Falar uma coisa e fazer outra não agrada a Jesus

“Observai, pois, e praticai tudo o que vos disserem; mas não procedais em conformidade com as suas obras, por que dizem e não praticam” (MT 23: 3)

Irmãos, quantos de nós, ao sermos procurados por amigos, familiares, conhecidos e etc, damos conselhos que não seguimos?

Quantas vezes damos a melhor opinião do mundo, aconselhamos, resolvemos o problema da outra pessoa e dizemos mentalmente: “Eu resolvo a vida dos outros, mas a minha não”? Ou dizemos também: “Eu deveria usar esse conselho para mim mesmo”?

Quando fazemos isso, não somos hipócritas como os fariseus e os escribas que Jesus condenava? Quando fazemos isso, estamos sim sendo hipócritas. E, sendo hipócritas, temos condições de dar o conselho que seja?

Irmãos, cada um deve procurar resolver seus próprios problemas ANTES de resolver os dos outros. Não prego aqui o individualismo ou o egoísmo, não é isso. Mas como nós podemos resolver a vida dos outros tendo a nossa própria vida numa bagunça sem tamanho?

Imaginem Cristo no milagre da multiplicação dos pães. Cristo ensinava a caridade, o amor fraternal, o amar ao semelhante como a si mesmo. Tudo bem. Imaginem se na hora em que Ele soube que o pão não dava para todo mundo, Ele dissesse: “Bom, eu vou comer, os outros que se virem. Não os conheço.” Ou então, o Jesus que ensinava a obediência e a confiança em Deus, se revoltando contra o Pai na hora da crucificação, dizendo: “Pai! Você não podia ter feito isso comigo! Eu sou Seu filho! Isso não é justo!”. Irmãos, alguém daria crédito a uma pessoa que fala uma coisa e faz outra? Alguém teria aceito Jesus Cristo como Salvador, se Ele fizesse isso? Não dá nem para imaginar uma idéia dessas.

Não se enganem: essa história de “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”, pode até ser engraçadinha, mas “queima” o filme de muita gente. Se você pede um conselho, uma opinião a uma pessoa e ela te dá, resolve o problema para você, te diz o que você deve fazer e como fazer, mas ao mesmo tempo ela reclama da vida sentimental, da saúde, da vida financeira, que não sabe mais como resolver os problemas dela, etc, no mínimo, você pensa: “Mas se ela resolve o meu problema assim com tanta facilidade, por que não resolve os dela também?”. O mesmo se dá com aquelas pessoas que apregoam uma fé firme e viva e a confiança incondicional em Deus; mas, na hora da dificuldade, blasfemam, gritam, xingam, choram, reclamam, se voltam contra Deus...

O que eu estou tentando dizer é: dêem o exemplo. Para evangelizar, para falar da Palavra de Deus, você não precisa apenas ter uma Bíblia debaixo do braço ou as passagens dEla apreendidas no seu coração e na sua mente: você precisa VIVER a Palavra, você precisa dar o exemplo. Você precisa MOSTRAR como é a vida de quem aceita Jesus e anda com Deus.

Se você fala uma coisa e faz outra, corre o risco de virar um escriba ou um fariseu moderno. E, tenha certeza, Jesus não se agrada disso.

Paz a todos.

Caahzita
Enviado por Caahzita em 31/07/2010
Código do texto: T2410549