O Salário do Pecado

O Salário do Pecado

Jorge Linhaça

Muitas vezes ficamos imaginando o porquê de algumas pessoas serem prósperas, financeiramente falando, ainda que não sigam nenhum padrão moral/espiritual de conduta, ainda que levem uma vida aparentemente sem regras ou freios, imersas em prazeres mundanos ou abrindo covas para o seu próximo.

Ao mesmo tempo, vemos com estranheza pessoas justas, temententes a Deus, honestas em seu coração, passarem por toda a sorte de dificuldade

financeira em algum momento de sua vida.

Claro que isso nos leva a refletir sobre o que desejamos para nossa vida ; quando desejamos e o quanto o queremos.

Não existe problema algum em se ter bens materiais, Deus nunca exigiu de ninguém que fosse pobre, assim como não pediu que fosse rico, pelo contrário, apenas disse " Vinde como estais.."

A quantidade de bens materiais não é um bom termômetro para medirmos o caráter dos homens ou a sua proximidade com Deus, isso é um fato...

há muitos pobres e "humildes" que amaldiçoam Deus em seus corações ou simplesmente se recusam a crer nele, assim como há ricos e remediados que agem da mesma maneira...

Há pessoas de posses que creem em Deus e o seguem de acordo com os ditames de sua consciência, de acordo com o que lhes foi ensinado em sua igreja, seja ela qual for. Assim também é com os pobres, os miseráveis, os remediados...

Em todas as classes sociais ou igrejas, há aqueles que, em determinado momento, por algum motivo específico, passam por uma "crise de fé"; em algum momento de suas vidas acabam pro sucumbir a algum chamado do "mundo" e abandonam as suas "promessas" em troca de um "prato de lentilhas"...

O brilho do palco do mundo, os aplausos e tapinhas nas costas, justificando cada passo em falso, ofuscam a visão do espírito...quanto mais nos acostumamos a caminhar nas sombras, maiores dificuldades temos de compreender a luz...

Afastamo-nos da Luz de Deus e passamos a acreditar que podemos caminhar pro nós mesmos, que somos donos de nossos narizes e que ninguém tem nada a ver com isso ( nem Deus).

- Qualquer semelhança com seu filho adolescente não é mera coincidência -

Passamos a nos comportar como adolescentes, ansiosos por uma liberdade que sequer compreendemos e, ansiosos por sermos "livres", acorrentamo-nos aos grilhões de toda sorte de vícios, concupiscências e justificativas para nós mesmos...racionalizamos o que fazemos de errado, convencendo-nos de que o fazemos pelos motivos certos.

A sensação de vazio, de que falta alguma coisa, nos impele à busca cada vez mais acelerada de novas sensações...bebidas, drogas, parceiros de sexo ocasional, festas regadas a energéticos com bebida, rachas de carros e sei lá mais o que ...

O que é verdade é o vazio, cada vez maior, cada vez mais necessário de ser preenchido...e cada vez mais difícil de ser cheio.

Passamos a sofrer de uma fome mortal que procuramos aplacar com tudo que já foi dito...por momentos nos sentimos saciados ou nos enganamos com a constante atividade das baladas ou coisas parecidas...mas quando paramos...quando chegamos à solidão de nosso quarto...o vazio nos devora qual um verme insaciável que se alimenta de nossas entranhas...

Tentamos afogá-lo com cerveja, whisky, vodka...mas ele sabe nadar...tentamos sufocá-lo com a fumaça do cigarro ou outras fumaças, mas ele usa máscara anti-gás...tentamos aplacá-lo com sexo e mais sexo, como se fosse ele um deus pagão das orgias, mas ele sempre volta...o vazio sempre está presente...nos devorando de dentro pra fora...

Um dia, alguns percebem que esse vazio não é para ser preenchido com essas coisas...que nada material ou palpável pode selar esse buraco , saciar essa fome sem fim, essa sede que nos enlouquece...

Percebem que tem vivido como zumbis, caminhando sobre a terra sem ter vida de verdade.

Descobrem que o"salário do pecado é a morte" e, de alguma maneira e por algum motivo, acabam voltando seus olhos para a luz...a Luz que preenche esse vazio interior, a água que mata a sede, o pão que mata a fome... e,quando bebe dessa água, come desse pão jamais volta a ter fome, jamais volta a sentir esse vazio enlouquecedor...

Retoma sua vida em suas mãos e deixa de ser um zumbi, apenas por atender a um chamado divino:

"Eu sou o caminho, a verdade e a vida, aquele que crê em mim, ainda que esteja morto, viverá!"

Vida ou morte?

Qual a sua escolha?