ESTUDO DE CANTARES (PARA OS MOÇOS)

CÂNTICO DOS CÂNTICOS E/OU

CANTARES DE SALOMÃO.

“Relato nesta, comparações, interpretações das minúcias e do todo como um só.”

Deixar-se levar, pelo Espírito, a viajar nas palavras tendo dEle, à interpretação correta para

cada um e as decisões a serem tomadas.

Quando se ama, queremos fazer o outro feliz; mas quando queremos ser felizes, apenas gostamos e isso não é suficiente para uma vida a dois.

Conforme Eclesiastes 4:9 a 12, onde a corda de três dobras é mais difícil de romper-se, pois os dois estão entrelaçados com o Espírito de Deus. Isso só é possível com o amor que é fogo, fogo do Senhor(que queima, mas não consome...), - I Coríntios 13.

CÂNTICO DOS CÂNTICOS:

Do Moço.

1:5b – Mas sua pele é macia como as cortinas de seda do rei Salomão!

(Ele reconhece que apesar de trabalhar muito, ela é doce, meiga, feminina e possui uma linda plástica).

1:8,10b – Se você, a mulher mais bonita do mundo, não sabe, basta seguir as marcas do meu rebanho até as cabanas dos pastores, ... por longos colares de jóias.

(Considera-a a mulher de sua vida e dá à ela a liberdade de procurá-lo [mesmo no trabalho]; pois para ele, ela, é muito importante e a quer participante de sua rotina; vida).

1:14 – A minha amada é um ramo de flores nos jardins de Em-Gedi.

(Ela é agradável aos seus olhos, gosta de contemplá-la).

4:1 a 15 – Como você é bonita meu amor, ...seus olhos, ... seus cabelos. ... O seu sorriso, ...os seus dentes. ... Os seus lábios ... – e a sua boca, como é bem feita! As suas faces. ... O seu pescoço... O seus seios... em você não há o menor defeito. A minha noiva querida é...,

tão refrescantes quanto os riachos das montanhas do Líbano.

(Ele observa cada detalhe de sua silhueta, e acha linda [faz comparações], vê a plástica. Por querer sua companhia seja onde for, é vulnerável aos pedidos dela e se sente como que “dono” dela. A considera, uma jóia muito cara e por isso sente ciúmes, às vezes incontrolável pelo sentimento de posse, e ao mesmo tempo sente-se alegre por vê-la bela e desejada por outros, pois isso fortalece seu ego “de guerreiro e conquistador”. Sacia-se por vê-la e pelo amor que ela dá à ele...).

5:1 – Eu já estou no meu jardim, ... . Já bebi o meu vinho com leite.

(Como um filho, acata os conselhos dela [toda mulher tem um Q de mãe para seu homem; é nela que em situações difíceis, ele se refugia], se cuida para ela e a espera ansioso para obter a aprovação de seus atos...).

6:4b,10 - ... você escraviza meu coração. ... Quando as mulheres de Jerusalém a viram, ficaram encantadas ... . Quem é essa que chama a atenção por onde quer que passa?

(É dependente dela [“faz tudo para agradá-la”], tem vergonha quando não a entende ou não consegue compreendê-la [ele é racional deve racionalizar e entender]. Acredita conhecê-la por dentro, saber de seus anseios e desejos, frustrações, etc., mas dá maior valor a plástica dela... Quando a mulher é a sua parceira ideal [apesar de para ele a silhueta, a plástica ter grande importância]; ela é sua preferida, nada nem ninguém vai remover esse sentimento dele. Ele tem prazer em mostrar-lhe aos conhecidos, sente-se como um ganhador de um grande prêmio, e ela, é o troféu tão cobiçado, a ser mostrado aos conhecidos.”Quase todos os homens; ou todos, tem sentimento de inferioridade [devido a rejeição por parte das mulheres], por isso quando consegue a mulher ideal dentro de seus padrões de beleza, carisma, feminilidade, companheirismo, inteligência, submissão, etc., e consequentemente ao padrão dos que o cerca, sua vaidade aflora, sente-se vitorioso, o máximo, por isso a exibe com satisfação. Nessa situação há o paradoxo do ciúme, quer mostrá-la , mas não quer que ninguém a toque ou a elogie com muito ênfase[em especial outros homens]. Às vezes compensa esse ciúmes, elogiando-a e fazendo quase tudo que ela gosta e lhe pede; sendo algumas vezes impulsivo e fazendo coisas que acredita, que a agrade. Assim é ele, vive no limite da grandiosidade do amor, pois sabe que outros observam os dotes físicos e as qualidades dela e por isso corre o risco de perdê-la se não completá-la em todas as variantes que a sacia. Na verdade, admirá-a por tudo que ela faz).

P.S. Às vezes existe nele a incapacidade de revelar esses sentimentos.

7:6 a 9 – Como você é linda, como você é agradável, meu amor! ... Que seus seios sejam como cachos de uvas... . Que os seus beijos sejam como o melhor vinho, suave e doce, o vinho que faz acordar e falar os que estão dormindo.

(Reconhece que com ela é feliz, sente-se bem. Deseja-a mais que tudo, por isso sonha e faz planos de quando a possuir. Sonha com esse dia que para ele será sublime, faz comparações e a vê como aquilo de que mais gosta. Vai saborear esse momento demoradamente, sentindo todo o êxtase do momento, lambuzando-se na docilidade dela; porém, “na maioria das vezes”, esse momento, é só dele, dificilmente lembrará que ela também gostaria de ter tal prazer – [talvez na segunda vez – mas felizmente, não são todos].

Sente que nesse momento, o sexo fará o amor falar coisas que estão dormindo dentro dele e acordaram; mas é só nesse momento...).

8:5b,9 – Foi debaixo da macieira, onde sua mãe sofreu para trazer você ao mundo, foi ali que eu acordei o seu amor. Se ela ainda não tiver seios, construiremos sobre ela uma torre de prata. Se ela for uma porta, nós forraremos com tábuas de cedro.

(Lembra de quando a conquistou, e se regozija com isso, talvez não se lembre do dia nem do local, mas sabe que foi ELE, quem aflorou o amor nela. Sabe que mesmo que ela não tenha maturidade para a união, pensa ser para ela como um muro ou uma capa protetora que a protegerá e a ajudará a crescer no amor e como mulher [pois como a mulher tem um Q de mãe para o homem; o homem tem um Q de pai no que tange a proteção e cuidado à mulher], para num futuro próximo poder realizar o sonho tão esperado da união, onde os dois serão unidos pelo Criador em uma só carne.).

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

Observação aos moços:“devem ter paciência e bom senso para lidar e suportar determinadas situações e atitudes dela, devido as variações de humor e temperamento que toda mulher tem, devido a sua genética “.

(PEREZ SEREZEIRO)

José R. P. Monteiro – SCSul – SP serezeiro@hotmail.com serezeiro@yahoo.com.br

Perez Serezeiro
Enviado por Perez Serezeiro em 07/12/2010
Código do texto: T2658441