Quando, por quê, quem, onde devo louvar a Deus?

Texto: Salmos 150:6 Todo ser que respira louve ao SENHOR. Aleluia!

Introdução:

Na Bíblia Sagrada podemos ver uma grande quantidade de poemas destinados ao louvor a Deus, e em diversas circunstâncias podemos é expresso o louvor a Deus, os Israelitas eram conhecidos na antiguidade devida os louvores escritos por eles. Podemos como exemplo a as seguintes composições: o Cântico de Moisés em Ex. 15, que celebra a vitória de Deus sobre os que perseguiam o seu povo; O Cântico do Poço em Nm. 21:17-19 que agradece a provisão de Deus mediante a seca do deserto; O Cântico de Débora em Jz. 5 que engrandece a Deus que pela vitória e o despertar de Israel; O Cântico do Lamento de David pela Morte de Jonas e Saul em 2 Sm 1:19-27 que traz um louvor a Deus por ter dado a chance de David tê-los conhecido e expressa a tristeza de seu coração. Estes poemas e muitos outros trazem o significado da existência humana que é de louvar a Deus.

Contudo podemos ver na Bíblia um livro que nos dá o sentido exato da expressão do louvor que é o livro de salmos. Uma coletânea de diversos poemas reunidos provavelmente no século III a. C. por um dos funcionários do templo no período pó exílio. O titulo original é diferente do dado pela Septuaginta, o titulo em hebraico é tephillot, que significa orações propriamente dita. Então o Livro de Salmos era usado para rezas nos Templos de Zorobabel e do Herodes, e nas sinagogas. No novo testamento ele já é dito como o livro dos salmos (Lc 20:42; At. 1:20).

Neste compendio tem a reunião de cinco livro que fazem relação com o Pentateuco, e dentro deles vários poemas que nos trazem assuntos que podemos aprender o ato de louvor a Deus. Para identificar a sua abordagem prática foi dado o entendimento segundo a classificação de momentos poéticos, ou seja, circunstancias pela qual tal poema fora escrito. Em analise de seu conteúdo podemos identificar estes salmos como: orações do individuo (e.g Sl 3; 7; 8); Louvor do individuo pelo livramento de Deus (e.g. Sl. 30;34); Louvores da comunidade (e.g Sl 12; 44; 79); louvor da comunidade pelo salvamento por Deus (e.g. Sl 66; 75); confissões de confiança no Senhor (e.g Sl 11, 16 e 52); hinos em louvor à majestade e à virtude de Deus (e.g. Sl 8, 19, 29 e 65); cânticos que celebra a soberania de Deus (Sl 47 e 93-99); cânticos da cidade celestial (Sl 46; 48; 76; 84; 122; 126; 129 e 137) e outros cânticos... Todos estes nos demonstram o grande propósito de Deus sobre sua criação, que é o do louvor a Ele (Salmos 148:7 Louvai ao SENHOR da terra, monstros marinhos e abismos todos; Salmos 148:8 fogo e saraiva, neve e vapor e ventos procelosos que lhe executam a palavra; Salmos 148:9 montes e todos os outeiros, árvores frutíferas e todos os cedros; Salmos 148:10 feras e gados, répteis e voláteis; Salmos 148:11 reis da terra e todos os povos, príncipes e todos os juízes da terra), indubitavelmente esta é a vontade do Senhor, mas o que é o louvor?

1) Louvor:

Louvar é um ato de reconhecimento da glória de Deus sobre todos, ou seja, adorar (Salmos 47:2 Pois o SENHOR Altíssimo é tremendo, é o grande rei de toda a terra.), o cristão ele deve exprimir de seu espírito o verdadeiro louvor (João 4:23 Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores.), o ato de adorar não é um ato litúrgico é sim uma expressão da verdadeira necessidade de Deus na vida daquele que compreenderam a verdadeira vida em Deus (Salmos 42:1 Como suspira a corça pelas correntes das águas, assim, por ti, ó Deus, suspira a minha alma.), o louvor quando é manifestado em um adorador é para a sua alma dizer que adora ao Senhor pela necessidade de tê-lo em sua vida.

