LITURGIA DA PALAVRA (Missa do dia 28 NOVEMBRO 2010)

LEITURAS QUE SERÃO PROFERIDAS NO MUNDO TODO NAS CELEBRAÇÕES DAS SANTAS MISSAS NO PRÓXIMO DIA 28/11/2010

FONTE: www.arquidiocesedesaopaulo.org.br

A Igreja inicia hoje o tempo litúrgico do Advento; tempo marcado pela espiritua­lidade da vigilância e da oração. É preciso que os cristãos estejam preparados para a vinda do Senhor como também para enfrentar as turbulências da história. No Brasil, o Advento é marcado pela Campanha para a Evangelização, que tem como finalidade fortalecer a nossa Igreja. Com o tema: Encarnação e nova criação, e o lema: Em Cristo somos novas criaturas, a Igreja quer que seus filhos celebrem o Natal com o coração renovado e fortalecido pelo Mistério Pascal, de tal forma que estejam comprometidos com a Evangelização da cidade e do mundo.

Ouçamos com o coração de discípulos os apelos que as leituras de hoje nos fazem, para que o tempo sagrado do Advento nos ajude a ser missionários da Boa-Nova de Jesus.

5. PRIMEIRA LEITURA (Is 2,1-5)

Leitura do Livro do Profeta Isaías

1 Visão de Isaías, filho de Amós, sobre Judá e Jerusalém. (2) aconte­

cerá, nos últimos tempos, que o monte da casa do Senhor

estará firmemente estabelecido no ponto mais alto das

montanhas e dominará as colinas. A ele acorrerão todas as

nações, (3) para lá irão numerosos po­vos e dirão: “Vamos subir

ao monte do Senhor, à casa do Deus de Jacó, para que ele

nos mostre seus caminhos e nos ensine a cumprir seus

preceitos”; porque de Sião provém a lei de Jerusalém, a palavra

do Senhor.

4 Ele há de julgar as nações e arguir numerosos povos;

estes transformarão suas es­padas em arados e suas lanças

em foices: não pegarão em armas uns contra os outros

e não mais tra­varão combate. (5) vinde, todos da casa de

Jacó, e deixemo-nos guiar pela luz do Senhor.

– Palavra do Senhor.

T. Graças a Deus.

SALMO RESPONSORIAL 121(122)

(CD IV Fx2)

Que alegria quando ouvi que me disseram: * “Vamos à casa do Senhor”!

1. Que alegria quando ouvi que me disseram: * “Vamos à

casa do Senhor!” * E agora nossos pés já se detêm,

* Jerusalém, em tuas portas.

Que alegria quando ouvi que me disseram: * “Vamos à

casa do Senhor”!

2. Para lá sobem as tribos de Israel, * as tribos do Senhor!”

* A sede da justiça lá está * e o trono de Davi.

3. Rogai que viva em paz Jerusalém * e em segurança os

que te amam! * Que a paz habite dentro de teus muros,

* tranquilidade em teus palácios!

4. Por amor a meus irmãos e meus amigos, * peço:

“A paz esteja em ti!” * Pelo amor que tenho à casa do Senhor,

* eu te desejo todo bem!

SEGUNDA LEITURA (Rm 13,11-14)

Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos

Irmãos, (11) vós sabeis em que tempo estamos, pois já é hora

de despertar. Com efeito, agora a salvação está mais perto

de nós do que quando abraçamos a fé.

12 A noite já vai adiantada, o dia vem chegando: despojemo-nos

das ações das trevas e vistamos as armas da luz.

13 Procedamos honestamente, como em pleno dia: nada

de glutonerias e bebedeiras, nem de orgias sexuais e

imoralidades, nem de brigas e rivalidades.

14 Pelo contrário, revesti-vos do Senhor Jesus Cristo.

– Palavra do Senhor.

T. Graças a Deus.

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO (Fx3)

Aleluia, aleluia! (bis)

Vem, mostrar-nos ó Senhor. (bis)

* Tua grande compaixão. (bis)

* Dá-nos tua salvação! (bis)

* Aleluia, aleluia! (bis)

EVANGELHO (Mt 24,37-44)

P. O Senhor esteja convosco.

T. Ele está no meio de nós.

P. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.

T. Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, Jesus disse aos seus discípulos:

37 "A vinda do Filho do Homem será como no tempo de Noé.

38 Pois nos dias antes do dilúvio, todos comiam e bebiam,

casavam-se e davam-se em casamento, até o dia em que

Noé entrou na arca.

