Fundidor e Purificador de prata

Malaquias 3:3 diz: 'E assentar-se-á como fundidor e purificador de prata...'

Esse versículo bíblico intrigou umas mulheres de um estudo bíblico e elas ficaram pensando o que essa afirmação significava em relação ao caráter e a natureza de Deus.

Uma delas ofereceu-se para descobrir sobre o processo de refinamento da prata para o próximo estudo bíblico. Naquela semana, a mulher ligou para um ourives e marcou um horário para assisti-lo trabalhar. Ela não mencionou a razão do seu interesse e só disse estar curiosa para conhecer o processo. Ela foi assisti-lo. Ele pegou um pedaço de prata e o segurou sobre o fogo, deixando-o esquentar.

Ele explicou que, no refinamento da prata, é preciso que se segure a mesma bem no centro da chama, onde é mais quente e queima-se as impurezas. A mulher pensou sobre Deus, que às vezes, segura-nos em situações 'quentes' e pensou novamente no versículo: 'E assentar-se-á como fundidor e purificador de prata...' Ela perguntou para o artesão se ele tinha mesmo que ficar sentado o tempo todo na frente do fogo enquanto a prata estava sendo refinada. Ele disse que sim; que não somente ele tinha que ficar lá, segurando a prata, mas que ele tinha que, também, manter seus olhos na mesma o tempo todo que ela estivesse nas chamas. Se a prata ficasse um minuto a mais no fogo, seria destruída.

A mulher ficou em silêncio por um momento. Então, ela perguntou: 'Como você sabe quando a prata está totalmente refinada?' Ele sorriu e disse: 'Ah, isso é fácil... É quando eu vejo minha imagem nela.'

Olá! Espero realmente que você tenha entendido a moral do texto acima, que uma amiga me enviou. Quero dividir com você algo muito precioso nesse natal e fim de ano que está à porta. 2010, sabemos que foi um ano cheio de adversidades e lutas, tentações e pesares, mas nem só disso, mas de alegria, gozo e contentamento...Cada um sentiu uma sensação diferente e, se você é uma das pessoas que sentiu como que no fogo, ou seja, numa grande adversidade, tribulação e lamento, quero que você pare agora, neste exato momento, volte ao inicio do texto e releia-o com carinho. Fez isso? Que bom...

Acredito que nesse momento você já se despertou e viu o quanto Deus, em seu infinito amor, tem cuidado de ti, de mim, de nós; Ele tem zelado e preservado nossas vidas. Ainda que a adversidade parecesse nos tragar. Ele está no controle.

Quem sabe você está lamentando um Natal e Ano Novo bem diferente do que você projetou. As coisas não saíram tão bem como você acreditou, mas cabe aqui uma advertência: "Do homem são as preparações do coração, mas do Senhor a resposta da língua." (Provérbios 16. 1).

Não se desanime no curso da tua história, o fim ainda não chegou e Deus pode te guiar para o triunfo. Ele é um Deus de vitórias. Você é mais que vencedor. Mas conforme o texto declara a tribulação (chamas) e as adversidades são ferramentas de Deus para nos moldar à sua imagem. Você e eu, somos a prata sendo aquecida. Não se preocupe, o Senhor vai nos tirar do fogo na hora certa, para enfim, estarmos “no ponto” para adquirir o valor que Ele nos concede por meio do Filho, Jesus. É na fornalha da aflição que somos purificados. Deus está de olho em nós o tempo inteiro e nunca nos deixará só. Ele preserva o tempo necessário, não mais nem menos, mas o suficiente. Quem sabe a fornalha seja teu presente de Natal e Ano Novo, sabe por quê? Porque os projetos de Deus para tua existência dependem disso. De você ser semelhante à imagem dele. Ser a prata purificada. Somente no centro das chamas, onde o calor é maior, que se pode tirar as impurezas. Eis-nos lá. Glorifica a Deus por isso. Ele nos ama e nos aperfeiçoa, moldando-nos com amor. Mas isso não durará mais do que você possa suportar. Deus conhece a prata, Ele conhece você. Sabe a tua estrutura e diz: "Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça." (Isaías 41.10).

O choro pode durar uma noite e quem sabe a noite seja apenas esse fim de ano... ou quem sabe, acaba agora, no fim desse texto, quando você levantar a cabeça e perceber que a aflição se foi e tudo se fez novo. Não importa qual é o tempo dessa noite e nem ousaria te dar falsa certeza que termina agora, mas você sabe... Deus confirmará para você. Apenas te digo: “Não temas”.

Que esse Natal e Ano Novo sejam repletos de vitórias e conquistas em suas vidas e ministérios. Que a graça abundante de Deus seja sobre este 2011 que vem e será o ano aceitável do senhor, onde os campos já estarão maduros...

Aceite a mão de Deus te segurando onde está agora. Não queira escapar desse processo; é difícil, mas necessário. Não rejeite a voz do Todo Poderoso, não finja que não é com você. Não se esqueça- Ele está de olhos postos em você, não te perderá de vista e no tempo certo de tirará dessa fornalha. Mas apenas quando a prata refletir a imagem de seu purificador.

fidelisf:.

09/12/10

FidelisF
Enviado por FidelisF em 09/12/2010
Reeditado em 05/02/2016
Código do texto: T2661808
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.