O povo de Israel louva a Deus no livro de Salmos por aquilo que o Senhor representa na história de sua existência (Salmos 44:1 Ouvimos, ó Deus, com os próprios ouvidos; nossos pais nos têm contado o que outrora fizeste, em seus dias.), os salmistas sabiam que Israel só existia por que Deus era com eles, hoje na história da igreja universal de Cristo não é diferente, o que louva a Deus o louva pelas graças de Deus em suas vidas, por Deus não o abandonarem. O ato de bendizer a Deus em louvor é a consagração do ser a Ele (Salmos 45:1 De boas palavras transborda o meu coração. Ao Rei consagro o que compus; a minha língua é como a pena de habilidoso escritor.), a gratidão de ter Deus em sua vida deve ser a mais completa entrega em adoração de uma pessoa, adorar é confessar quem Deus é na sua vida independentemente da situação que você está passando no momento, porque em todo este momento Deus é Deus no seu viver (Salmos 46:1 Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações.), este momento de confessar segurança em Deus é apura expressão de louvor.

O louvor a Deus é o ato de estar reconhecendo a extrema necessidade de Deus (Salmos 63:1 Ó Deus, tu és o meu Deus forte; eu te busco ansiosamente; a minha alma tem sede de ti; meu corpo te almeja, como terra árida, exausta, sem água.), quando compreendemos o que é louvor e o praticamos com inteireza somos fortalecidos na força de Deus, e isto vai criar em nós uma ansiedade incontrolável de buscar a sua presença, será como uma pessoa que transita num deserto e o seu corpo clamam por águas, águas refrigeradoras, de vida e de vitalidade de Deus.

O que compreende a grandeza de Deus, enxerga o verdadeiro anseio da natureza humana, que é o de estar na presença de Deus (Salmos 63:2 Assim, eu te contemplo no santuário, para ver a tua força e a tua glória.), este louvor é reconhecer a força de Deus em nosso viver e mergulhar em sua glória, este é o louvor sincero, que eleva a presença de Deus em todos os campos de sua vida (Salmos 84:2 A minha alma suspira e desfalece pelos átrios do SENHOR; o meu coração e a minha carne exultam pelo Deus vivo!; Salmos 143:6 A ti levanto as mãos; a minha alma anseia por ti, como terra sedenta.), esta é a razão do viver, de quem tem Deus em sua vida, a graça é a chance de Deus ao ser humano de estar na sua presença. O louvor é a necessidade súbita do homem em estar na presença de Deus (Salmos 143:7 Dá-te pressa, SENHOR, em responder-me; o espírito me desfalece; não me escondas a tua face, para que eu não me torne como os que baixam à cova.), e este louva a Deus em todos os momentos de sua vida.

2) Quando, por quê, quem, onde deve louvar a Deus?

A maior parte das pessoas quando procuram a Deus é por estarem em situações de aflições e no momento de agradecerem a Deus por a terem livrado-as destas elas viram as costas, outros, porém, vivem de maneira antônima, só servem a Deus e o louvam quando está tudo bem, e quando as aflições do dia a dia se levantam deixam a Deus. É incrível como a religiosidade do ser humano anda de acordo com as circunstanciais do viver. E mediante a isto nos perguntamos quando, por quê, quem, onde deve louvar a Deus?

a) Quando louvar a Deus?

Aquele que louva a Deus deve louvá-lo de dentro para fora (Salmos 146: 1 Aleluia! Louva, ó minha alma, ao SENHOR.), isto vai gerar no adorador um ato de obediência a Deus, pois o mesmo, guardou em seu coração o caminho reto de seus ensinamentos (Salmos 103:1 Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e tudo o que há em mim bendiga ao seu santo nome.), e nisto a sua entrega será inteira e perfeita, em todas as áreas da sua vida será para adorar a Deus nesta hora será fácil descobrir quando adorar ao Senhor.

