Estado Natural - Marcha do Progresso.

1) Qual a diferença entre estado natural e lei natural?

O estado natural é um estado primitivo, a infância da humanidade e o ponto de partida do desenvolvimento moral e intelectual do homem.

A lei natural rege toda a condição humana e o homem se melhora na medida em que melhor compreenda e melhor pratica essa lei. (LE. 776)

2) Como se implica que, por vezes, os povos mais intelectualizados serem pouco evoluídos moralmente?

Somente a inteligência não conduz o homem a um progresso de fato, porém, gradativamente, a criatura compreenderá que seu desequilíbrio é fruto dos abusos de sua inteligência utilizada para o mal, e assim é que, no somatório dos seus atos bons, adquirirá o senso moral.

No futuro, a moral e a inteligência se equilibrarão, fazendo com que o homem tenha a compreensão do conjunto. Compreenderá ele, então, que as leis de Deus querem o bem para todos e não para o mais forte em prejuízo do fraco.

Quando um povo não evolui naturalmente, o progresso pode lhe advir através de abalos físicos ou morais.

3) Como explicar, à luz do Espiritismo, os movimentos periódicos de agitação natural?

Quando o homem perceber que as necessidades apenas materiais não lhes satisfazem as aspirações mais íntimas, ele reverá seus conceitos e princípios materialistas, passando a acreditar numa felicidade ainda desconhecida, fora dos bens terrenos, mas infinitamente maior e mais durável, e que, para alcançá-la, precisa desenvolver seu sentimento e senso moral.

Bibliografia:

LE, 776 a 785.

Roseli Princhatti
Enviado por Roseli Princhatti em 24/12/2010
Código do texto: T2688799
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.