Igualdade Natural - Desigualdade de Aptidões - Desigualdades Sociais

1) Se todos são iguais perante Deus, como se explica a desigualdade de aptidões?

Uns se aperfeiçoam mais rapidamente, o que confere-lhes aptidões mais diversificadas.

Os Espíritos não regridem no seu progresso, conservarão integralmente as faculdades e aptidões adquiridos, tal fato acentua ainda mais as desigualdades de aptidões que existem entre os homens.

2) As desigualdades das condições sociais é uma lei natural? Explicar.

As desigualdades sociais não se enquadram nas leis naturais porque não são obra de Deus, e sim consequência do orgulho e do egoísmo do próprio homem.

3) Pode-se esperar que as desigualdades sociais venham a desaparecer um dia?

Sim, à medida que a humanidade avançar no seus progresso moral, essas desigualdades desaparecerão, e restarão somente a desigualdade fruto do mérito e das virtudes adquiridas pelo homem. Somente então as criaturas se reconhecerão como filho de Deus e se amarão como irmãos, e se avaliarão pela evolução moral do Espírito, que não depende da condição social.

E aqueles que aproveitam da superioridade da sua posição social par humilhar e oprimir os mais fracos serão oprimidos por sua vez e renascerão numa existência em que sofrerão tudo o que fizeram os outros sofrer (LE, 807).

Bibliografia:

LE, 803 a 807.

Roseli Princhatti
Enviado por Roseli Princhatti em 25/12/2010
Reeditado em 25/12/2010
Código do texto: T2691345
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.