BATISMO NAS ÀGUAS

01) O QUE SIGNIFICA O BATISMO NAS ÁGUAS? R= O batismo nas águas simboliza o sepultamento da natureza humana pecaminosa. Por isso é realizado por imersão nas águas. Ao aceitar o Senhor Jesus como salvador, os pecados são imediatamente perdoados. Mas a natureza Adâmica, ou seja, o caráter pecaminoso, permanece no homem interior. O batismo nas águas tem o objetivo de sepultar essa natureza pecaminosa. De maneira que, ao sair das águas batismais a pessoa passa a viver de acordo com a vontade de Deus. Ou seja, em novidade de vida (Romanos 6.4) 02)O QUE É A NATUREZA ADÂMICA? R= A natureza Adâmica ou a natureza humana trata do caráter humano oposto ao caráter de Deus. Egoísmo, mau gênio, antipatia, olhos críticos, língua difamatória, orgulho, vaidade incontrolável e desconfiança são algumas características do comportamento humano das pessoas que pertencem e amam esse mundo (1 João 2.15). O Espírito Santo chama isso de obras da carne (Gálatas 5.16-21). Pois assim como Adão e Eva foram desobedientes e rebeldes à palavra de Deus, também as pessoas mundanas não tem qualquer compromisso para com Deus ou Sua Palavra. Esse comportamento mundano se deve à natureza pecaminosa que já nasce com o ser humano (Romanos 5.12). O batismo nas águas é o único meio pelo qual o discípulo do Senhor Jesus é capaz de vencer os caprichos da velha natureza. E tamanha é sua importância que o Senhor Jesus mesmo condicionou a salvação eterna a tal batismo (Marcos 16.16) 03) QUAL O VALOR BÍBLICO DO BATISMO DO RECÉM-NASCIDO? R= Nenhum. Não existe nenhuma referência bíblica sobre tal cerimônia. Os recém-nascidos de Israel eram circuncidados no oitavo dia, conforme mandamento de Deus a Abraão (Gênesis 17.10-14). Na mesma oportunidade os primogênitos eram consagrados ao Senhor, conforme foi feito com Jesus (Lucas 2.21-24). Ele foi batizado com a idade de trinta anos (Lucas 3.21-23). Mas o batismo nas águas só é realizado quando a criânça tem consciência do pecado. DEUS SEJA COM TODOS!

melk soares
Enviado por melk soares em 03/10/2006
Reeditado em 07/10/2006
Código do texto: T255330