Lições do Nascimento de Jesus Cristo

1. A obra que Deus faz na terra é personalizada. Ele se recusa a fazer qualquer coisa sem a participação das pessoas. Basta observarmos nestes oito versículos (Mt 1.18-25) e encontraremos ao menos sete pessoas: Jesus Cristo, Maria, José, Espírito Santo, anjo do Senhor, Davi, Deus. Por isso, não devemos alimentar a idéia de um Deus impessoal, como no budismo e no hinduísmo. Não podemos imaginá-lo como uma força energética, como no esoterismo. Nem podemos desmistificá-lo como no materialismo. Deus é um ser, uma pessoa, e se relaciona de maneira pessoal.

2. Existe uma ordem no relacionamento. É a ordem hierárquica. Deus acima – homens abaixo. Isto deve ser compreendido imediatamente, como mostra a concepção de Maria “antes de se casar com José”. A vida de Maria já estava programada para seguir sua rotina. Na ordem natural nada havia de errado nisto, mas ao ser escolhida por Deus para trazer o Messias ao mundo fez-se necessário rever as prioridades. Entre ela e Deus havia José, e neste caso, a ordem precisa ser alterada. Primeiro deve vir Deus, depois Maria e por último, José. Quem descobrir qual a ordem hierárquica dos planos de Deus será um bem-aventurado e evitará entrar em conflitos contra o Senhor da vida.

3. Sempre que Deus se mostrar na estrada da vida de alguém será para transcender o natural. Ele não fará coisa alguma sem o seu Espírito Santo, e isto mostra que o caráter de suas obras é sempre espiritual, ou seja, de outra natureza. Ele vem de fora da criação! Age como supremo conhecedor de todas as coisas: do que tem a ser feito, como, onde, quando e por quem.

Rogério de Sousa
Enviado por Rogério de Sousa em 31/07/2010
Reeditado em 07/01/2016
Código do texto: T2409705
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.