COMO SER SAL E LUZ


“Vocês são o sal da terra. Ora, se o sal perde o gosto, com que poderemos salgá-lo ? Não serve para mais nada: serve só para ser jogado fora e ser pisado pelos homens. Vocês são a luz do mundo. Não pode ficar escondida uma cidade construída sobre um monte. Ninguém acende uma lâmpada para colocá-la debaixo de uma mesa, e sim para colocá-la no candeeiro, onde ela brilha para todos que estão em casa. Assim também: que a luz de vocês brilhe diante dos homens, para que eles vejam as boas obras que vocês fazem, e louvem o Pai de vocês que está no céu.” (Mt 5, 13 a 16)

Como posso ser sal e luz na vida das pessoas ?

Procurando seguir os ensinamentos de Jesus, coisa que nem sempre é fácil, pois encontramos barreiras que nos impedem de enxergar com clareza suas pegadas.

Seguir os ensinamentos de Jesus é andar na contramão. Na contramão do sistema dominante, que envolve como polvo, com seus tentáculos esmagadores, fazendo com que as pessoas percam a própria dignidade, assumindo a identidade do opressor. Ser sal e luz é lutar contra os projetos que matam a vida.

Para que possamos ser sal e luz na vida das pessoas é preciso colocarmos em prática os ensinamentos que Jesus nos deixou. E só conseguimos sendo fortes, perseverantes, buscando através da oração o alimento que nos dá o sustento espiritual.

Jesus nos ensina que para sermos sal e luz é preciso aprender a amar o próximo, saber acolher, ser manso de coração, atencioso, carinhoso, solidário, respeitar os nossos semelhantes, saber perdoar, ser apaziguador. Tentando, assim como José, ser justo e promover a harmonia entre as pessoas. Transmitir a Boa Nova de Jesus Cristo a todas as pessoas, para que elas sintam-se mais unidas e possam viver na prática esses ensinamentos.

Sou sal e luz quando faço a vontade do meu Pai Celeste. O sal serve para temperar, dar mais sabor. Assim, sou sal quando dou mais sabor à minha vida e procuro tornar mais amena a vida dos meus irmão, ou seja, fazer com que sintam que a vida tem mais sabor, mais sentido de viver. E para isso, é necessário buscar incessantemente a Deus, colocando-O em primeiro plano em nossa vida.

Sou luz quando levo a Boa Nova e ajudo a promover o ensinamento da fé cristã, sendo colaborador na construção de um mundo mais justo, mais irmão. Ajudando a clarear as veredas e aparando as arestas do cotidiano, fazendo com que essa luz possa contagiar a todos que dela se acerquem.

Ser sal e luz é estar sempre atento aos acontecimentos, procurando ser participativo, dando testemunho da verdade e da luz, não deixando que as trevas se apoderem do coração.




26/09/06
Wilcaro Pastor
Enviado por Wilcaro Pastor em 12/10/2006
Reeditado em 24/04/2013
Código do texto: T262334
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2006. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.