Os Três Reinos: I - Os Minerais e as Plantas; II - Os animais e o Homem; III - Metempsicose

Como caracterizam-se os Reinos Mineral e Vegetal?

Os minerais caracterizam-se pelas inúmeras variedades e combinações dos corpos simples da natureza, tal reino constitui-se a partir da agregação da matéria sob o impulso das leis de atração e coesão que unem e equilibram os átomos em estruturas simples ou complexas. Embora sua composição pela matéria seja inerte, e sendo assim, sem vitalidade, neste reino encontra-se, latente, o suporte necessário à manifestação da vida que despontará no reino vegetal.

Os vegetais embora possuam fisiologia específica, não têm consciência de sua existência; não pensam e não têm mais do que vida orgânica, portanto, não experimentam sensações, nem sofrem ao serem mutiladas, fisicamente são afetadas por ações sobre a matéria, mas não têm percepções, consequentemente,não têm a sensação da dor.

Do ponto de vista da inteligência, em que diferenciam-se os Reinos Hominal e Animal?

Certos animais têm notória superioridade sobre certos homens, o homem é um ser à parte, que desce, às vezes, muito abaixo. Porém, no físico, o homem é como os animais e menos provido que muitos deles, pois suas necessidades de sobrevivência, são providas pela própria natureza, ao passo que o homem precisa usar a inteligência para inventar os meios adequados a fim de suprir suas necessidades materiais.

Os animais, agem por instinto, porém alguns expressam-se por uma vontade determinada, provando ter uma inteligência rudimentar e limitada.

Eles também não possuem uma linguagem formada por sílabas e palavras, mas existem formas de se comunicarem, de acordo com as suas necessidades.

Apesar de não desfrutarem do livre-arbítrio, os animais têm liberdade de ação limitada e restrita aos atos da vida material, por possuírem uma inteligência limitada, que os possibilita para tal, Porém, se possuem uma inteligência que lhes faculta certa liberdade de ação, é porque neles há um princípio independente de matéria que sobrevive ao corpo, pode ser chamado de "alma", mas é inferior à do homem, após a morte conservam sua individualidade, mas não a consciência d si mesmos, uma vez que a vida inteligente permanece em estado latente. Ficam numa espécie de erraticidade, pois não estão unidos à matéria, mas nem por isso são Espíritos errantes.

Estes acompanham a lei do progresso e nos mundos superiores suas possibilidades são bem mais desenvolvidas, embora permanecendo sempre inferiores e submetidos aos homens; toda evolução, inclusive a animal, decorre em função da ordem natural das coisas. Mesmo nestes mundos e por não possuírem o livre arbítrio, não passam pelo processo expiatório e ignoram a existência de Deus. A inteligência do homem e a dos animais, portanto, procede de um mesmo princípio inteligente e imanente nos reinos da natureza, porém o reino animal é a última etapa em que este princípio estagia em busca da sua individualização plena e responsável da sua consciência, já no reino hominal, lhe trará a condição de Espírito perfectível.

Após a morte, o princípio inteligente dos animais conserva a sua individualidade e a consciência de si mesmo? Comente.

Após a morte, os animais conservam sim, a sua individualidade, mas não a consciência de si mesmo, uma vez que a vida inteligente permanece em estado latente. Ficam numa espécie de erraticidade, pois não estão unidos à matéria, mas nem por isso são Espíritos errantes. Espírito errante é um ser que pensa e age por sua livre e espontânea vontade, os dos animais não têm a mesma faculdade.

Roseli Princhatti
Enviado por Roseli Princhatti em 25/07/2010
Código do texto: T2399345
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.