COMO OBTER AJUDA POR MEIO DA ORAÇÃO

"COMO TODA ORAÇÃO E SÚPLICA, ORANDO EM TODO TEMPO NO ESPÍRITO E PARA ISTO VIGIANDO COM TODA PERSEVERANÇA E SÚPLICA POR TODOS OS SANTOS"(Ef. 6:18).

-----------------------------------------------------------

Para manterem-se livres da influência iníqua do mundo, os cristãos necessitam especialmente da ajuda recebida através da oração. JESUS disse: "ORA, SE VÓS, QUE SOIS MAUS, SABEIS DAR BOAS DÁDIVAS AOS VOSSOS FILHOS, QUANTO MAIS O PAI CELESTIAL DARÁ O ESPÍRITO SANTO ÀQUELES QUE LHO PEDIREM?" (Lc. 11:13).

Necessitamos do Espírito Santo, ou força ativa, de DEUS, assim como necessitamos estudar sua Palavra. Mas, para recebermos o Espírito Santo precisamos pedí-lo em oração. Oração significa falar respeitosamente com DEUS. Pode ser em forma de um pedido, como quando pedimos alguma coisa a DEUS. Mas, a oração pode ser também uma expressão de agradecimento ou de louvor a DEUS. ( 1 Crônica, 29:10-13). A fim de termos um bom relacionamento com o nosso Pai celestial, devemos falar com Ele regularmente, em oração.

"REGOZIJAI-VOS NA ESPERANÇA, SEDE PACIENTES NA TRIBULAÇÃO, NA ORAÇÃO, PERSEVERANTES"(Rm. 12:12).

Sua força ativa, recebida em resultado de nosso pedido por ela, pode fortalecer-nos para fazer-nos Sua vontade, apesar de quaisquer aflições ou tentações que o inimigo ou seu mundo nos possa causar.

"NÃO VOS SOBREVEIO TENTAÇÃO QUE NÃO FOSSE HUMANA; MAS DEUS É FIEL E NÃO PERMITIRÁ QUE SEJAIS TENTADOS ALÉM DAS VOSSAS FORÇAS; PELO CONTRÁRIO, JUNTAMENTE COM A TENTAÇÃO, VOS PROVERÁ LIVRAMENTO, DE SORTE QUE A POSSAIS SUPORTAR". (1 Co. 10:13).

Talvez você esteja tendo uma verdadeira luta para livrar-se de algum hábito ou prática que não agrada a DEUS. Se este for o caso, procure a ajuda de DEUS. Dirija-se a Ele em oração. O apóstolo Paulo fez isso e escreveu: "TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE"(Fil.4:13).

Precisa-se ter um relacionamento pessoal com DEUS, e a única maneira de se manter esse relacionamento pessoal é orar. Mas, muitos acham difícil orar, outros não oram a alguém a quem não se possa ver. Visto que nenhum humano viu a DEUS, precisamos de fé a fim de orar e ser ouvidos por Ele. Precisamos crer que DEUS realmente existe e que ele pode fazer o que pedimos.

"DE FATO, SEM FÉ É IMPOSSÍVEL, AGRADAR A DEUS, PORQUANTO É NECESSÁRIO QUE AQUELE QUE SE APROXIMA DE DEUS, CREIA QUE ELE EXISTE E QUE SE TORNA GALARDOADOR DOS QUE O BUSCAM". (Hb. 11:16).

Se tivermos tal espécie de fé e nos aproximarmos de DEUS com um coração sicero, podemos ter certeza de que ele nos ajudará.

"TUDO É POSSÍVEL AO QUE CRÊ". (Mc. 9:23).

Algumas pessoas têm muita dificuldade em achar palavras para se expressar. Contudo, isso não as deveria impedir de falar a DEUS em oração. Podemos ter certeza de que ele conhece nossas necessidades e entenderá o que queremos dizer.

"NÃO VOS ASSEMELHEIS, POIS, A ELES; PORQUE DEUS, O VOSSO PAI, SABE O DE QUE TENDES NECESSIDADE, ANTES QUE LHO PEÇAIS". (Mt. 6:8).

DEUS aprecia expressões simples e sinceras de nossa parte.

"ANTES, ELE DÁ MAIOR GRAÇA; PELO QUE DIZ". (Tia. 4:6).

Não há necessidade de palavras especiais ou linguagem religiosa. Ele nem mesmo ouvirá aos que oram usando uma linguagem incomum ou altissonante para impressionar outros, ou que repetem as mesmas coisas vez após vez de um modo insincero.

"E, ORANDO, NÃO USEIS DE VÁS REPETIÇÕES, COMO OS GENTIOS; PORQUE PRESUMEM QUE PELO SEU MUITO FALAR SERÃO OUVIDOS". (Mt. 6:7).

Mesmo quando você ora silenciosamente, DEUS pode ouvir. Quando Neemias fez isso, DEUS atendeu o pedido sincero dele e o mesmo aconteceu com Ana. (Neemias, 2:4-8; 1 Samuel, 1:11-13,

19:20).

A postura física da pessoa ao orar tampouco é coisa importante. A oração pode ser feita em qualquer postura, em qualquer ocasião e em qualquer lugar. Contudo, a Bíblia mostra que uma postura de humildade, como curvar a cabeça ou ajoelhar-se, é apropriado. (Daniel, 6:10).

A oração faz parte de nossa adoração. Por essa razão as nossas orações devem ser dirigidas unicamente ao nosso Criador, e a mais ninguém.

"AO SENHOR, TEU DEUS, ADORARÁS, E SÓ A ELE DARAS CULTO".(Mt. 4:10).

E a Bíblia mostra que os cristãos devem dirigir-se a DEUS por meio de JESUS CRISTO, que deu sua vida para tirar nossos pecados.

"DANDO SEMPRE GRAÇAS POR TUDO A NOSSO DEUS E PAI, EM NOME DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO". (Ef. 5:20).

Contudo, será que rodas as orações agradam a DEUS? A Bíblia diz:

"O QUE DESVIA OS OUVIDOS DE OUVIR A LEI, ATÉ A SUA ORAÇÃO SERÁ ABOMINÁVEL".

(Pv.28:9)

Portanto, se quisermos que DEUS ouça nossas orações, um requisito básico é que façamos sua vontade, que obedeçamos às suas leis. De outra forma, DEUS não nos ouvirá.

"E AQUILO QUE PEDIMOS DELE RECEBEMOS, PORQUE GUARDAMOS OS SEUS MANDAMENTOS E FAZEMOS DIANTE DELE O QUE LHES É AGRADÁVEL".(1 Jo.3:22).

FONTE.

Bíblia Sagrada.

Wil
Enviado por Wil em 30/10/2006
Código do texto: T277417