Entre a Vitória e a derrota

No curso de nossas vidas, tem momentos que temos que tomar certas atitudes para alcançarmos o livramento, a paz, a vitória, e são tantos os problemas que surgem, sem mesmo nós estarmos esperando, começamos a pensar se vamos conseguir vencer os obstáculos, as adversidades e muita das vezes ficamos em cima do muro entre a vitória e a derrota, sem sabermos qual é a melhor atitude a ser tomada.

Nesta mensagem iremos observar a vida de um homem que diante de uma peleja em uma condição aparentemente desfavorável, recebeu de Deus Jeová uma grande vitória.

O texto que servirá de base nesta mensagem se encontra no Antigo Testamento no livro de segunda Crônicas no cap. 14 no vers. 11-12 , que nos diz: “E Clamou Asa ao Senhor , seu Deus e disse: Deus ninguém há como tu para ajudar contra o poderoso, e os que nenhuma força têm. Ajuda-nos, Senhor nosso Deus , pois em ti confiamos, em teu nome viemos contra esta multidão. Senhor, tu és nosso Deus, não prevaleça contra ti o homem. Assim, feriu Deus Jeová os Etíopes diante de Asa e diante de Judá , e fugiram os Etíopes.” Quando lemos estes dois versículos da palavra de Deus observamos que houve um dia em que um homem se encontrava diante de um grande problema, em uma posição totalmente desfavorável mas numa breve oração com fé, recebeu uma grande vitória e para você entender que problema era este devemos voltar um pouco neste capitulo.

A Bíblia nos fala que Asa era um Rei, que tinha feito o que era correto e bom aos olhos do Senhor e já no começo de seu reinado acabou com os altares de adoração que o povo fazia aos deuses estranhos, praticando assim a idolatria e mandou que o seu povo, o povo de Judá buscasse a Deus Jeová e que seguisse as sua leis e por ter tomado estas atitudes o Rei Asa(que significa hoje o povo de Deus ) alcançou o favor de Deus e teve dez anos consecutivos de paz em suas terras no seu reinado.

E durante este tempo de paz edificou as cidades, construindo muralhas em sua volta, torres de vigia e fortalecia os seus portões. Quando terminou estes dez anos de paz, a Bíblia Sagrada nos fala que um inimigo se levantou contra o Rei Asa para guerrear contra o seu reinado. Seu inimigo se chamava Zerá ( que representa hoje em nossos dias os problemas as dificuldades, as adversidades). Zerá era o rei dos Etíopes e ele tinha um exercito de um milhão de homens, mais trezentos carros de ferro. Asa tinha nesta época um exercito de quinhentos e oitenta mil homens, ou seja, a metade do exército de seu inimigo.

E diante esta situação o Rei Asa orou ao Senhor, porque grande era a sua desvantagem “E Clamou Asa ao Senhor , seu Deus e disse: Deus ninguém há como tu para ajudar contra o poderoso, e os que nenhuma força têm”. O rei Asa reconheceu que o seu inimigo era mais poderoso do que ele e que o seu exercito de quinhentos e oitenta mil homens não poderiam por si mesmos vencer a batalha, o exercito inimigo. O Rei Asa sabia também que existia um Deus que nunca tinha perdido uma batalha e que trabalha em prol daqueles que nele confiavam.

Trazendo esta mensagem hoje para as nossas vidas, eu te pergunto: Deus mudou? Será que este mesmo Deus que o Rei Asa confiava não é mais o mesmo em nossos dias? Responda para você mesmo, sim ou não?

Saiba de uma coisa, é a Palavra de Deus que nos diz que Deus não muda, está escrito no livro do profeta Malaquias no cap. 3 no ver. 6 “Porque eu o Senhor não mudo,...” e sabemos que Deus não é homem para que minta e nem filho do homem para que se arrependa.

