Como se fosse a primeira vez

Certa igreja cristã estava na semana de comemoração dos seus vinte e cinco anos de fundação. A semana toda teve culto, muitos foram convertidos, curados e batizados. Quando chegou ao último dia, um domingo, o pastor daquela igreja cujo pai foi o fundador estava em sua sala se preparando para pregar quando Deus falou ao seu coração pedindo para que mudasse e desistisse do que iria falar e lhe lançou uma mensagem nova, o pastor se perguntou: Senhor, tem certeza que eu pregue esta palavra, eu já tenho tudo pronto, e há uma multidão de gente querendo ouvir algo novo, tudo bem meu Pai, pregarei o que o Senhor quer. O pastor saiu da sua sala e foi para o altar. Ele pousou sua bíblia no púlpito e viu a igreja completamente cheia, dezenas de pessoas ficaram em pé, não queriam perder aquela pregação especial. Então o pastor começou a falar:

“Eu cumprimento os irmãos com a Paz do Senhor, que Ele nos agracie neste dia de festa, que é tão-somente para Ele. Eu peço a todos que abram suas bíblias no Salmo 23”

Neste momento, os fiéis começaram a cochichar entre si: Mas esse salmo todo mundo conhece, achei que seria algo diferente - ou ainda - Que decepção, eu sei esse salmo decor e salteado - e ainda mais - Deveriam ter chamado alguém de fora - os presbíteros também não pouparam o pastor - Imaginei que ele ia fazer algo mais elaborado.

O pastor percebeu o burburinho crítico das pessoas, mas continuou mesmo assim. Ele leu o salmo sozinho e depois começou a pregar.

De fato, este salmo é disparado o mais conhecido, já o exploraram de diversas formas, deram-lhe diversas melodias e ritmos variados. As crianças o aprendem, decoram. Mas, meus irmãos, eu quero fazer uma advertência que o Senhor pediu para fazer, não só em relação a esse salmo, mas para qualquer passagem bíblica: Quando alguém for falar de alguma passagem da bíblia, não diga com orgulho "eu já sei", ou melhor, mesmo sem orgulho, simplesmente não digam que já sabem, apenas incline seus ouvidos e ouçam, porque a palavra de Deus nunca será a mesma, ela é viva, uma verdadeira fonte inesgotável. Dizem que se você ler um livro da literatura, seja qual for ela, você terá uma impressão, se ler outra vez a impressão será outra, se é assim na literatura não inspirada por Deus, imagine do livro que o próprio Deus inspirou. Antes de eu pregar este salmo, incline suas cabeças e oremos: Senhor Pai, peço-lhe que o Senhor abra o meu coração e de todos aqui presentes para que recebamos esta palavra como se fosse a primeira vez e que ela permaneça em nós, mas que quando lermos outro dia, mesmo sozinhos ou no culto, que ela seja diferente, que nos traga outro entendimento e outra mensagem. Senhor livra-nos do orgulho, afinal não conhecemos tudo do Senhor, podemos ler a bíblia inteira que mesmo assim não seremos conhecedores por completo da sua grandeza, é o que te peço no nome do Senhor Jesus, Amém.

Irmãos, vocês conhecem esse salmo, mas vocês conhecem as veredas da justiça, vocês conhecem o vale da sombra da morte ou já passaram por ele? Ou melhor, vocês estão caminhando pelas veredas do Senhor? Eu digo a vocês, que quem nunca passou por esse vale, jamais entenderá, e se acaso passares por uma tremenda provação e não tiver o Senhor ao lado, não suportará passar pelo vale. Ao longo desses vinte e cinco anos essa igreja passou por diversos vales, mas ela superou todos, pois estava como Senhor, muitas pessoas já tentaram acabar com ela, mas não conseguiram porque esse lugar é ungido, e o Senhor quer te ungir também para que você possa estar perante seus inimigos sem que nenhum mal ou vergonha você sofra. Quero concluir dizendo que eu tinha outra palavra preparada, mas Deus quis que eu falasse essa, acredito que Ele está dando um aviso, para que sejamos mais humildes, que recebamos a palavra como criança que está aprendendo a ler, pode ser que quando você leu o salmo 23 pela primeira vez você tenha tido uma impressão, hoje a impressão é outra, permitam-se ser transformados pelo Espírito Santo que dará o entendimento da palavra e que o Senhor venha sobre nós nesse dia até que o Seu Filho venha.

20/07/2010

Miguel Rodrigues
Enviado por Miguel Rodrigues em 20/07/2010
Reeditado em 21/07/2010
Código do texto: T2388967
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.