Os Tormentos Voluntários - A Infelicidade Real

1) O que são tormentos, e por que voluntários?

Tormentos são as aflições, as angústias e as privações que o homem atrai para si, espontaneamente, em razão da sua vivência totalmente voltada para os valores transitórios da vida terrena; voluntários, pois são dores desnecessárias, que nem sempre significam reajustes de erros cometidos em vidas passadas, mas apenas representam as consequências de uma busca infrutífera, porque realizada em terreno impróprio.

2) Comente: "A vida de qualquer um não consiste na abundância do que possui" (Lucas 12:15).

O significado desta citação evangélica, aponta para a fragilidade do ser humano que procura a felicidade nos bens materiais, por isso encontra sofrimentos na busca desta felicidade fictícia.

3) Quais são os valores que a nossa sociedade deveria pregar?

Valores morais, justiça, amor e a caridade com seu semelhante, nesta vivência fraterna, na alegria daquele que dá ajuda e consolo é que consiste a verdadeira felicidade, porque ele terá a consciência tranquila do dever cumprido e, consequentemente terá paz no seu coração.

Bibliografia:

ESE, Capítulo V, itens 23 e 24.

Roseli Princhatti
Enviado por Roseli Princhatti em 30/12/2010
Reeditado em 30/12/2010
Código do texto: T2699185
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.