Plano de Redenção

Redenção = [Grego. apolutrosis; Latim. redemptio].

Resgate, libertação garantida mediante o pagamento de um resgate.

A palavra era usada, no grego clássico para descrever a ação de um amo ao resgatar um escravo que caíra prisioneiro. Em linguagem teológica, é a libertação do mal e da condenação do pecado através do sacrifício vicário de Cristo Jesus.

Conceito: Redenção significa livramento de algum mal através o pagamento de um preço. É mais do que simplesmente o livramento. Dessa maneira é que os prisioneiros de guerra podiam ser soltos mediante o pagamento de um preço, o qual era chamado de “resgate”. Os escravos podiam ser soltos mediante um processo de resgate. Cristo comprou homens ao preço de Seu próprio sangue. A redenção é a compra de um escravo para dar-lhe a liberdade. Também denota libertar da escravidão através de pagamento.

Pela desobediência, os seres humanos perderam o direito à vida e às bênçãos do Céu; mas Deus, movido pelo amor, mesmo antes da queda do homem, já havia arquitetado um plano para redimir os pecadores (1 Pedro 1:18-20). Por esse plano, O Filho eterno de Deus assumiria lugar entre os homens (Hebreus 2:14-18) e, embora viesse a ser tentado duramente por Satanás, resistiria a todas as provas, demonstrando perante todo o Universo ser possível observar a Lei de Deus (Hebreus 4:15 e 1 Pedro 2:21 e 22). Tomaria, então, sobre Si os pecados de toda uma raça e sofreria em lugar dos seres caídos a pena pela desobediência (Isaías 53:5 e 6; 2 Coríntios 5:21; e 1 Pedro 2:24). Assim, o homem poderia ser reintegrado ao favor de Deus, pois sua dívida para com a Lei teria sido quitada. Ao aceitar o sacrifício de Cristo, o crente é reconciliado com Deus (2 Coríntios 5:18-20); mas, para que possa novamente estar em perfeita harmonia com Seu Criador, precisa ser transformado no mais íntimo de seu ser (João 3:3). Por isso, o Espírito Santo também possui um papel importantíssimo na obra da salvação, que é o de comunicar ao homem os atributos do perfeito caráter de Cristo (2 Coríntios 3:18). Dessa forma, mediante a fé (Atos 16:31), o arrependimento dos pecados já cometidos (Atos 2:38), da confissão desses mesmos pecados (1 João 1:9) e da conversão (Atos 3:19), o ser humano recebe a justiça imputada de Cristo (Romanos 4:4 e 5; 5:1); e, através da oração (1 Tessalonicenses 5:17) e do estudo da Bíblia (2 Timóteo 3:16 e 17), mediante o poder do Espírito a operar no coração (Efésios 3:16), o crente recebe a justiça comunicada de Cristo (Isaías 4:3 e 4). Ambos os processos são indispensáveis para se obter a salvação (1 Coríntios 6:11).

Aquiles Lucas