Não vim trazer a paz, porém a divisão

1) Explique a assertativa de Jesus: "Não vim trazer a paz, mas a espada".

"Julgais que eu tenha vindo trazer a paz à Terra? Não, eu vos afirmo, ao contrário, vim trazer a divisão" (Lucas, 12:51).

O Mestre tinha certeza de que sua doutrina não se implantaria entre os homens sem lutas e dissensões. Numerosos conflitos surgiriam no mundo em seu nome, diferentes religiões cresceriam à sombra do seu Evangelho, desvirtuando seus ensinamentos em favor de interesses particulares.

Jesus veio trazer a divisão à Terra, na medida em que alerta os homens para a consciência de seus erros, destruindo as ervas daninhas da intolerância; somente assim a doutrina de amor por Ele revelada poderia se implantar sobre os escombros das antigas concepções religiosas que, em vez de unir, separavam as criaturas.

Jesus veio trazer a divisão porque proclamava uma doutrina que solapava, pela base, os abusos em que viviam os fariseus e os saduceus, escribas e sacerdotes daquele tempo, e por isto foi levado ao Calvário, julgando os homens que matando o idealista, aniquilariam a idéia, esta porém sobreviveu, porque estava alicerçada sobre a verdade, e tomou vulto porque correspondia aos desígnios de Deus. Por força de suas idéias renovadoras, Cristo foi visto pelos romanos como um revolucionário qualquer, que vinha subverter a ordem social vigente.

A espada renovadora de Cristo incita o homem à luta interior de cada um, a árdua luta contra seus próprios inimigos: o orgulho, a vaidade e o egoísmo.

Desta passagem evangélica extrai-se o ensinamento que os homens devem se compenetrar de que somente pela luta em prol do aprimoramento moral é que a humanidade poderá assimilar a essência das Leis Morais que regem a harmonia do Universo. Assim como a destruição, a guerra e os flagelos são instrumentos desencadeadores de evolução, também esta divisão a que se refere Jesus se faz necessária para que o Espírito possa alçar novos voos em direção ao seu destino imortal.

2) Por que as idéias de Sócrates não prosperaram?

Porque não havia chegado o seu tempo. Ele semeou seus princípios religiosos numa nação despreparada moralmente, em função da grande aceitação dos cultos e dos costumes pagãos.

3) Explique por que as idéias de Jesus eram consideradas revolucionárias?

Porque Jesus soube usar de palavras cortantes e incisivas para com os escribas e fariseus de todas as épocas que mantêm o povo na ignorância e no fanatismo.

Bibliografia: ESE, Capítulo XXIII, item 9 a 18.

Roseli Princhatti
Enviado por Roseli Princhatti em 04/12/2010
Código do texto: T2652308
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.