LITURGIA DA PALAVRA (Missa do dia 31 OUTUBRO 2010

LEITURAS QUE SERÃO PROFERIDAS NO MUNDO TODO NAS CELEBRAÇÕES DAS SANTAS MISSAS NO PRÓXIMO DIA 31/10/2010

FONTE: www.arquidiocesedesaopaulo.org.br

31º Domingo do Tempo Comum

Irmãos e irmãs, reunidos para a Ceia do Senhor, rezemos hoje de forma especial pelo Brasil, que realiza o segundo turno das eleições. Nesta Eucaristia, sonhemos com a nação reunida fraternalmente em torno da mesa que congrega irmãos e faz de Jesus Cristo o centro da comunhão e da fraternidade. Peçamos a proteção de nossos santos e heróis da fé, sobretudo aqueles que ajudaram a fundar a nação brasileira e peçamos que intercedam por nós, para que não deixemos de sonhar e lutar por uma cultura de fé e de uma civilização de amor.

* * * * *

Como discípulos e missionários de Cristo, tenhamos ouvidos para a Palavra e disposição para pô-la em prática, conforme a mensagem das leituras de hoje.

PRIMEIRA LEITURA Sb11,22-26;12,2 e 12,10

Leitura do Livro da Sabedoria

22 Senhor, o mundo inteiro, diante de ti, é como um grão de

areia na balança, uma gota de orvalho da manhã que cai sobre

a terra.

23 Entretanto, de todos tens compaixão, porque tudo podes.

Fecha os olhos aos pecados dos homens, para que se

arrependam.

24 Sim, amas tudo o que existe, e não desprezas nada do que

fizeste; porque, se odiasses alguma coisa não a terias criado.

25 Da mesma forma, como poderia alguma coisa existir, se não

a tivesses querido? Ou como poderia ser mantida, se por ti não

fosse chamada?

26 A todos, porém, tu tratas com bondade, porque tudo é teu,

Senhor, amigo da vida.

12,1O teu espírito incorruptível está em todas as coisas!

12,2 É por isso que corriges com carinho os que caem

e os repreendes, lembrando-lhes seus pecados, para que

se afastem do mal e creiam em ti, Senhor.

Palavra do Senhor..

T. Graças a Deus.

SALMO RESPONSORIAL

Sl 144 (145) (Melodia CD XII - faixa 12)

Bendirei eternamente o vosso nome, para sempre, ó Senhor, o louvarei!

1. Ó meu Deus, quero exaltar-vos, ó meu Rei, e bendizer o vosso nome

pelos séculos. Todos os dias haverei de bendizer-vos, hei de louvar o

vosso nome para sempre.

2. Misericórdia e piedade é o Senhor, Ele é amor, é paciência, é

compaixão. O Senhor é muito bom para com todos, sua

ternura abraça toda criatura.

3. Que vossas obras, ó Senhor vos glorifiquem e vossos

santos com louvores vos bendigam! Narrem a glória e o

esplendor de vosso reino e saibam proclamar vosso poder!

4. O Senhor é amor fiel a sua palavra, é santidade em toda

obra que ele faz. Ele sustenta todo aquele que vacila e levanta

todo aquele que tombou.

SEGUNDA LEITURA (2Ts 1,11-12;2,1-2)

Leitura da Segunda carta de São Paulo aos Tessalonicenses.

Irmãos, (11) não cessamos de rezar por vós, para que o

nosso Deus vos faça dignos da sua vocação.

Que ele, por seu poder, realize todo o bem que desejais

e torne ativa a vossa fé.

12 Assim o nome de nosso Senhor Jesus Cristo será glorificado

em vós, e vós nele, em virtude da graça do nosso Deus

e do Senhor Jesus Cristo.

2,1 No que se refere à vinda de nosso Senhor Jesus

Cristo e à nossa união com ele, nós vos pedimos,

irmãos: (2) não deixeis tão facilmente transtornar a vossa

cabeça, nem vos alarmeis por causa de alguma revelação,

ou carta atribuída a nós, afirmando que o Dia do Senhor

está próximo.

Palavra do Senhor.

T. Graças a Deus

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

Aleluia, aleluia, aleluia.

Deus o mundo tanto amou, que seu Filho entregou!

Quem no Filho crê e confia, nele encontra eterna vida!

EVANGELHO (Lc 19,1-10)

P. O Senhor esteja convosco.

T. Ele está no meio de nós.

P. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.

T. Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, (1) Jesus tinha entrado em Jericó e estava

atravessando a cidade.

2 Havia ali um homem chamado Zaqueu, que era chefe dos

cobradores de impostos e muito rico.

3 Zaqueu procurava ver quem era Jesus, mas não conseguia,

por causa da multidão, pois era muito baixo.

