Perfeição Moral - As virtudes e os vícios - Das Paixões - Do Egoísmo

1) Em que consiste a verdadeira virtude?

Consiste na boa qualidade moral, na disposição habitual para o bem, excelência moral, força interior, retidão, austeridade.

2) Qual a relação entre o conceito de virtude contido em O Livro dos Espíritos e a Parábola do Filho Pródigo.

A virtude consiste em força ativa que contribui de alguma forma para o próximo e a si mesmo; a virtude, se inoperante, deixa de sê-lo.

3) Qual o meio mais eficaz de combater a predominância da natureza corpórea?

Quanto mais domínio sobre si tiver, mas livre será.

O egoísmo só se enfraquecerá com a predominância da vida moral sobre a vida material, e não se chegará a esse ponto se não se atacar o mal pela raiz, ou seja, com a educação.

Que se faça pela moral tanto quanto se faz pela Ciência, só assim o egoísmo deixará de ser a fonte de vícios, e a caridade, por sua vez, manisfestar-se-a como a fonte de todas as virtudes.

Bibliografia:

LE, 893 a 917.

Roseli Princhatti
Enviado por Roseli Princhatti em 28/12/2010
Reeditado em 28/12/2010
Código do texto: T2695257
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.