A palavra de Deus nos fala quando louvá-lo (Salmos 146: 2 Louvarei ao SENHOR durante a minha vida; cantarei louvores ao meu Deus, enquanto eu viver.) enquanto nós tivermos fôlego neste mundo devemos louvar o Senhor, não apenas em momento bons, mas durante em todo viver devemos louvar o Senhor, (Salmos 63:4. Assim, cumpre-me bendizer-te enquanto eu viver; em teu nome, levanto as mãos.) o nosso dever neste mundo é louvar a Deus, enquanto haver vida, devemos erguer as nossas mãos e clamarmos ao Pai eterno. O louvor deverá ser para sempre interrupto (Salmos 71:14-15 Quanto a mim, esperarei sempre e te louvarei mais e mais. A minha boca relatará a tua justiça e de contínuo os feitos da tua salvação, ainda que eu não saiba o seu número.), em nossos lábios uma expressão continua de adoração pelos feitos e pela salvação de Deus em nosso viver, pela sua graça incontável sobre o nosso viver.

Os que confiam em Deus deverão exaltá-lo para sempre, sem medidas, sem reservas, porque ele é o Deus supremo, Rei dos Reis e Senhor dos Senhores (Salmos 145:1 Exaltar-te-ei, ó Deus meu e Rei; bendirei o teu nome para todo o sempre. Salmos 145:2 Todos os dias te bendirei e louvarei o teu nome para todo o sempre.), bendito é o Deus eterno, esta adoração não se limitará a este mundo mas estará presente em toda a eternidade (Apocalipse 7:9 Depois destas coisas, vi, e eis grande multidão que ninguém podia enumerar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, em pé diante do trono e diante do Cordeiro, vestidos de vestiduras brancas, com palmas nas mãos; Apocalipse 7:10 e clamavam em grande voz, dizendo: Ao nosso Deus, que se assenta no trono, e ao Cordeiro, pertence a salvação. Apocalipse 7:11 Todos os anjos estavam de pé rodeando o trono, os anciãos e os quatro seres viventes, e ante o trono se prostraram sobre o seu rosto, e adoraram a Deus, Apocalipse 7:12 dizendo: Amém! O louvor, e a glória, e a sabedoria, e as ações de graças, e a honra, e o poder, e a força sejam ao nosso Deus, pelos séculos dos séculos. Amém!

Apocalipse 7:13 Um dos anciãos tomou a palavra, dizendo: Estes, que se vestem de vestiduras brancas, quem são e donde vieram? Apocalipse 7:14 Respondi-lhe: meu Senhor, tu o sabes. Ele, então, me disse: São estes os que vêm da grande tribulação, lavaram suas vestiduras e as alvejaram no sangue do Cordeiro, Apocalipse 7:15 razão por que se acham diante do trono de Deus e o servem de dia e de noite no seu santuário; e aquele que se assenta no trono estenderá sobre eles o seu tabernáculo. Apocalipse 7:16 Jamais terão fome, nunca mais terão sede, não cairá sobre eles o sol, nem ardor algum, Apocalipse 7:17 pois o Cordeiro que se encontra no meio do trono os apascentará e os guiará para as fontes da água da vida. E Deus lhes enxugará dos olhos toda lágrima.), glorias a Deus! Todos que louva a Deus em todos os momentos de suas vidas, o louvaram na eternidade, sem as atribulações do presente, pois foram fieis a Deus.

b) Por quê devo adorar ao Senhor?

Por quê devo adorar ao Senhor? Uma vez evangelizando me perguntaram desta forma, são varias respostas Bíblicas para tal pergunta. Nos Salmos 147:1 nos responde de maneira completa quando nos diz (Louvai ao SENHOR, porque é bom e amável cantar louvores ao nosso Deus; fica-lhe bem o cântico de louvor.), devemos louvá-lo, pois só ele é digno de ser louvado, é a natureza do ser humanos dar-lhe louvores e honras, se nós não o louvamos haverá em nós um vazio existencial (Salmos 63:3 Porque a tua graça é melhor do que a vida; os meus lábios te louvam.), não sentido na vida se não for para louvar o Senhor, a filosofia pergunta qual o sentido da vida, já a teologia afirma que o sentido da vida é adorar a Deus, então cumpre o conselho da bíblia louve o Senhor (Salmos 135:3 Louvai ao SENHOR, porque o SENHOR é bom; cantai louvores ao seu nome, porque é agradável.).