4 Então ele correu à frente e subiu numa figueira para ver

Jesus,que devia passar por ali.

5 Quando Jesus chegou ao lugar, olhou para cima e disse:

“Zaqueu, desce depressa! Hoje eu devo ficar na tua casa”.

6 Ele desceu depressa, e recebeu Jesus com alegria.

7 Ao ver isso, todos começaram a murmurar, dizendo:

“Ele foi hospedar-se na casa de um pecador!”

8 Zaqueu ficou de pé, e disse ao Senhor:

“Senhor, eu dou a metade dos meus bens aos pobres,

e se defraudei alguém, vou devolver quatro vezes mais”.

9 Jesus lhe disse: “Hoje a salvação entrou nesta casa,

porque também este homem é um filho de Abraão.

10 Com efeito, o Filho do homem veio procurar e salvar o

que estava perdido”.

Palavra da salvação.

Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO

O Evangelho de hoje nos apresenta Jesus entrando em Jericó, em sua caminhada para Jerusalém, onde entregaria sua vida no calvário. Jericó ficava no caminho entre o Jordão e Jerusalém. Em Jericó Jesus encontrou um cobrador de impostos, um publicano odiado pela sociedade, por sua profissão.

Os publicanos eram chamados de ladrões. Esse então era mais do que odiado, pois não era somente um cobrador de impostos, era o chefe dos cobradores, o chefe dos ladrões. Neste Evangelho encontramos dados interessantes, como por exemplo, o nome do personagem mencionado.

Chamava-se Zaqueu, um nome muito comum entre os judeus. Ironicamente, no hebraico, Zaqueu quer dizer “puro”. Além de seu nome, o evangelista Lucas observa outro detalhe curioso, era um homem de baixa estatura, um baixinho como popularmente dizemos.

Ao dizer que Zaqueu era baixinho, parece que Lucas pretendia mostrar que, aos olhos do povo, Zaqueu era pequeno, mesquinho, insignificante, porém, aos olhos de Deus, era um filho amado. Com chances de salvação, bastando para isso arrepender-se e mudar de vida.

Imagine a cena: Zaqueu, um homem rico, de certa posição social, se expõe ao ridículo e sobe numa árvore, só para ver Jesus. De repente, num gesto de surpresa e de bondade, Jesus olha para cima da árvore, dirige-se a Zaqueu e o convida a descer, pois vai precisar de sua casa para hospedar-se.

Zaqueu fica surpreso. Não acreditava no que estava vendo. Não esperava tal consideração da parte de Jesus. Era muita honra chamá-lo pelo nome e, ainda por cima pedir hospedagem em sua casa. A casa de um odiado cobrador de impostos.

Zaqueu recebeu Jesus em sua casa com imensa alegria. É claro que não faltaram comentários dos judeus pelo fato de Jesus hospedar-se na casa de um pecador. No entanto, Jesus não estava nem um pouco preocupado com os falatórios, afinal, Ele afirmou que não veio para os justos, mas sim para os pecadores.

Certamente Jesus ficou muito feliz com o desfecho de sua visita, pois Zaqueu se converteu e disse com grande alegria: “Dou a metade de meus bens aos pobres e, se prejudiquei alguém, devolverei o quádruplo”.

Através de Jesus, Zaqueu recebeu a salvação. Apesar de seus erros, apesar da vida irregular que levara, Zaqueu arrependeu-se e tratou de corrigir-se. Aquele que era excluído pela sociedade foi recebido com dignidade e amor entre os merecedores da eternidade feliz.

Comparados com Cristo, todos somos pequenos; tão pequenos quanto Zaqueu. Por isso, é preciso subir na árvore da fé. É preciso acreditar, acima de tudo, na cruz da Salvação. Vamos caminhar em direção a Jesus. Ninguém conseguirá vê-lo se ficar com os pés fixos na terra.

Zaqueu procurou conhecer Jesus para ver como ele era, como se comportava e como Jesus iria tratá-lo. Nós também devemos fazer o mesmo. Apesar das nossas falhas, de nossos pecados e da nossa pequenez, aproximemo-nos de Jesus. Vamos procurar ver Aquele que jamais desvia seu olhar de cada um de nós.

Veja que boa notícia: Basta olhar com atenção para Jesus e abrir os ouvidos do coração para ouvir estas suas palavras: “Desça depressa desse pedestal e venha até mim, pois ainda hoje quero hospedar-me em sua casa”.

Jorgelorente@ig.com.br – 31/outubro/2010

Antônio Oliveira
Enviado por Antônio Oliveira em 25/10/2010
Reeditado em 27/10/2010
Código do texto: T2577951