O que acontecerá amanhã?

"O homem é o senhor de seu próprio destino".

O que diz em Salmos 89:48 é diferente do que muitos pensam:

"Que homem há, que viva, e não veja a morte? Livrará ele a sua alma do poder da sepultura"?

Se o homem detivesse o controle de seu futuro, você não acha que ele deveria, pelo menos, controlar o próprio corpo? No entanto, pelo que sabemos, estamos sujeitos a várias coisas alheias a nossa vontade como o bocejo, a respiração, o processo de ingestão de alimentos, o sono, o cansaço físico, a salivação, o sonho, o abrir e fechar dos olhos, etc. O ser humano é incapaz de controlar até mesmo o crescimento do cabelo e das unhas (seria bom se pudéssemos controlar, assim não precisaria estarmos pelos salões de beleza toda semana). Essas coisas simplesmente acontecem independentemente da vontade humana. Deus nos deu um corpo que está em constante movimento e há muito pouco que podemos fazer a esse respeito. O ser humano tem um controle mínimo sobre suas funções diárias. O funcionamento dos rins, da bexiga, dos intestinos, do coração, do fígado, dos pulmões, etc. ocorre não obstante sua vontade. É ridículo afirmar que o homem controla seu futuro, quando vemos claramente nossas limitações para prever as oscilações das bolsas de valores e até para a previsão climática. O QUE DIZER ENTÃO, DO NOSSO DESTINO?

ENSAIOS DE VIDA. Edinaldo Formiga. São Paulo: 18/10/10.

Edinaldo Formiga
Enviado por Edinaldo Formiga em 19/10/2010
Reeditado em 19/10/2010
Código do texto: T2565775
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.