Resignificando o passado: "Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo." (II Coríntios 5 : 17)

Resignificando nosso passado

O homem é um ser dotado de emoções e, portanto, suscetível ao medo e a depressão, entre outras causas que o pode destruir. Uma dessas causas é exatamente o que chamo de fantasma do passado. È aquela lembrança traumática da qual não fomos libertos e, que de alguma maneira nos aprisionam. Vejo muita gente e eu também já fui vitima desse imérito sentido. Para melhor entendermos o significado do titulo dado a essa mensagem, deixa-me entrar um pouco na sua intimidade e organizar algumas perguntas necessárias para validar nossa busca pela resignificação do passado.

Imagino que assim como milhares de pessoas você tenha algo impactante para falar sobre coisas sucedidas em determinado em tua vida que, hoje, você é grato ou tem forte ressentimento e tristeza. Quem sabe você experimenta nesse estagio da tua vida um sentimento de autocomiseração ou de narcisismo pelo teu passado. Pode ter sido a experiência de um momento duradouro ou apenas o experimento de algo curto, mas transformador. Você já reclamou porque não foi a um determinado lugar ou deixou de fazer alguma coisa? Você já desejou não ter terminado um relacionamento, ou culpou seu fracasso exatamente em função de um péssimo relacionamento? Enfim, de alguma forma nosso passado influi em nosso presente. Isso é verossímil e atual. Culpamo-nos do insucesso do passado e culpamo-lo pelo insucesso do presente, mas fazemos menção dele.

Veja esse pequeno diálogo:

-Ah! Se eu não tivesse saído com o Fulano, não estava passando por isso, aqui nessa cadeia.

- È. E eu fui dar ouvido para Beltrano, e agora estou aqui também...

-E o meu amigo, que deixou de sair com a família e foi assassinado dentro de casa. Roubaram tudo.

- Pior é que a mãe dele se culpa de não ter insistindo para que ele fosse junto...

Essas são apenas frases hipotéticas acerca do que estamos falando, mas quem nunca ouviu algo similar? È um que reclama de ter feito, outro de que fez e assim, nunca ninguém está feliz. O fato é que cada um de nós carregamos esses resquícios do passado, pelo bem ou pelo mal, isso é fato. Então, o que fazer agora, que estamos caminhando para o futuro? Não se esqueça de que o passado é o agora e o agora é o futuro. Daqui alguns anos, por exemplo, eu poderei me lembrar desta mensagem que ora escrevo com alegria ou tristeza. Desse dia com alegria ou aborrecimento. Por quê? Porque o presente é reflexo do passado e o futuro deste momento que você está lendo este texto, do dia que você viveu, do mês que se encerra.

Não podemos omitir ou fugir do passado, não pode mudá-lo, mas podemos mudar nossa atitude com relação a ele. Podemos resignificá-lo. Podemos dar um novo sentido, enfim, aprender a superar e vencer as barreiras desse fantasma que assombra cada um de nós. Pense nisso.

A palavra de Deus diz que "Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres." (João 8.36), e que "Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo." (II Coríntios 5.17). Isso é resignificar o passado, vencer os medos e os fantasmas e dar a volta por cima. Deus quer isso para tua vida, ele anseia isto para você.

É a hora de colocar seus sentimentos à prova, desafiar o gigante que te atormenta e vencer em Cristo. É hora de entrar no território da sua mente, o maior campo de guerra que existe, e ali travar batalha com seus medos, fantasmas, seus estigmas do passado e dizer: Olha, passado, eu não posso te mudar, mas posso mudar o teu curso a partir de agora, a partir desse momento. Eu não tenho como refazer o que foi feito, mas tenho como renovar minha consciência em relação ao que vivi; Deus quer isso de você, querido leitor. Deus quer uma atitude assim para te abençoar. Não espere algo bom do teu passado, nem mesmo o bom que já passou. O tempo é de olhar para frente, para o futuro, e ele começa a ser construído a partir de agora, dessa nova consciência desafiadora, renovada e motivada pela graça de Deus. Resignificar o passado é dar novo curso á sua mente, livrando-a das prisões de teus castelos de emoções e suas masmorras de desatinos. Resignificar o passado é planejar o futuro, avaliar o presente e repaginar tua história e, mais do que isso, é dar a liberdade para que o Cristo Ressurreto transforme sua mente num campo de trigo e não mais num campo de batalha; numa área fértil para produzir alimento espiritual e não mais um campo belicoso de sonhos mortos, fantasmas opressores e inimigos letais. Não desafie os demônios, mas antes, tenha maior cuidado com tua mente, com teu modo de pensar e ver as coisas, especialmente as que já foram. Que Deus em Cristo abençoe a todos. Amém.

FidelisF
Enviado por FidelisF em 27/11/2010
Reeditado em 27/11/2010
Código do texto: T2640383
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.