Aliança da Ciência com a Religião - A Nova Era

Qual o objeto da Ciência e o da Religião e por que incompatibilizavam-se no passado?

A Ciência busca a verdade por meio da razão e a Religião busca a verdade por meio da fé.

Cada uma encarando as coisas de seu ponto de vista exclusivo, Ciência e Religião repeliam-se.

Se é exato que a Religião não pode prescindir dos fatos naturais comprovados pela Ciência, esta, por sua vez, jamais atingiria seu fim último ao desprezar a realidade espiritual.

Em que contexto histórico surgiu a Doutrina Espírita?

No século XVIII, chamado o "século das luzes", surge o movimento intelectual conhecido como Iluminismo, o qual exalta a capacidade humana de conhecer e agir à luz da razão. Em lugar de explicações religiosas, o Iluminismo funda a lei moral na lei natural e na própria razão. É nesse contexto que surge a Doutrina Espírita no século XIX realizando a tão pretendida aliança da fé com a razão, da Religião com a Ciência.

Em que Ciência e Religião podem colaborar mutuamente para a chamada Nova Era?

É toda uma revolução moral que se realiza nessa passagem para a chamada Civilização do Espírito, que há de desenvolver-se gerada por interesses morais e a Religião há de dinamizar-se fundamentada na fenomenologia científica e na razão filosófica.

Bibliografia: ESE, Capítulo I, itens 8, 9 e 10.

Roseli Princhatti
Enviado por Roseli Princhatti em 30/07/2010
Reeditado em 07/08/2010
Código do texto: T2409090
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.