírito, e sabe EXATAMENTE o que você pretende fazer após Ele atender seu pedido. Por isso não o atende. E por quê? Por que Deus é mau? Por que Ele faz distinção entre seus filhos? Não, mas por que Ele sabe quem se arrependeu de verdade de seus pecados. Quem entendeu sinceramente que estava num caminho maldito, sem perspectiva. Por que Ele sabe quem realmente tem fé Nele, quem realmente crê de todo o coração e de todo o entendimento, como manda os mandamentos.

Quando as pessoas revoltadas duvidam da existência de Deus, e de Seu amor incondicional, é fácil dar uma prova material: que Pai daria seu filho para ser morto cruelmente para salvar a humanidade?

Você, que está lendo esse texto e tem filhos: entregaria seu filho à morte? Claro que não. Por isso você não é Deus.

Outro ponto interessante: “E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face (...)”.

Eu encontro muitas vezes pessoas que não crêem em Deus. Isso é comum. Geralmente, quando pergunto o porquê, tentam falar sobre a falta de provas da existência de Deus [?], mas o que fica realmente gritante é o orgulho: as pessoas sentem-se humilhadas por pedir algo. Sentem-se impotentes, frágeis, dependentes, e isso fere o ego delas.

Mas isso acontece apenas por que elas realmente não conhecem o amor de Deus. Ora, Deus não pede que nos humilhemos à Ele para satisfazer seu ego, e sim para mostrar que precisamos ser humildes, não nos acharmos auto suficiente, por que não somos. Deus sabe de todas as nossas necessidades sem que nós precisemos pedi-las. Mas, então, por que recomenda que oremos a Ele? Exatamente por isso.

Além disso, Deus é todo amor, todo misericórdia, todo piedade. Se o único intuito dele fosse satisfazer seu ego, como pensam os orgulhosos, ao nos ver ajoelhados, pedindo, implorando o que queremos, para que Ele nos atenderia? Ele poderia simplesmente ignorar as nossas orações. Nós na temos o e-mail de Deus, ele não correria o risco de receber uma mensagem com spam. Não temos o endereço de Deus, ele não correria o risco de receber cartas anônimas ou uma bomba nuclear. Ele nos atende por puro amor. A bispa Cléo Ribeiro Rossafa, líder da Igreja Mundial de Cristo e apresentadora do programa Mudança de Vida Hoje, programa esse que eu assisto diariamente e recomendo a todos que assistam também, disse em um de seus últimos programas que Deus adoeceu para que nós sarássemos, empobreceu para que nós enriquecêssemos. Irmãos, Deus fez isso por puro amor. O problema é que esse amor é tão grande, tão sublime, que o ser humano não consegue compreender. Se Ele apenas nos desse o que pedimos, sem que tivéssemos merecimento, Ele não nos amaria, por que não nos corrigiria.

Busquem a Deus. Arrependam-se. Façam uma faxina nas suas vidas, nos seus corações, procurem seus vacilos e peçam perdão a Deus sinceramente, pois Ele apaga todas as nossas faltas. Andem com Ele, pois quem anda com Deus não é qualquer um. É abençoado. E mal nenhum chega à sua tenda.

Que Deus os abençoe.

Caahzita
Enviado por Caahzita em 20/06/2010
Código do texto: T2330887