A ansiosa solicitude pela vida - Vigésimo quinto ao trigésimo quarto versos do 6º capítulo do Evangelho Segundo Mateus

Quando estou muito preocupado costumo ler essa porção das Sagradas Escrituras. Elas me acalmam bastante. Descobri-a antes de ler a Bíblia. Foi quando li, na adolescência, Olhai os lírios do campo, de Érico Veríssimo. A narrativa do grande escritor gaúcho me fez ter curiosidade de procurar na Bíblia essa passagem.

A ansiosa solicitude pela vida

Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes?

Observai as aves do céu; não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves?

Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida?

E por que andais ansiosos quanto ao vestuário? Considerai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham, nem fiam.

Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.

Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós outros, homens de pequena fé?

Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos?

Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas; buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vós serão acrescentadas.

Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal.

(A Bíblia Sagrada [Revista e atualizada no Brasil - 2ª ed.]. Barueri - SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 1993 - p.p. 6 e 7)

Oswaldo Eurico Rodrigues
Enviado por Oswaldo Eurico Rodrigues em 02/07/2010
Reeditado em 02/07/2010
Código do texto: T2354540
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.