39 E eles nada perceberam até que veio o dilúvio e arrastou a

todos. Assim acontecerá também na vinda do Filho do

Homem.

40 Dois homens estarão trabalhando no campo: um será levado

e o outro será deixado.

41 Duas mulheres estarão moendo no moinho: uma será levada

e a outra será deixada.

42 Portanto, ficai atentos, porque não sabeis em que dia virá o

Senhor.

43 Compreendei bem isso: se o dono da casa soubesse a que

horas viria o ladrão, certamente vigiaria e não deixaria

que a sua casa fosse arrombada.

44 Por isso, também vós ficai preparados! Porque na hora em

que menos pensais, o Filho do Homem virá”.

– Palavra da salvação.

T. Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO

Feliz ano novo!!! Hoje iniciamos um novo Ano Litúrgico. São três os anos litúrgicos, ano A, B e C. Este que iniciamos é o ano A. Estaremos refletindo o evangelho de São Mateus. Diferentemente do ano civil, o ano litúrgico não tem seu início no primeiro dia do mês de janeiro, mas sim no primeiro domingo do Advento.

Advento significa vinda, chegada. É tempo de espera, é o período de quatro semanas que antecede o Natal. É uma época muito bonita e festiva, com muitas tradições, luzes e presentes. É tradição enfeitar e limpar as casas no Natal, afinal elas devem estar limpinhas para receberem um convidado muito especial.

No entanto, é triste saber que milhares de casas são enfeitadas para acolher o papai-noel. Poucos estão cientes que o ilustre convidado não é uma lenda de barbas brancas, mas sim Jesus Cristo. Advento é tempo de preparação para receber o Menino Deus. Vamos então, começar a faxina e preparar uma grande festa para o aniversariante que quer, mais uma vez, renascer em nós.

Vamos aproveitar este período e prepararmo-nos para acolher o verdadeiro motivo desta festa. O amor é o detergente que limpa e embeleza, é luz que ilumina. Só através dele e da convivência fraterna poderemos transformar os corações em aconchegantes manjedouras para acomodar o Salvador do Mundo.

O evangelho de hoje, a princípio, parece assustador. Fala que Jesus virá como no tempo de Noé. Lembra o dilúvio que, praticamente, eliminou todos os seres vivos da face da terra.

Se levarmos ao pé da letra o que acabamos de ler, podemos chegar a conclusão que Deus não nos ama e que está só esperando uma pequena distração para, sorrateiramente, chegar, julgar e condenar.

Certamente não é assim o Nosso Deus. Jesus nos ama e deu sua própria vida para nos salvar. Deus quer o melhor para cada um de nós, no entanto Ele alerta que é preciso estar atento e vigilante, pois caso contrário poderá ser tarde quando realmente chegar o dia do juízo final.

Ninguém deve se desesperar, mas também não pode negligenciar. Estar atento significa viver calmamente como se fossemos eternos e, ao mesmo tempo, viver intensamente a partilha e o amor, como se fosse hoje nosso último dia. Resumindo: o que parece uma previsão sombria, é na verdade uma boa notícia.

O Evangelho é sempre uma Boa Notícia, uma mensagem de alegria e de esperança. A Palavra de Deus é vida e salvação. Deus sempre nos fala de forma muito clara. Por isso, se a leitura bíblica nos traz medo e angústia, significa que não estamos entendendo, nem vivendo, a verdadeira mensagem do evangelho.

Se soubéssemos o dia e a hora, nunca teríamos a casa arrombada. Como não temos essa informação, a única alternativa é manter uma constante vigilância para preservar nosso patrimônio. Hoje estamos muito bem, porém amanhã... só Deus é quem sabe, por isso só quem estiver preparado estará preservando seu mais caro patrimônio, a própria vida.

Para preservar a vida é preciso perceber a presença constante de Jesus orientando-nos a trilhar seus caminhos, ensinando como se aproximar sem escravizar e como construir um mundo de paz, de justiça e de amor.

O Filho do Homem não tem a menor pretensão de chegar de surpresa. Tranqüilize-se, pois Ele já chegou. Jesus está aqui, vivo e verdadeiro e dá garantias de vida eterna para quem enxergá-lo no próximo.

jorgelorente@ig.com.br – 28/novembro/2010

Antônio Oliveira
Enviado por Antônio Oliveira em 21/11/2010
Reeditado em 23/11/2010
Código do texto: T2628258