DESIDERATO I

(Autor Procurado - Igreja de Saint Paul – Baltimore 1692 )

Ande placidamente entre o ruído e a brisa e recorda que a paz pode haver no silêncio.

Vive em bons termos com todas as pessoas, tanto quanto possas, sem render-te. Diz tua verdade tranqüila e calmamente.

Escuta aos demais, inclusive ao enfadonho e ao ignorante; eles também têm sua história.

Evita as pessoas ruidosas e agressivas, sem vexações ao espírito.
Se te comparas com outros podes ficar vaidoso ou amargo, porque sempre haverá pessoas maiores e menores que tu.

Desfruta de teus logros assim como de teus planos.

Mantém o interesse em tua própria carreira, ainda que seja humilde.

És uma verdadeira possessão nas variantes fortunas do tempo.

Usa a precaução em teus negócios, porque o mundo está cheio de ciladas, mas nem pôr isso te cegues à virtude que possa existir. Muita gente luta pôr altos ideais em toda a parte a vida está cheia de heroismos. 

Sê tu mesmo: Especialmente, não finjas afeto. Tampouco sejas cínico a respeito do amor porque frente a toda aridez e desencanto, o amor é perene como relva.

Recolhe mansamente, o conselho dos anos, renunciando graciosamente às coisas da juventude.

Nutre tua força espiritual para que te protejas na desgraça repentina. Mas não te angusties com fantasias. Muitos temores nascem da fadiga e da solidão.

Junto com uma sã disciplina, sê amável contigo mesmo. Tu és uma criatura do universo não menos que as árvores e as estrelas. Tu tens direito a estar aqui. E te resulta evidente ou não, sem dúvida o universo se desenvolve como deve. Portanto, conserva-te em paz com Deus, de qualquer modo que o concebas e quaisquer que sejam teus trabalhos e aspirações, mantém, na ruidosa confusão, paz com tua alma.

Com todas suas farsas, trabalhos e sonhos tolos, este segue sendo um mundo formoso.

Tem cuidado.

Esforça-te em ser feliz.


Julio Sergio
Recife-PE.
(28.10.06)