DE PREFERÊNCIA A VIDA – Sexto Mandamento aplicado

Sejas amigo de todos. Não vivas em intrigas, de cara amarrada e a resmungar. Não repliques tudo e nem seja um rebelde sem causa, contra tudo e a criticar tudo o que não conheces. Cultive a tolerância, pois ela faz bem para o coração e para todo o corpo. Não oprimas com tantas exigências. Depois que o primeiro casal pecou ninguém foi perfeito e tampouco você. Portanto, não exijas dos outros o que você não se dispõe a ser e tampouco é capaz de ser. Lembre: também cometes erros feios que pessoas acham mais ou menos grave dependendo do ponto de vista.

Não esperes nada dos outros para não decepcionar-te. Pense no que podes fazer pelos outros e dê sempre o primeiro passo para o bem, demorando-se sempre muito quando o fazer o bem requerer o mal. Os fins jamais justificam os meios. Se fores intolerante, ninguém te poupará quando pisares na bola.

Tenha sempre em mente que a intolerância mata. Intoleranes são pessoas de pavio curto. Estes mesmos vivem estressados, pelo que morrem de infarto, gastrite, estresse, diabetes, câncer e um universo de doenças que acometem os vingativos e justiceiros. Ou seja, os rancorosos.

Aos olhos dos intolerantes todos atentam contra sua coerência, por isto se inflamam quando alguém vacila. Esquecem que a crítica violenta mata aos poucos aquele que está tentando acertar. Então aproveitam toda oportunidade para julgar e pisar os caídos, como quem chuta um cachorro morto que já não pode morder. Assim sentem-se alguém e parece-lhes que seus próprios crimes ocultos foram castigados.

Matar a auto-estima e a autoconfiança é o mesmo que tirar a vida. As sarjetas e as tumbas estão cheias de pessoas cujo amor próprio foi sufocado pela pedantice da sociedade. Depois os sobreviventes dessas afrontas tornam-se ameaça à vida e aos bens dos seus vizinhos. Daí todos os temem e apontam-lhes o dedo sem perceber que apontam outros quatro para si mesmos.

Portanto, lembre que empurrar alguém à marginalidade também é matar e o mesmo é menosprezar e maltratar aqueles que já estão caídos. É por aí que começa a violência e o terrorismo, que resulta em morte. Abusar do poder reprimindo os filhos, oprimindo a esposa, subjugando o funcionário, maltratando a quem se tem sob custódia, etc., são formas pelas quais se mata. Violência sempre suscita violência e já que você quer ser tido por bom, deixe de violência. Melhor seria tratar como iguais aos iguais. E todos são seres humanos, filhos do mesmo Criador. Então já não temerás sair à rua, nem precisarás armar-se para proteger-se, arriscando ainda morrer ou matar. Jamais terás que matar. Portanto, “não matarás" jamais.

Inspirado em Êxodo 20:13.

Wilson do Amaral