Apocalipse: A promessa de consolo

“E um dos anciãos me falou dizendo: Estes que estão de vestidos brancos, quem são e donde vieram? E eu disse-lhe: Senhor, tu sabes. E ele disse-me: Estes são os que vieram de grande tribulação, e lavaram os seus vestidos e os branquearam no sangue do Cordeiro” (AP 07:13-14)

Irmãos, antes de falar sobre esses dois versículos, gostaria imensamente de sugerir que vocês lessem todo o capítulo 07 do livro Apocalipse, por que é uma grande promessa de consolo para os que estão aflitos e angustiados.

Falando do nosso tema de hoje, como estamos fazendo há alguns dias, falemos de mais uma promessa do Senhor: o consolo e a paz para os que “lavarem-se no sangue do Cordeiro”.

Quando é dito lavar-se no sangue do Cordeiro, falamos em seguir a Deus, em voltar-se para Jesus. Em renascer em Cristo, em deixar de lado os pecados, a vida do mundo, cheia de vícios e de excessos, de sentimentos e de práticas condenáveis. Em outras palavras, é ter consciência e tomar posse do fato de que Jesus sofreu tudo o que sofreu e derramou o Seu sangue unicamente para que nós fossemos purificados. Isso é mostrado quando se diz: “e lavaram seus vestidos e os branquearam no sangue do Cordeiro”. Irmãos, o vestido citado é realmente uma peça de roupa? Um pedaço de pano? Não irmãos: os vestidos lavados são os pecados, que lavados no sangue do Cordeiro, são perdoados e esquecidos, são jogados no mar do esquecimento, e branqueados. Isso é citado também em Isaías: “Vinde, então, e argui-me, diz o Senhor: ainda que vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão brancos como a lã” (IS 1:18).

Mas irmãos, para tomarmos posse dessa benção do perdão e da vida nova, devemos nos arrepender sinceramente nos nossos pecados. Não adianta nós pensarmos: “Ah! Eu errei, mas eu peço perdão a Deus e fica tudo certo”. Não é assim que funciona. Qualquer um pode pedir perdão a Deus e ser perdoado, começando uma vida nova, MAS, e esse mas deve ser bem frisado, se arrepender-se sinceramente e estiver realmente disposto a mudar e deixar o pecado de lado. Não adianta tentar enganar a Deus, meus caros, por que Ele conhece cada cantinho do seu coração e cada intenção sua. Foi Ele quem te criou, não se esqueça disso. Se nossos pais nos conhecem pelo modo de falar, de sentar, se eles percebem no ar quando há ago errado, imagine Deus.

Obviamente, ninguém muda do dia para a noite. Como eu ouvi em um culto na Igreja Internacional da Graça de Deus de São Bernardo do Campo, sendo dirigido pelo Pastor Vinicius, se não me engano, ninguém muda do dia para a noite. Ninguém assiste a um culto e vira uma nova pessoa no mesmo instante. É um processo. Mas é um processo que necessita de esforço e boa vontade, necessita de comprometimento. Deus perdoa, mas o que você faz com o perdão? Deus te dá a oportunidade de viver uma vida nova com Ele, mas você agarra essa oportunidade e a aproveita?

Tomando a liberdade de citar mais uma pessoa do meio cristão, como diz a Bispa Cléo Rossafa, líder da Igreja Mundial de Cristo: “Eu peco, mas eu não vivo no pecado. Quando eu peco, é por descuido”. Pecar, nós vamos, infelizmente. Mas não vivamos no pecado irmãos.

Além da parte do pecado, tiramos também outra parte de consolo: “Estes são os que vieram de grande tribulação, e lavaram seus vestidos e os branquearam no sangue do Cordeiro”. Irmãos, nos momentos de tribulação, nós temos que nos manter constantes em Cristo, constantes na crença do poder de Deus, constantes na fé, para que não apenas os nossos pecados, mas os nossos sofrimentos também sejam lavados e branqueados. E, seguindo um pouco nesse mesmo capítulo, ainda temos: “Por que o Cordeiro que está no meio do trono os apascentará, e lhes servirá de guia para as fontes da água da vida; e Deus limpará de seus olhos toda a lágrima” (AP 07:17). Irmãos meus, é mais uma promessa de Deus! A promessa do consolo, da secura de toda a lágrima, do fim de todo sofrimento, de toda dor, MAS, e friso este mas também, para os que não se desviarem do caminho reto de Deus, para aquele que não fizer como Pedro: enquanto olhava firme para Jesus, ele andou sobre as águas. Quando ele começou a prestar atenção ao seu redor, ameaçou afundar. E então, Jesus lhe perguntou: “Homem de pouca fé, por que duvidaste?”. Por que nós duvidamos tanto !? Por que exigimos tantas provas, tantos sinais? Irmãos! Mantenhamos-nos firmes no Senhor! Nós teremos atribulações, sim. Mas não desviemos do caminho, não duvidemos, não endureçamos os nossos corações, para que nossos pecados e também nossas dores sejam branqueadas pelo sangue do Cordeiro, e não vejamos mal algum, em nome de Jesus.

Lave seu coração no sangue do Cordeiro, seu espírito e sua mente.

Paz a todos.

Caahzita
Enviado por Caahzita em 18/07/2010
Código do texto: T2385579