Este louvor é porque Deus nos deu a chance de estarmos em Sua Casa (Salmos 122:1 Alegrei-me quando me disseram: Vamos à Casa do SENHOR.) este é um dos principais motivos para louvarmos, pois Ele nos deu tal chance, uma chance eterna, pelo sangue de seu cordeiro nos conquistou para a eternidade (Apocalipse 5:9 e entoavam novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro e de abrir-lhe os selos, porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus os que procedem de toda tribo, língua, povo e nação Apocalipse 5:10 e para o nosso Deus os constituíste reino e sacerdotes; e reinarão sobre a terra. Apocalipse 5:11 Vi e ouvi uma voz de muitos anjos ao redor do trono, dos seres viventes e dos anciãos, cujo número era de milhões de milhões e milhares de milhares, Apocalipse 5:12 proclamando em grande voz: Digno é o Cordeiro que foi morto de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e louvor.

Apocalipse 5:13 Então, ouvi que toda criatura que há no céu e sobre a terra, debaixo da terra e sobre o mar, e tudo o que neles há, estava dizendo: Àquele que está sentado no trono e ao Cordeiro, seja o louvor, e a honra, e a glória, e o domínio pelos séculos dos séculos. Apocalipse 5:14 E os quatro seres viventes respondiam: Amém! Também os anciãos prostraram-se e adoraram.), é por este motivo louvamos a Deus por sermos comprados por Ele, para eternidade.

É porquê devo adorar ao Senhor? Simplesmente pelo fato dEle ter julgado retamente as nações, e os povos que nelas habitaram não se queixaram de injustiça, por ter se demonstrado como galardoador dos que confiam nEle, por ter nos salvado e por ser o Único Senhor e Salvador do mundo (Apocalipse 19:1 Depois destas coisas, ouvi no céu uma como grande voz de numerosa multidão, dizendo: Aleluia! A salvação, e a glória, e o poder são do nosso Deus, Apocalipse 19:2 porquanto verdadeiros e justos são os seus juízos, pois julgou a grande meretriz que corrompia a terra com a sua prostituição e das mãos dela vingou o sangue dos seus servos. Apocalipse 19:3 Segunda vez disseram: Aleluia! E a sua fumaça sobe pelos séculos dos séculos. Apocalipse 19:4 Os vinte e quatro anciãos e os quatro seres viventes prostraram-se e adoraram a Deus, que se acha sentado no trono, dizendo: Amém! Aleluia!

Apocalipse 19:5 Saiu uma voz do trono, exclamando: Dai louvores ao nosso Deus, todos os seus servos, os que o temeis, os pequenos e os grandes. Apocalipse 19:6 Então, ouvi uma como voz de numerosa multidão, como de muitas águas e como de fortes trovões, dizendo: Aleluia! Pois reina o Senhor, nosso Deus, o Todo-Poderoso.).

C) Quem deve adorar a Deus?

Muitos que falam sobre o louvor a Deus não enxergam a grandeza do louvor ao Senhor, quem deve louvar a Deus? Esta pergunta é mais bem respondida quando lemos o Salmo 148, o louvor a Deus deve ser prestado a toda criatura nos céus e na terra, o louvor a Deus é dado pela sua soberania e poder (Salmos 103:20-21 Bendizei ao SENHOR, todos os seus anjos, valorosos em poder, que executais as suas ordens e lhe obedeceis à palavra. Bendizei ao SENHOR, todos os seus exércitos, vós, ministros seus, que fazeis a sua vontade.), todos que estão diante de Deus deve louvor a sua glória. A este Deus supremo tudo lhe tributa louvor, seres ou apenas elementos deste mundo em que vivemos (Salmos 148: 3-4 Louvai-o, sol e lua; louvai-o, todas as estrelas luzentes. Louvai-o, céus dos céus e as águas que estão acima do firmamento.), tudo o que vemos e o que vemos está debaixo de sua regência.

