Livre-Arbítrio e Fatalidade

1) Quais os fatores que podem consistir em obstáculo ao exercício do livre-arbítrio?

1 - Nas primeiras fases da vida a liberdade é quase nula, ela se desenvolve com as faculdades.

2 - No caso do selvagem, predomina o instinto, mas isso não o impede de agir com liberdade.

3 - As predisposições instintivas podem ser obstáculo ao exercício do livre-arbítrio, ao impelir o indivíduo por vezes a atos repreensíveis, mas não há arrastamento irresistível quando se tem a vontade de resistir.

4 - Este é o caso de aqueles cuja limitação física impede o Espírito de manifestar-se livremente. Nos mundos superiores em que a influência da matéria é menor, as faculdades se desenvolvem com mais liberdade.

5 - A posição social pode ser um obstáculo à inteira liberdade de ação. O Espírito pode encarnar em uma situação constrangedora. Cabe a ele valer-se de sua liberdade para esforçar-se ou não para superar os obstáculos.

2) Explique as três correntes filosóficas que se opõem à teoria do livre-arbítrio.

1 - O fatalismo considera que todos os acontecimentos estão previamente fixados por uma causa natural.

2 - O predestinacionismo - baseia-se na soberania da graça divina, afirmando que Deus regula, antecipadamente, todos os atos e vontade de cada indivíduo.

3 - O determinismo sustenta que as ações e a conduta do indivíduo, longe de serem livres, dependem integralmente de uma série de contigências a que ele não pode furtar-se, qual o caráter, a cultura, o meio social, a família, a educação, etc.

3) Como a Doutrina Espírita considera a fatalidade?

A fatalidade, o destino, e o determinismo, contra os quais tanto os homens se insurgem, decorrem basicamente de três circunstâncias fundamentais:

1 - a possibilidade da escolha feita pelo Espírito, antes da encarnação, na qual o homem tem a possibilidade de ceder ou resistir aos arrastamentos.

2 - de um acontecimento que é quase sempre a consequência de um ato praticado de livre vontade.

3 - de constrangimentos impostos pela força das circunstâncias tais como: determinismo da influência material sobre a espiritual nas primeiras encarnações, ação dos flagelos destruidores, períodos cíclicos da evolução, entre outras coisas.

Tais circunstâncias "fatais", como vulgarmente entendidas, são sempre um meio que permite ao homem, passando pelas provas, desenvolvem sua inteligência, seu senso moral, aumentando-lhe a responsabilidade e ao mesmo tempo seus méritos.

Bibliografia:

LE, perguntas 841 a 867.

(1) Denis, León. Depois da morte, Capítulo XXXII.

Roseli Princhatti
Enviado por Roseli Princhatti em 27/12/2010
Código do texto: T2694102
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.