Quem sabe você leitor, tem vivido hoje um tempo de afronta, de peleja, de luta e diante destes problemas você tem perdido as forças, a esperança, e por serem problemas tão difíceis de se resolverem, você já tem até falado que não tem mais jeito, muita das vezes você nem sabe qual atitude tomar, o que fazer. Mas eu te digo: Ainda há uma Esperança: Deus Jeová o criador do céu e da terra não mudou, Ele é o mesmo, ontem, hoje e será para sempre. Creia nesta palavra, e faça como fez o Rei Asa, não tome nenhuma atitude precipitada, ore ao Senhor conte para Ele os seus problemas, as suas lutas, as suas causas, eu tenho certeza que Ele ouvirá a sua oração e lhe dará uma resposta. O Rei Asa pediu ao senhor: “Ajuda-nos, Senhor nosso Deus , pois em ti confiamos, em teu nome viemos contra esta multidão”. O Rei Asa não se dobrou diante do seu inimigo (problema), ele permaneceu de pé, e após ter ordenado os seus soldados a tomarem as suas posições para pelejarem, orou ao senhor, eu quero nesta mensagem te dizer uma coisa: não importa o problema que você tem passado hoje é o dia de você levantar a cabeça e se colocar de pé e buscar o Senhor, Deus irá Julgar a sua causa, a sua petição, tenha certeza disso. Mas eu não posso deixar de te dizer o que está escrito na primeira carta do Apostolo Paulo a Timóteo no cap. 2 no vers.5 “Que há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: Jesus Cristo homem”. Só existe um só Deus verdadeiro que tem o poder de transformar a historia não só das nossas vidas, mas de toda a humanidade, e que somente através do seu filho o Senhor Jesus Cristo que se consegue o acesso a sua presença, não há outra forma, não há outro mediador, somente através de Jesus, Ele é a nossa ligação com Deus Pai na pessoa do Espírito Santo, está escrito na carta do Apostolo Paulo aos Romanos no cap.8 no vers. 26 “ Da mesma forma o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza porque não sabemos como orar, mas o Espírito mesmo é que intercede por nós com gemidos inexprimíveis.” Se o Rei Asa após colocar o seu exercito em ordem de batalha na posição da peleja voltado para o seu inimigo, se não tivesse feito a sua oração, ele não teria alcançado a vitoria, o Rei Asa teria sido derrotado, a Bíblia nos ensina, foi o Senhor Jesus que disse no evangelho segundo Mateus no cap. 23 no vers.12: “Aquele que se exaltar será humilhado e aquele que se humilhar será exaltado.” O rei se humilhou e confiou na providencia de Deus, mesmo naquela situação desfavorável, com esta atitude recebeu a sua vitória diante de seus inimigos. “Assim, feriu Deus Jeová os Etíopes diante de Asa e diante de Judá, e fugiram os Etíopes.”

Entre a vitória e a derrota, uma única atitude de fé, pode fazer toda a diferença, nem o impossível poderá roubar a tua vitória, Zerá rei dos Etíopes não só possuía um exercito com o dobro dos soldados, mas possuía também trezentos carros de ferro, ou seja, carros de combate e hoje em nossos dias podemos comparar estes carros com a cavalaria mecanizada, claro com a tecnologia daquela época, mas nem com estes recursos com estas armas o inimigo pode vencer o povo de Deus, os inimigos tiveram que fugir diante do Deus de Abrão de Isaque e de Jacó, é a Bíblia Sagrada que nos garante que este Deus não mudou, Ele é o mesmo, o Nosso Deus Nunca muda e Deus Vivo e Rei do Universo, no Livro de Deuteronômio no cap. 28 no vers. 7 está escrito: “O Senhor teu Deus fará com que os teus inimigos, que se levantam contra ti, sejam feridos diante de ti, sairão contra ti por um caminho, mas fugirão da tua presença por sete caminhos.” Eu não sei qual é o Zerá que tem se levantado contra você, quem sabe o Zerá da enfermidade , o Zerá do desemprego, quem sabe o Zerá da contenda, da desunião, da confusão, quem sabe o Zerá das Drogas, o Zerá da depressão, tem também o Zerá chamado Satanás, este é o principal ele se levanta para, roubar, matar e destruir a semelhança de Deus ou seja o próprio homem.

Saiba de uma coisa, não importa qual é o Zerá que tem se levantado diante de você, nem com o tamanho da sua força.

Saiba, Existe um Deus, e Ele vive e Reina para todo o sempre, e que tem todo o poder não somente no céu, mas também na terra e não há um único problema ( Zerá ), em toda terra, que possa prevalecer contra este Deus, conhecido também como o Rei dos Reis, e Senhor dos senhores.

Zerá pode até ter se levantado contra você por algum caminho na sua vida, mas em nome de Jesus Cristo de Nazaré, pelo poder que há no seu Sangue, Zerá terá que fugir da tua presença por sete caminhos. Zerá rei dos Etíopes ordenou o seu exercito contra o Rei Asa, mas na hora da Peleja, na hora do combate, a Santa Escritura nos fala que Zerá juntamente com todo o seu exercito foram feridos por Deus na frente do Rei Asa e de Judá.

Saiba, tudo tem o seu tempo próprio e o momento adequado para todo propósito de Deus debaixo do céu. No tempo de Deus, você que leu esta mensagem e que creu nestas palavras, você receberá a sua vitória o seu milagre e você poderá contemplar o que Deus preparou para você.

Entre a vitória e a derrota, o Rei Asa juntamente com o povo Judá não somente viram a possibilidade de receberem a vitória, mas a receberam, eu tenho certeza que é o mesmo que Deus Jeová em nome de Jesus tem preparado para você, Amém.

Que Deus Jeová te abençoe em nome de Jesus Cristo.

Romanos cap. 8 vers. 28 “Sabemos que tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” Passe esta mensagem para frente e seja também um instrumento de evangelização na obra de Deus.

Graças a Deus.