Allan Kardec e a Codificação Espírita - Síntese do Momento Cultural na Europa, à Época da Codificação

1) Por que a Doutrina Espírita surgiu especificamente no século XIX?

A nova doutrina que despontava no horizonte do século XIX, vinha exatamente na hora psicológica mais apropriada, justamente no torvelinho das grandes transformações para reabilitar, de acordo com as orientações vindas dos Espíritos, o papel do homem frente ao seu destino imortal ; seus valores, centrados no Evangelho de Cristo, mostravam à Humanidade o caminho do progresso espiritual, ao mesmo tempo em que trazia o consolo e a esperança que os homens tanto almejavam.

2) Quais as contribuições da Ciência à época da Codificação?

As grandes invenções e descobertas científicas agitavam todos os ramos do conhecimento. A Filosofia também se rendeu a essa onda renovadora, embora materialista.

3) Como se caracterizou o momento da Codificação, do ponto de vista filosófico?

René Descartes afirma que pensamento é algo mais certo que a matéria corporal, e descobre a realidade inegável do Espírito. Pode-se dizer que a chamada revolução cartesiana foi precursora da revolução espírita.

Immanuel Kant demonstra que a lei moral é a possibilidade a mais profunda do nosso ser, e a realização de nossa verdadeira destinação.

George W. Friederich Hegel traça a história pela qual a consciência humana elevou-se das representações mais elementares de Deus à sua representação filosófica adequada.

Surgiu assim o Iluminismo, pois suas concepções filosóficas baseadas no uso e exaltação da razão encontravam respaldo nos pensadores da época.

Bibliografia:

Obras Póstumas - Editora FEESP, Allan Kardec.

Grandes Espíritas do Brasil - Editora FEB.

Allan Kardec, Volume II - Zêus Wantuil e Francisco Thiesen, Editora FEB.

Roseli Princhatti
Enviado por Roseli Princhatti em 03/01/2011
Código do texto: T2705813
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.