TEMPO DO ADVENTO -  PARTE VII

SÍMBOLOS DO NATAL


ANJOS – VELAS – PAPAI NOEL -  CEIA DE NATAL – PINHEIRO


Anjos são mensageiros de Deus. Foi o anjo Gabriel que anunciou a Maria que ela seria a mãe do Salvador. Esse mesmo anjo anunciou o nascimento de João Batista. Foi por meio de um anjo que os pastores de Belém souberam do nascimento do pequeno Rei. Ao nascer o menino Deus, uma miríade de anjos entoou louvores ao Filho de Davi: “Glória a Deus no mais alto dos céus e na terra paz aos homens de boa vontade”.

As velas
são uma representação da verdadeira Luz, o Cristo, que ilumina a todos. A primeira vela do Advento lembra o perdão. A segunda vela do Advento nos convida à conversão. A terceira vela do Advento nos alegra com a proximidade do nascimento do Salvador. A quarta vela do Advento marca a feliz expectativa da chegada do Senhor. Simboliza também a nossa fé em Jesus Cristo.

O Papai Noel representa a figura de São Nicolau, arcebispo de Mira, na Turquia, que com um saco de moedas de ouro saía distribuindo o donativo entre os necessitados, anonimamente, ao depositar as moedas nas chaminés das casas.


A ceia do Natal é um símbolo da reunião festiva da família que celebra o nascimento do Menino Jesus.


A árvore de Natal (pinheiro) se mantém
verde mesmo em invernos rigorosos. O cristão deve se manter forte ainda quando enfrentar a adversidade.