Por que todos devem louvar a Deus? A Palavra do Senhor nos responde (Salmos 148: 5 Louvem o nome do SENHOR, pois mandou ele, e foram criados.), pois a voz de Deus se fez ressoar e todos passaram a existir, a fonte criadora é o Grande Criador (Salmos 33:6 Os céus por sua palavra se fizeram, e, pelo sopro de sua boca, o exército deles.), ou seja, Deus, todos os seres lhe devem louvor por Ele ser a fonte primaria de vida de tudo e todos (Salmos 33:8-9 Tema ao SENHOR toda a terra, temam-no todos os habitantes do mundo. Pois ele falou, e tudo se fez; ele ordenou, e tudo passou a existir.).

O mundo prestara o louvor a Deus, mesmo aqueles que hoje não lhe louvam, ao de dobrar o joelho perante Ele (Salmos 72:11 E todos os reis se prostrem perante ele; todas as nações o sirvam. Romanos 14:11 Como está escrito: Por minha vida, diz o Senhor, diante de mim se dobrará todo joelho, e toda língua dará louvores a Deus.), não tem como fugir o Senhor será louvado e adorado por todos mesmo que hoje não se rendem a Ele se rederam, então o melhor é que o louvem agora por vontade própria, esquecendo de sua arrogância e prepotência, rendido aos pés do único Senhor (Salmos 2:10-11 Agora, pois, ó reis, sede prudentes; deixai-vos advertir, juízes da terra. Servi ao SENHOR com temor e alegrai-vos nele com tremor.), pois no fim o Senhor Jesus vencerá todo o poder da terra (Apocalipse 11:15 O sétimo anjo tocou a trombeta, e houve no céu grandes vozes, dizendo: O reino do mundo se tornou de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará pelos séculos dos séculos. Apocalipse 17:14 Pelejarão eles contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, pois é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão também os chamados, eleitos e fiéis que se acham com ele.), e todos ficaram diante dEle, vencidos pelo o único Vencedor e Rei (Salmos 86:9 Todas as nações que fizeste virão, prostrar-se-ão diante de ti, Senhor, e glorificarão o teu nome. Apocalipse 21:26 E lhe trarão a glória e a honra das nações.), glória seja dada a Deus!!!

c) Onde devo louvar a Deus?

Devemos ter uma comunhão intensa com Deus a respeito do louvor (Salmos 71:14 Quanto a mim, esperarei sempre e te louvarei mais e mais. Salmos 71:23 Os meus lábios exultarão quando eu te salmodiar; também exultará a minha alma, que remiste.), e esta intensidade irá nos demonstrar a onde temos de louvá-lo. Nas Sagradas Escrituras e em especial no livro dos Salmos vemos que em todo o lugar e em toda circunstancia é para louvar o Senhor, em Salmos 149, nos é dada a grande resposta de onde louvar a Deus.

Em primeiro lugar o Senhor deve ser louvado na Igreja, no seu Santuário (Salmos 149: 1 Aleluia! Cantai ao SENHOR um novo cântico e o seu louvor, na assembléia dos santos.), os que habitam na Casa do Senhor devem lhe render graças e louvores eternos a aquele que fez maravilhas em seu meio e pela sua força nos deu vitória (Salmos 98:1 Cantai ao SENHOR um cântico novo, porque ele tem feito maravilhas; a sua destra e o seu braço santo lhe alcançaram a vitória.). Deus nos deu a sua fidelidade de presente nos abençoando de maneira sem-igual (Salmos 89:5 Celebram os céus as tuas maravilhas, ó SENHOR, e, na assembléia dos santos, a tua fidelidade).

