Necessidade da Caridade Segundo o Apóstolo Paulo

1) Defina a caridade, segundo o Apóstolo Paulo.

Nela, o apóstolo situa a prática da caridade acima de qualquer outra virtude, mesmo acima da fé e esperança, corroborando com a assertativa de Jesus "a cada um será dado segundo as suas obras".

Paulo de Tarso estava ensinando a todos que essa sublime disposição interior identifica-se com o mandamento de Jesus "amarás o teu próximo como a ti mesmo". Até mesmo aquele que endurece seu coração deixando de fazer o bem, mesmo que tenha todo saber e erudição, mesmo que saiba proferir belas palavras, tudo isso nada valeria sem a vivência desta virtude.

2) Discorra sobra a máxima: "Fora da caridade não há salvação".

A caridade é a base fundamental para a evolução do Espírito, porque sem ela o homem construiria sua casa sobre areia. É preciso, pois, desfraldar e agitar para todos os irmãos em Jesus esta bandeira de amor, porque ela reúne em si todas as virtudes que caracterizam o homem de bem em comunhão total com Deus.

3) De que forma pode-se praticar a caridade no dia-a-dia?

Amar a todos simplesmente pelo desejo de amar.

Suprir a carência afetiva inerente à própria condição humana.

O desejo sincero de fazer algo em benefício do bem comum.

Superação do orgulho do e do egoísmo, justamente os maiores obstáculos ao progresso moral da humanidade, pois é através da prática da caridade que o homem deixa vir à tona a natureza íntima do seu ser: o amor, extensível ao seu semelhante.

Ser caridoso é uma atitude evangélica e uma predisposição ao amor perante a Deus e perante a si próprio.

Bibliografia:

ESE, Capítulo XV, itens 6 a 10.

Roseli Princhatti
Enviado por Roseli Princhatti em 28/12/2010
Código do texto: T2695245
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.