Tipos de crentes

Lembra daquela antiga canção: "Cara de palhaço, roupa de palhaço..."? Pois é... Infelizmente existem certos indivíduos que, como anunciado pelo próprio Jesus Cristo, são o "Joio em meio ao Trigo". Aqui apresento alguns:

1) O CRENTE EXPECTADOR - É aquele que não Adora e nem Louva. É aquela pessoa que está na Igreja somente para assistir; mas, no sentido de estar assentado olhando, comendo, bebendo, recebendo e etc. Pode até ser encontrado em todas as programações, mas não participa ativamente de nenhuma delas; ou seja: Não está nem aí para SERVIR, mas para SER SERVIDO. Não entendeu ainda que "Deus procura adoradores que o adorem em espírito e em verdade". E todos nós sabemos muito bem que "Quem não trabalha, dá trabalho", não é mesmo? Não sejamos como o CRENTE EXPECTADOR... Sejamos, sim, ADORADORES!

2) O CRENTE SECULARIZADO - É aquele que se contamina com as "iguarias do rei"; se alimenta do "feno e da palha" oferecidos pelo falso discurso de uma vida "conectada", em seu sentido mais sórdido e enganoso, que Satanás possa oferecer. Engana a si mesmo por não entender, e não praticar, os ensinos e princípios de Romanos 12.2: "... Não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente...". Vejamos:

a) Não se conformar - no texto, significa "não andar conforme"; não ser idêntico ou não ter a mesma identidade. Quando Paulo assevera: "Não vos conformeis com este século", ele quer dizer "não andeis de forma idêntica aos homens deste século (mundo);

b) "Transformai-vos" - Este termo significa"mudar o modo de vida"; ou seja: O que se fazia antes, agora deve ser deixado para trás. O velho homem já não existe mais porque "tudo se fez novo".

Assim, aquele que continua andando de conformidade com o "mundo" e que, enganando-se a si mesmo, ainda não mudou o seu modo de viver, é o CRENTE SECULARIZADO.

3) O CRENTE RITUALISTA - Como o próprio nome sugere, é aquele que cumpre o ritual. É aquele indivíduo que ora, porque tem que orar; lê a Bíblia, porque tem que ler; vai à Igreja, porque tem que ir. Enfim, o Crente Ritualista cumpre rituais. Na verdade, na verdade, o Crente Ritualista não está preocupado com a COMUNHÃO com Deus e com os irmãos. O que ele consegue vislumbrar é, apenas e tão somente, a obrigação de FAZER; infelizmente o Crente Ritualista não entendeu ainda a importância e o dever de SER.

Precisamos orientar nossas Igrejas sobre o perigo eminente da existência de Crentes Ritualistas em nosso meio. Afinal, "Deus procura adoradores que o adorem em espírito e em verdade".

4) O CRENTE CAMALEÃO - É aquele que se adapta às circuntâncias, dependendo do momento e do local onde está; isto é: quando está rodeado de irmãos da Igreja, ele é "crente" e quando está reunido com os seus colegas ou amigos "não crentes", se adapta àquele meio. Se bobear fuma, bebe e se lança em situações que, normalmente, não deveria praticar por causa do "testemunho" ilibado que o Cristão deve ter. É muito parecido com o CRENTE DENOREX... Aquele que parece, mas não é! Assemelha-se também ao CRENTE CHUCHU, que pega o sabor e o aroma do meio onde está inserido no momento.

Devemos prestar bastante atenção ao que a Palavra de Deus nos adverte: "Se dissermos que mantemos comunhão com ele e andarmos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade" (1Jo 1.6) e "Aquele que diz que permanece nele, esse deve também andar assim como ele andou" (1Jo 2.6).

5) O CRENTE GABRIELA - Seu comportamento é como a canção que apresentava as características da personagem: "Eu nasci assim, eu cresci assim, vou ser sempre assim...". O Crente Gabriela não está pronto para abrir mão de seu próprio "eu". É egoísta! É egocêntrico! Tudo e todos devem estar voltados para ele! Gosta de pensar que é o centro de todas as coisas. O Crente Gabriela, que ainda não entendeu que a Mensagem da Bíblia é CRISTOCÊNTRICA precisa meditar em Romanos 11.36: "Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!"

A Bíblia alerta que "Há caminhos que ao homem parecem direitos; mas, no seu fim são amargos, vão à morte!" (Provérbios 14.12); e, ainda, "Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores" (Salmos 1.1).

Basta de tolerar o que não está certo! Não há dois pesos e duas medidas! O certo é CERTO e o errado é ERRADO! Pastores e líderes em geral, precisamos tomar uma posição! Chega de tolerância com o intolerável! Precisamos anunciar o Evangelho autêntico de Cristo: Arrependimento, Novidade de Vida e a Comunhão Real com Deus e com o próximo.

Graça e Paz!

PaPeL
Enviado por PaPeL em 19/07/2010
Reeditado em 19/07/2010
Código do texto: T2387366
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.