Devemos louvar a Deus em nosso leito, seja este de descanso ou de dor, mas o louvor não deve ser retido de maneira alguma (Salmos 149:5 Exultem de glória os santos, no seu leito cantem de júbilo.) o louvor a Deus é o ato de reconhecer o cuidado de Deus em nossas vidas, é saber que quando o dia levanta o Senhor nos dá misericórdia e a noite em vez de males é o seu louvor que se faz presente em nossos lábios (Salmos 42:8 Contudo, o SENHOR, durante o dia, me concede a sua misericórdia, e à noite comigo está o seu cântico, uma oração ao Deus da minha vida.) e sabemos que podemos louvar a Deus em nosso leito porque a sua fidelidade é presente em nossas vidas (Salmos 92:2 anunciar de manhã a tua misericórdia e, durante as noites, a tua fidelidade).

Nós devemos também louvar a Deus quando estamos em guerra, em circunstancias adversa (Salmos 149:6 Nos seus lábios estejam os altos louvores de Deus, nas suas mãos, espada de dois gumes), na guerra devemos louvar a Deus sem reservas porque Ele nos fará triunfar em meio os problemas, em meio às guerras do dia a dia, o louvor na hora da guerra é o ato de invocar o nome de Deus, e Ele com certeza te atenderá e o libertará das mãos dos seus inimigos (Salmos 18:3 Invoco o SENHOR, digno de ser louvado, e serei salvo dos meus inimigos.), é a força do poder de Deus manifesta em sua vida e isto operará grandezas sobre ti (Salmos 66:3 Dizei a Deus: Que tremendos são os teus feitos! Pela grandeza do teu poder, a ti se mostram submissos os teus inimigos.), não há inimigo maior do que o Senhor Deus, Ele é magnânimo e excelso sobre todos e tudo Ele reina e é mui digno de ser louvado (Salmos 95:3 Porque o SENHOR é o Deus supremo e o grande Rei acima de todos os deuses.).

Devemos louvar a Deus em todos os lugares, em todos os momentos de nossa vida, em nossos lábios deve haver o louvor de Deus, não a nada neste mundo que poderá tirar o louvor de seus lábios.

Conclusão:

Podemos ver neste estudo que o louvor é um ato de reconhecer a soberania de Deus em todas as áreas de nossa vida (Salmos 99:3 Celebrem eles o teu nome grande e tremendo, porque é santo.), Deus é soberano e por este motivo concedeu vitória ao seu povo pela sua salvação e isto será entoado em louvor por todos neste mundo (Filipenses 2:9-11 Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.).

Ao descobrir o que é louvor vemos quando devemos louvá-lo (Salmos 145:1-2 Exaltar-te-ei, ó Deus meu e Rei; bendirei o teu nome para todo o sempre. Todos os dias te bendirei e louvarei o teu nome para todo o sempre.) e a resposta é simples como o salmista expressa, devo louvar a Deus em todo o dia da minha vida, e na eternidade, em todo tempo é para louvar a Deus, não apenas em bons momentos mas também nos momentos de grande aflição. E é mostrado nas Escrituras que todos devem prestar louvor a Deus (Salmos 148:2 Louvai-o, todos os seus anjos; louvai-o, todas as suas legiões celestes.), não há ser que não prestará louvor ao Senhor, dos maiores seres aos menores, dos seres celestiais rebeldes ou não prestaram o reconhecimento da soberania de Deus. E compreendemos que em todos os lugares e em todas as situações é onde devo louvar a Deus como está no Salmo 149, na congregação, no leito, no trabalho, no lar em guerras devemos louvar sempre o Senhor.

O livro de Salmos tem como objetivo revelar o coração do homem a Deus, expressando toda sinceridade e dor, mas trazendo a certeza que Deus está no controle deste problema, e com isto este livro torna um veiculo da expressão do povo a Deus, sendo utilizado para relatara sentimentos que muitas das vezes não conseguimos falar, mas este escrito ali nos Salmos. Quando olhamos em relação ao povo de Israel este livro expressa o anseio pela vinda do Messias que seria a única salvação para este povo, e isto tudo em formas de hinos, este livro é sem sombra de dúvida a mais bela coletânea de hinos já vista pelo o homem.