Provas Voluntárias - O verdadeiro cilício

1) É lícito ao homem amenizar suas próprias provas?

As provas a que os Espíritos encarnados estão submetidos têm por objetivo exercitar a inteligência, a paciência e a resignação, pois os Espíritos encarnam em situações difíceis justamente para serem obrigados a procurar os meios de superar seus limites e vencer as dificuldades inerentes à condição humana.

O que o homem jamais deve fazer é entregar-se à negligência, ao desânimo e muito menos revoltar-se contra o mundo em que vive.

2) Como explicar a afirmação de Jesus: Bem aventurados os aflitos?

A Bem-aventurança indicada por Jesus está condicionada ao sofrimento resignado, sem revolta, ao sofrimento que se impõe para aliviar as dores do próximo. Os aflitos são os humildes, os arrependidos de seus erros e decididos a se regenerarem pela reforma íntima e pelo trabalho voltado para o amor ao próximo e caridade.

3) Em que consiste o verdadeiro cilício?

Consiste no sacrifício que tem por finalidade o progresso espiritual, mortificar o Espírito e não o corpo, significa combater o orgulho, aceitar as humilhações sem revolta, sufocando o amor-próprio cheio de orgulho.

Bibliografia: ESE, Capítulo V, item 26.

Roseli Princhatti
Enviado por Roseli Princhatti em 04/12/2010
Código do texto: T2652182
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.