LITURGIA DA PALAVRA (Missa do dia 01 janeiro 2011

LEITURAS QUE SERÃO PROFERIDAS NO MUNDO TODO NAS CELEBRAÇÕES DAS SANTAS MISSAS NO PRÓXIMO DIA 01/01/2011 FONTE: www.arquidiocesedesaopaulo.org.br

solenidade da santa Mãe de Deus, MARIA

No primeiro dia do ano, a Igreja exalta Maria Santíssima, a Mãe de Deus, convidando-nos a contemplar nela o Mistério de Cristo, que iluminou a terra e salvou a humanidade, abrindo-lhe o caminho da redenção. O mundo inteiro, que hoje comemora com júbilo o Ano Novo, é convidado a celebrar o Dia Mundial da Paz. Especialmente nós, que somos chamados a seguir Cristo, inspiremo-nos na Virgem Maria, Mãe do Príncipe da Paz, buscando nos empenhar mais no decorrer deste ano na construção da paz por todos os meios que estiverem ao nosso alcance.

* * * * *

No primeiro dia do ano, abramos o coração para escutar a Palavra de Deus, buscando fortalecer nosso empenho na construção da paz por meio de ações decididas e proféticas.

PRIMEIRA LEITURA (Nm, 6,22-27)

Leitura do Livro dos Números.

22 O Senhor falou a Moisés, dizendo:

23 “Fala a Aarão e a seus filhos: ao abençoar os filhos de Israel,

dizei-lhes:

24 ‘O Senhor te abençoe e te guarde!

25 O Senhor faça brilhar sobre ti a sua face, e se compadeça de ti!

26 O Senhor volte para ti o seu rosto e te dê a paz!’

27 Assim invocarão o meu nome sobre os filhos de Israel, e eu

os abençoarei”.

- Palavra do Senhor.

T. Graças a Deus.

7. SALMO RESPONSORIAL 66(67) (Fx3)

Que Deus nos dê a sua graça e sua bênção, sua graça e sua bênção.

1. Que Deus nos dê a sua graça e sua bênção * e sua face resplandeça sobre nós! * Que na terra se conheça o seu caminho * e a sua salvação por entre os povos.

Que Deus nos dê a sua graça e sua bênção, sua graça e sua bênção.

2. Exulte de alegria a terra inteira * pois julgais o universo com justiça. * Os povos governais com retidão * e guiais, em toda a terra, as nações.

3. Que as nações vos glorifiquem, ó Senhor, * que todas as nações vos glorifiquem! * Que o Senhor e nosso Deus nos abençoe * e o respeitem os confins de toda a terra!

SEGUNDA LEITURA (Gl 4,4-7)

Leitura da Carta de São Paulo aos Gálatas

Irmãos, (4) quando se completou o tempo previsto,

Deus enviou o seu Filho, nascido de uma mulher, nascido

sujeito à Lei, (5) a fim de resgatar os que eram sujeitos à

Lei e para que todos recebêssemos a filiação adotiva.

6 E porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o

Espírito do seu Filho, que clama: Abá - ó Pai!

7 Assim já não és escravo, mas filho; e se és filho, és também

herdeiro: tudo isso por graça de Deus.

- Palavra do Senhor.

T. Graças a Deus.

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO (Fx4 )

Aleluia, aleluia, aleluia! * Aleluia, aleluia. (bis)

De muito modos, Deus outrora nos falou pelos profetas:

* Nestes tempos derradeiros, nos falou pelo seu Filho.

EVANGELHO (Lc 2,16-21)

P. O Senhor esteja convosco.

T. Ele está no meio de nós.

P. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.

T. Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, (16) os pastores foram às pressas a Belém

e encontraram Maria e José, e o recém-nascido deitado

na manjedoura.

17 Tendo-o visto, contaram o que lhes fora dito sobre o menino.

18 E todos os que ouviram os pastores ficaram maravilhados

com aquilo que contavam.

19 Quanto a Maria, guardava todos estes fatos e meditava sobre

eles em seu coração.

20 Os pastores voltaram, glorificando e louvando a Deus por tudo

que tinham visto e ouvido, conforme lhes tinha sido dito.

21 Quando se completaram os oito dias para a circuncisão do

menino, deram-lhe o nome de Jesus, como fora chamado

pelo anjo antes de ser concebido.

-Palavra da Salvação.

T. Glória a vós, Senhor.

Estavam lá os pastores do seu rebanho cuidadando. Quando de repente eles foram avistando um anjo que apareceu pra eles anunciando.

Ficaram com muito medo, sentiram grande pavor. Uma luz os envolveu, pela glória do Senhor. Ouviram os anjos dizendo: Acalmem-se por favor.

Fiquem calmos meus amigos. Não precisam se assustar. Estou aqui em missão. Eu vim lhes anunciar a chegada do Messias, que vai os povos salvar.

Na cidade de Davi, nesta noite de amor, lá em Belém nascera pra vocês, o Salvador. Das nações o esperado...O Messias, o Senhor.

Nesse instante eles viram mais anjos se aproximando.

Glória a Deus lá nas alturas. Os anjos estavam cantando. Depois os anjos subiram, para o céu retornando.

Vendo os anjos se afastarem, eles então conversaram. E todos muito felizes à Belém se deslocaram. Entre José e Maria o Menino Deus encontraram.

Deitado na manjedoura lá estava o Redentor. Para adorar Deus Menino nesta noite de amor. Os pastores se prostraram demonstrando muito amor.

Ergueram os oilhos pro alto para então agradecer. Por terem sido os primeiros a notícia receber a vinda do Deus menino que acabara de nascer.

Antônio Oliveira
Enviado por Antônio Oliveira em 27/12/2010
Reeditado em 30/12/2010
Código do texto: T2694524