Deus e os jovens

“Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento”. (EC 12: 01)

Irmãos, o capítulo 12 do Livro do Pregador, ou Eclesiastes, chama-se “A mocidade deve preparar-se para a velhice e para a morte”, e é a mais pura verdade. É interessante, por que parece que os jovens se esquecem que não são eternos, que eles não vão ficar na terra eternamente. Que o Reino de Deus não é deste mundo.

A juventude de hoje em dia está ocupada demais com as baladas, com as festas, com os namoros desenfreados, sem a direção de Deus, com as drogas. É difícil um jovem que se preocupe em arrumar um bom emprego ou passar em um vestibular, embora mesmo esses muitas vezes esqueçam-se de Deus tanto quanto os outros. E quantos pais estão irrepreensíveis diante do Senhor para que possam orientar os seus filhos através do bom exemplo?

Precisamos mostrar aos nossos jovens que os atos que são praticados por eles têm conseqüência e não se pode fugir delas. Quantas pessoas de meia idade, pessoas até da terceira idade, estão doentes fisicamente, com inúmeros problemas de saúde, ou até doentes espiritualmente, com depressões, culpas variadas, etc. Conversando com essas pessoas, muitas vezes encontramos a causa, ou as causas, de todo esse sofrimento em atos praticados na sua mocidade.

Irmãos, os pais e responsáveis, a família de uma forma geral, precisa orientar os jovens a seguir o caminho de Jesus, a ter fé, a seguir a Palavra de Deus, a seguir os mandamentos e os estatutos de Deus, por que essa plantação feita na juventude será colhida na velhice e garantirá uma velhice abençoada por Deus, tranqüila.

Os jovens precisam lembrar-se do Senhor ainda na juventude, na mocidade, como é dito em Eclesiastes. Precisam ter a direção de Deus para serem adultos de Deus, idosos de Deus, pessoas de Deus, vitoriosas, bem sucedidas em todas as áreas da vida, como está na Palavra do Senhor: “Em tudo sereis mais que vencedores”. Os jovens precisam se conscientizar de que precisam de Deus, de que não são auto-suficientes. Precisam saber que o sexo desenfreado e à torto e à direito não agrada a Deus, que as drogas não agradam a Deus, que a mentira não agrada a Deus, que os vícios do cigarro e da bebida não agradam a Deus e precisam saber que, se Deus não se agradar em nós, é impossível que Ele nos abençoe, por que Ele não pode entrar em contradição com a Sua palavra.

Irmãos, precisamos mostrar para os nossos jovens que se eles querem ter uma vida feliz, abençoada e próspera verdadeiramente, precisam dizer “não” às tentações do mundo e dizer “sim” a Deus, sem se importar com o que os coleguinhas de balada e de perdição irão pensar. O que interessa a opinião do mundo quando se tem a aprovação de Deus?

Precisamos mostrar a glória de Deus aos nossos jovens desde cedo para que não cheguem os anos aos quais venham a dizer: “Não tenho contentamento”. Se tiverem Jesus em suas vidas, irão dizer: “Minha vida valeu a pena e foi abençoada, e eu sei que tenho minha morada me esperando ao lado do Pai”.

Paz a todos.

Caahzita
Enviado por Caahzita em 26/07/2010
Código do texto: T2401119