Espiritualidade e fé V - O significado do batismo

Batismo, do grego “baptizein”, significa “mergulhar“, imergir” na água.

O batismo nas águas é o testemunho da fé e símbolo de purificação.

Para receber o batismo é necessário compreendermos bem o significado de ser crente.

O ato físico do batismo representa simbolicamente os passos da conversão. Primeiramente, o crente é mergulhado na água, é imerso completamente, da mesma forma que uma pessoa que morre é enterrada e coberta com terra. Simbolicamente isso mostra que está desejoso de morrer e enterrar seu velho estilo de vida, suas falhas e seus pecados. O batismo é como que um enterro, uma despedida formal daquela existência.

Morre o velho homem, para o surgimento do novo homem. O batismo nas águas, tem a importância do arrependimento, a aceitação de Jesus, e a aliança com Deus. Simboliza uma promessa sagrada. Prometemos deixar a nossa vida anterior e começar uma nova vida.

Quando entramos, imergimos completamente na água, representa o sepultamento de nossa vida anterior. Quando saímos da água, representa o início de uma nova vida, de fé e de comprometimento em Jesus.

Todo aquele que crê, será uma "nova criação", que recebe a "nova vida" prometida por Deus.

O batismo é uma ordenança linda. É, de fato, um grande momento, único, especial e emocionante. Arrebata e preenche o coração com vida e alegria.

Significa ter realmente se encontrado com Jesus e com Deus em espírito e verdade.

É bom poder, simbolicamente, deixar os nossos pecados de uma vida passada, naquela água, e começar uma nova vida. Jesus não tinha pecados e não precisava começar uma nova vida, já que era perfeito, mas foi batizado para que todos nós soubéssemos a importância do batismo.

Simbologia do batismo nas Sagradas Escrituras

O Antigo Testamento mostra que a água sempre aparece interposta entre o mundo pecador e o povo de Deus, trazendo salvação aos que são de Deus e sepultamento ao mundo corrompido que morre sob as águas.

POVO DE DEUS

_______________________________

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

- - - - - - - - ÁGUA - - - - - - - -

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

_______________________________

MUNDO PECADOR

Biblicamente o batismo deve ser feito em lugar de abundância de águas.

Jo 3:23

Noé e sua família foram transladados seguros, na arca, para um novo mundo pelas águas, que haviam afogado os ímpios. Passaram intactos pelo juízo de Deus, sendo a própria água o meio utilizado por Deus para julgamento e salvação de Noé e toda a sua casa

Gn 8:13-19

A mesma água que salvou o povo de Deus da escravidão do Egito, foi usada por Deus para juízo, afogando sob as águas o exército do faraó.

O batismo sela o "Êxodo do crente" na sua morte para o mundo físico, libertando da escravidão do passado.

Js 3:7

O batismo simboliza a participação do crente na morte e ressurreição de Cristo. Quando entramos na água, sepultamos sob a água o velho homem e com ele o mundo, para andarmos, agora, em novidade de vida.

Rm 6:1-14 e 2Co 5:17

E disse Jesus: Quem crer e for batizado será salvo, mas que não crer será condenado.

Marcos 16:16

Um só Senhor, uma só fé, um só batismo.

Efésios 4:5

Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus

para perdão dos pecados.

Atos 2:38

Então Jesus veio da Galiléia ao Jordão para ser batizado por João... para cumprir toda a justiça.

Mateus 3:13-15

Assim que Jesus foi batizado, saiu logo da água. Neste instante, abriram-se-lhes os céus, e viu o Espírito descendo como uma pomba e pousando sobre Ele.

Mateus 3:16

"Eu vos batizo com água para o arrependimento.

Mas após mim vem aquele que é mais poderoso do que eu, cujas as

sandálias não são dignas de levar. Ele vos batizará...

Mateus 3:11

Ana Flor do Lácio (10/10/2010)

Ana Flor do Lácio
Enviado por Ana Flor do Lácio em 10/10/2010
Reeditado em 11/10/2010
Código do texto: T2549529
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.