Mateus 13:31-32 (Parábola do grão de mostarda e crescimento da semente)

“O reino dos céus é semelhante a um grão de mostarda, que um homem tomou e plantou no seu campo,

o qual é, na verdade, a menor de todas as sementes, e crescida, é maior do que as hortaliças, e se faz árvore, de modo que as aves do céu vêm aninhar-se nos seus ramos”.

Nesta parábola, Jesus compara o Reino de Deus com um grão de mostarda, através de uma narração ilustrativa, ele diz de modo literal que uma semente pode até ser pequena, insignificante, mas ela deve ser plantada, regada diariamente, receber a luz do sol.

Isto a ajudará a germinar, e quando criar raiz, crescerá cada vez mais, surgirão galhos, e por último dará os frutos.

Comparando com a nossa vida, a semente, que é o Reino de Deus, precisa ser plantada no campo, ou seja, no nosso coração. Quando ouvimos a palavra de Deus, plantamos a semente no nosso campo. O convívio diário com a presença de Deus através da oração é a água sendo regada na terra. O Senhor é o sol que aquece a semente e ilumina o caminho.

E quando a semente cria raiz, quando adquirimos o conhecimento necessário para viver o caminho correto aos olhos do Senhor, crescemos no espírito e produzimos os primeiros frutos, e a árvore se torna tão grande que nem o vento forte de uma tempestade pode derrubá-la.

02/11/10