TEMPO DO ADVENTO - PARTE VIII 
QUARTA SEMANA DO ADVENTO

VEM, SENHOR JESUS


Estamos na Quarta Semana do Advento. Aproxima-se a celebração do Natal. Nós, cristãos, temos a obrigação de celebrar o nascimento do Menino Jesus como convém a um cristão, com meditação e oração. Na hora da ceia do Natal, lembremo-nos do aniversariante mais ilustre e estrondosamente esquecido: JESUS. Peçamos ao Menino Deus que nos ensine a agradecer pelas ricas bênçãos que recebemos durante todo o ano. 

A exemplo dos anjos que entoaram louvores no nascimento do Rei dos reis, louvemos a Deus no Natal, sem constrangimento diante dos convidados, porque o convidado especial é Ele, o Lírio dos Vales, a Rosa de Saron, o Bom Pastor, a Luz do mundo, o Caminho Verdadeiro, o Conselheiro, o Consolador, o Príncipe da Paz, o Emanuel, que significa Deus conosco.  

A liturgia nesta Última Semana do Advento rememora em Lucas as belas passagens de Maria, a adolescente mais adulta e corajosa que já existiu.

Não há esporte radical que se compare ao grande salto que a tão menina Maria deu no escuro: assumir a missão de ser a Mãe do Salvador do mundo.

O exame de gravidez de Maria foi publicado pelo Anjo Gabriel, que assiste diante de Deus. Nenhuma mulher, senão Maria, recebeu tão bela saudação diretamente de um anjo enviado por Deus: “Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo”. Definitivamente ela não é como as demais. Isabel, sua prima, logo que ouviu a saudação de Maria ficou ficou cheia do Espírito Santo e, sem saber de sua gravidez, anunciou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu vente. Donde me vem a honra de vir a mim a mãe de meu Senhor”.

Rememoremos nesta Quarta e Última Semana do Advento o nascimento de Jesus, que mudou toda a história. Até os ateus se curvam a esse evento no momento em que a história se divide em antes de Cristo (a.C.) e depois de Cristo (d.C.).

A liturgia desta semana se volta para Lucas, capítulo 1, versículos 26 a 79.

Boa reflexão, meus amigos. Celebremos um Natal cristão.