ENOBRECENDO O CARÁTER - Terceiro Mandamento aplicado

Filho. Estou atento a tudo que se passa contigo e as pessoas que amas. Sempre que precisares, estarei pronto para atender teu chamado. Jamais falharei. Responderei a cada pedido, seja qual for, mesmo se às vezes parecer que não atendo. Claro que somente te darei o que em minha sabedoria entender por benéfico para ti. Lembre que não quero que te destruas. Alguma vez não te dou o que pedes porque, às vezes, pedes coisas prejudiciais, como fazem as crianças. Outras vezes queres que eu seja bom para ti mais do que para teus irmãos, o que ocorre quando queres que teu time vença a partida, esquecendo-te que os do time adversário também são meus filhos? Mas teu pedir egoísta não pára por aí. Dá-se tembém quando queres um carro melhor do que o do teu vizinho, uma casa maior que a dele, a mulher dele ou o marido dela. Acontece principalmente quando pagas esse salário de fome aos teus trabalhadores e acumulas para ti muito mais do que precisas. Também quando te esforças para convencer os pedintes que se lhe deres estará a prejudicá-los. E não só nisto, mas em muitas situações onde a riqueza demais te afasta das pessoas.

Se pedires as coisas certas, com certeza te darei e não terás que esperar muito. É só chamar e estarei a teu lado também para defender-te do perigo. Não quero jamais te ver sofrer. Porém, não fique a chamar-me sem razão, como as pessoas usam meu nomeem vão, em conversas frívolas. Por tanto banalizarem meu nome, muitos nem mais creem mim, não levam a sério minha existência, duvidam do meu amor e até estão convencidas de que sou um tirano.

Portanto, não profanes meu nome proferindo-o sem motivo. Não pretendo tolerar aqueles que profanam meu nome fazendo que os outros me vejam como futilidade, pensando que não passo de fé tola, irracional, como os céticos gostam de dizer apontando certas religiões. Assim as pessoas desconfiam de mim, do meu amor, da minha misericórdia e da minha justiça. Então afastam-se dos meus cuidados.

Inspirado em Êxodo 20:7.

Wilson do Amaral